Jornal do Futuro: Criando Notícias Argumentativas

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação e produção de texto

A atividade Jornal do Futuro: Criando Notícias Argumentativas visa estimular a capacidade dos alunos do 3º ano do Ensino Médio em redigir textos argumentativos e críticos. Os alunos deverão formar grupos e criar edições de um jornal fictício que indagará o futuro, escrevendo notícias sobre eventos inventados. Os temas a serem abordados podem incluir avanços científicos, políticas globais e questões ambientais, incentivando os alunos a refletirem sobre questões contemporâneas e suas possíveis repercussões futuras. Após a elaboração das notícias, haverá uma roda de debate onde os grupos irão apresentar seus textos aos colegas. O foco será discutir a construção dos textos, a clareza e a persuasão dos argumentos. Esse formato inovador busca aprimorar as habilidades de escrita e análise crítica de uma maneira criativa e envolvente. Além de promover o desenvolvimento das habilidades comunicativas, a atividade também aborda o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, fundamentais para exames como o ENEM e futuras oportunidades acadêmicas e profissionais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são múltiplos e visam desenvolver competências fundamentais para o Ensino Médio, alinhadas com a BNCC. O plano se concentra em aprimorar a habilidade de construção de textos dissertativos-argumentativos, que são uma parte essencial de avaliações como o ENEM. Além disso, o exercício estimula a capacidade de analisar criticamente dados, articular argumentos pertinentes e defender pontos de vista de maneira convincente. Os alunos também serão incentivados a relacionar conhecimentos interdisciplinares às suas produções textuais, ampliando sua visão crítica sobre temas contemporâneos. Com essa abordagem, espera-se que eles se tornem mais proficientes em integrar conhecimento de diferentes áreas, utilizando-o para pensar criticamente sobre o mundo ao seu redor e desenvolver uma postura analítica e proativa diante de novos desafios.

  • Desenvolver a competência de produzir textos dissertativo-argumentativos consistentes.
  • Fortalecer a análise crítica de dados e argumentos.
  • Promover a integração de conhecimentos interdisciplinares na escrita.
  • Estimular a articulação de argumentos pertinentes e persuasivos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP26: Elaborar textos orais e escritos diversos (argumentativos, dissertativos, entre outros), utilizando diferentes gêneros, com atenção à temática, à finalidade e ao interlocutor, de modo a expressar-se criticamente sobre temas diversos.
  • EM13LP09: Analisar criticamente informações divulgadas por diferentes veículos e mídias, refletindo sobre os contextos de produção e as relações de poder envolvidas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula foi planejado para proporcionar uma formação completa em escrita argumentativa e crítica. Os alunos terão a oportunidade de explorar a construção de argumentos dentro do contexto jornalístico, o que promove uma compreensão prática de como se articulam ideias de forma convincente e coesa. A atividade começa com discussões sobre o que constitui uma boa notícia e quais os elementos essenciais de um texto argumentativo eficaz. Os alunos também receberão instruções sobre como pesquisar e selecionar informações relevantes, além de conselhos sobre ética e responsabilidade no uso de informações. Este conteúdo não apenas reforça as habilidades linguísticas dos alunos, mas também os prepara para as exigências do ensino superior e do mercado de trabalho, onde a capacidade de comunicar ideias de forma clara e crítica é essencial.

  • Construção de textos argumentativos.
  • Análise crítica de informação.
  • Ética e responsabilidade na comunicação.
  • Pesquisa e seleção de informações pertinentes.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade se baseia nas metodologias ativas de aprendizagem, que colocam o aluno como protagonista de seu processo educacional. Utilizando uma abordagem baseada em projetos, os alunos trabalham colaborativamente para criar um jornal fictício, enquanto aplicam conceitos fundamentais de escrita e argumentação. A metodologia favorece um aprendizado dinâmico e interativo, usando debates e discussões como ferramentas centrais para o desenvolvimento de habilidades críticas. Este formato de aula é projetado para incentivar a reflexão, a troca de ideias e o engajamento ativo dos alunos, estimulando-os a pensar de forma crítica e aplicar os conhecimentos adquiridos em contexto real.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Trabalho colaborativo em grupos.
  • Discussão e debates em sala de aula.
  • Reflexão crítica e troca de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é estruturado para ocorrer em uma única aula de 60 minutos, que foi cuidadosamente planejada para maximizar a exposição dos alunos a práticas de debate e interação. Durante essa sessão, os alunos serão introduzidos às diretrizes do projeto e orientados sobre como estruturar suas notícias. A maior parte do tempo será dedicada à construção dos textos e à realização da roda de debates. Essa estrutura não só assegura que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados, mas também proporciona aos alunos uma experiência enriquecedora de colaboração e crítica coletiva. Ao final da aula, espera-se que os alunos tenham adquirido uma compreensão mais profunda e prática de como gerir argumentos em contextos de comunicação real.

  • Aula 1: Introdução à atividade e construção das notícias, seguido da roda de debate para análise dos textos e argumentos apresentados.
  • Momento 1: Introdução e Formação dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula apresentando a atividade 'Jornal do Futuro: Criando Notícias Argumentativas'. Explique brevemente os objetivos e o formato da atividade. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos, incentivando a diversidade de ideias e habilidades dentro de cada grupo. Oriente os alunos sobre a importância de cada membro do grupo contribuir de maneira equitativa. É importante que você observe se todos compreenderam as instruções e respondam a quaisquer dúvidas iniciais.

    Momento 2: Planejamento e Pesquisa (Estimativa: 20 minutos)
    Instruir os grupos a discutirem e escolherem o tema das notícias que irão criar, a exemplo de 'avanços científicos' ou 'políticas globais'. Permita que utilizem computadores para pesquisa inicial, garantindo que acessem apenas fontes confiáveis. Este é um momento para eles começarem a esboçar as ideias principais e os argumentos centrais de suas notícias. Sugira que utilizem anotações para estruturar essas ideias. Você pode intervir para sugerir fontes de pesquisa ou ajudar na identificação de argumentos sólidos.

    Momento 3: Redação das Notícias (Estimativa: 20 minutos)
    Com base na pesquisa e planejamento, os grupos devem agora escrever suas notícias. Oriente-os a seguir a estrutura de um texto argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão. É importante que acompanhe o progresso dos grupos, oferecendo orientações individuais, verificando a coesão e clareza das ideias expostas. Encoraje a originalidade e criatividade ao criar cenários futuros. Utilize este momento também para avaliar o desenvolvimento do texto e a articulação de ideias.

    Momento 4: Roda de Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Organize uma roda de debate onde cada grupo apresentará resumidamente suas notícias ao restante da turma. Incentive os alunos a observarem as diferentes construções textuais e a argumentação de cada grupo. Durante o debate, intervenha para mediar a discussão e garantir que todos tenham a oportunidade de expor suas ideias. Avalie a capacidade dos alunos de defenderem suas ideias e de contribuírem construtivamente para o debate. A roda de debate visa exercitar o pensamento crítico e reflexivo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Adapte os recursos de pesquisa para alunos que possam ter dificuldades auditivas ou visuais, assegurando que conteúdos digitais possuam recursos de acessibilidade, como textos alternativos em imagens e legendas em vídeos. Incentive a participação de todos os alunos durante a roda de debate, respeitando o tempo de fala de cada um, especialmente para aqueles que possam ser mais introvertidos. Repasse instruções de forma clara e pausada, certificando-se que todos compreenderam. Elogie esforços e contribuições individuais para motivar o engajamento de todos.

Avaliação

O processo avaliativo desta atividade focará tanto na produção escrita quanto na participação e qualidade da contribuição durante os debates. Serão utilizadas diversas metodologias para captar uma avaliação holística do desenvolvimento das habilidades visadas. Primeiramente, a parte escrita será avaliada com base na estrutura do texto, clareza na apresentação dos argumentos e coesão dos conteúdos. Critérios específicos incluirão a originalidade na abordagem do tema e o uso responsável de informações. Já durante a roda de debates, o foco estará na habilidade dos alunos de defender suas ideias e responser a críticas de maneira construtiva. O professor será incentivado a fornecer feedback formativo, visando o aprimoramento contínuo das habilidades críticas e argumentativas dos alunos.

  • Avaliação do texto escrito: Clareza, coesão e originalidade.
  • Participação e desempenho no debate: Qualidade das contribuições, defesa de ideias.
  • Feedback formativo: Focado em exercício da crítica e aprendizagem contínua.

Materiais e ferramentas:

Para que a atividade seja bem-sucedida, uma variedade de recursos será utilizada para facilitar a construção do Jornal do Futuro. Além de papel, canetas e computadores com acesso à internet, os alunos poderão consultar uma seleção de artigos e sites confiáveis para garantir que estejam usando informações relevantes e verificadas em suas notícias fictícias. As ferramentas tecnológicas, como editores de texto e software de apresentação, também serão envolvidas para preparar os alunos para o uso de recursos digitais no contexto jornalístico, além de assegurar uma produção final organizada e visualmente atraente. A disponibilização desses recursos visa proporcionar aos alunos uma experiência prática e moderna que alia tradições do jornalismo com as demandas da comunicação digital contemporânea.

  • Papel e canetas.
  • Computadores com acesso à internet.
  • Editor de texto e software de apresentação.
  • Artigos e sites confiáveis para pesquisa.

Inclusão e acessibilidade

Prezados educadores, reconhecemos as demandas exigentes que enfrentam diariamente, e nos comprometemos a auxiliar com sugestões de inclusão e acessibilidade de forma prática e acessível. Diante da ausência de especificidades de condições na turma, o foco continuará a ser na utilização de abordagens inclusivas que fomentam a participação plena de todos os alunos. Ferramentas digitais serão apresentadas de maneira que encorajem a integração e apoio mútuo. Mesmo que não haja adaptações materiais prementes, práticas como a revisão do design do grupo para assegurar diversidade e inclusão estarão ativas. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno encontre barreiras em seu processo acadêmico, enquanto proporcionamos um ambiente de aprendizagem que preza o respeito pelas diferenças e estimula a cooperação e coaprendizagem contínua.

  • Uso de ferramentas digitais acessíveis.
  • Design inclusivo em grupos para promover a cooperação.
  • Apoio mútuo entre os alunos.
  • Uso equitativo e respeitoso de recursos educacionais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo