A atividade 'Jornal Escolar: Vamos Comunicar!' foi desenvolvida para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, com o intuito de envolvê-los na produção colaborativa de um jornal escolar. Através dessa experiência prática, os alunos podem explorar diferentes fases de criação de um jornal, começando pelo planejamento, passando pela escrita e revisão, até a edição final dos textos. A classe será dividida em grupos, cada qual responsável por uma seção específica do jornal, que pode incluir notícias, entrevistas ou artigos de opinião. O principal objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de escrita em diversos gêneros textuais e explorar diferentes variedades linguísticas, além de adequar o discurso ao público-alvo pretendido. Com essa prática, espera-se que os alunos não só fortaleçam a capacidade de produzir textos, mas também compreendam melhor as condições e os processos de produção textual, considerando o contexto social e o propósito comunicativo.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no fomento da capacidade dos alunos de planejar, produzir e revisar textos de forma crítica e reflexiva. Espera-se que, ao longo da atividade, os estudantes aprimorem suas habilidades de comunicação escrita, aplicando diferentes registros de linguagem de acordo com o contexto social e o público visado. Além disso, ao trabalhar em equipe, os alunos terão a oportunidade de desenvolver competências de colaboração e resolução de problemas, essenciais para a elaboração de um produto coletivo.
O conteúdo programático desta atividade engloba as etapas fundamentais da produção jornalística, onde os alunos aprenderão a elaborar textos específicos para cada seção de um jornal, considerando o gênero, o contexto e a variedade linguística adequada. A atividade permite que os estudantes pratiquem não apenas a redação, mas também o planejamento e a edição, habilidades indispensáveis no campo comunicativo.
Para esta atividade, será empregada uma abordagem metodológica que favorece a aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos serão divididos em grupos, promovendo um ambiente de cooperação e troca de ideias. A instrução inicial será facultada pelo professor, mas os grupos terão autonomia para planejar e executar suas seções do jornal, garantindo a aplicação prática dos conceitos aprendidos.
O cronograma da atividade foi estruturado para compor duas aulas de 60 minutos cada, onde, na primeira, será focada a introdução ao jornalismo e o planejamento do jornal, e, na segunda, a escrita, revisão e edição final dos textos, com foco na elaboração prática.
A avaliação será realizada com base no desempenho dos alunos durante todo o processo de produção do jornal. Será considerada a participação ativa em cada etapa, desde o planejamento até a edição. Critérios como criatividade, qualidade de escrita, coerência textual, habilidade em trabalhar em equipe e adequação ao gênero proposto serão essenciais para a avaliação. Exemplos de questões avaliativas incluem a análise da relevância das notícias selecionadas e a capacidade de expressar opiniões de forma clara e fundamentada nos artigos. Também será observada a capacidade de utilizar linguagem adequada ao público-alvo do jornal.
Os materiais e recursos contemplados para a atividade incluem diferentes plataformas que viabilizam o trabalho colaborativo, além de referências teóricas e práticas sobre jornalismo escolar, com intuito de embasar e enriquecer o processo de produção e edição dos textos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula