A atividade 'Jornal Literário: Crônicas do Cotidiano' tem como objetivo principal integrar os alunos do 3º ano do Ensino Médio ao universo das crônicas brasileiras. Inspirados por autores consagrados, como Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade, os alunos irão explorar o estilo literário característico desse gênero e produzir um jornal colaborativo. Durante a atividade, os alunos serão divididos em grupos e assumirão papéis específicos na elaboração do jornal, como redator ou editor. Eles serão incentivados a abordar pautas contemporâneas e a relacioná-las com temas universais, reproduzindo assim as nuances observadas nas crônicas estudadas. Além de estimular as habilidades de escrita e análise crítica, a atividade promoverá debates e reflexões em sala de aula, no momento da apresentação dos jornais produzidos. Dessa forma, os alunos poderão fortalecer tanto suas competências literárias quanto sua capacidade de trabalhar em equipe.
O principal objetivo desta atividade é estimular nos alunos a prática da produção textual, especificamente no gênero crônica, estimulando a reflexão acerca de temas contemporâneos e universais. Espera-se que, ao final, os alunos consigam identificar características típicas das crônicas e repeti-las em seus próprios textos, além de desenvolverem habilidades de comunicação e argumentação ao relacionarem as situações abordadas com os temas levantados durante a atividade.
O conteúdo programático deste plano de aula é voltado ao estudo das crônicas brasileiras, considerando tanto sua teoria quanto prática. Durante a atividade, os alunos serão incentivados a analisar textos de autores renomados e a produzir suas próprias crônicas. Serão elucidados os elementos estruturais do gênero e discutir-se-á a possibilidade de adaptação desses elementos aos contextos atuais.
A metodologia empregada nesta atividade será centrada na aprendizagem colaborativa, possibilitando que os alunos explorem, em conjunto, o processo de produção textual. Os grupos terão liberdade criativa para discutir, planejar e executar as etapas necessárias à confecção do jornal, seguindo orientações dadas previamente. Além disso, a atividade comporta momentos de reflexão e feedback, por meio dos debates realizados ao final das apresentações.
O cronograma da atividade foi estruturado para acontecer ao longo de duas aulas, de sessenta minutos cada. Na primeira aula, os alunos se familiarizarão com as características do gênero crônica e, a partir disso, iniciarão o planejamento do jornal. Já na segunda aula, estarão mais voltados à produção e à apresentação dos trabalhos, culminando nos debates sobre as crônicas feitas.
A avaliação será qualitativa e quantitativa, considerando a participação de cada aluno no processo de produção do jornal e a qualidade das crônicas elaboradas. Critérios como criatividade, coerência textual, clareza, originalidade e pertinência dos temas tratados serão considerados. A contribuição efetiva nos debates também será avaliada. Por exemplo, um aluno que demonstre habilidade em correlacionar temas universais aos temas do jornal e contribua ativamente nas discussões receberá uma pontuação mais alta.
Para a execução desta atividade, diversos recursos serão utilizados, integrando tecnologia e materiais tradicionais. Livros de crônicas e dispositivos eletrônicos para pesquisa e formatação dos jornais serão fundamentais. Além disso, a sala de aula deverá ser equipada para permitir apresentações multimídia, dinamizando o momento dos debates e apresentações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula