Jornal Literário: Crônicas do Cotidiano

Desenvolvida por: Thiago… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Produção de Crônicas Brasileiras

A atividade 'Jornal Literário: Crônicas do Cotidiano' tem como objetivo principal integrar os alunos do 3º ano do Ensino Médio ao universo das crônicas brasileiras. Inspirados por autores consagrados, como Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade, os alunos irão explorar o estilo literário característico desse gênero e produzir um jornal colaborativo. Durante a atividade, os alunos serão divididos em grupos e assumirão papéis específicos na elaboração do jornal, como redator ou editor. Eles serão incentivados a abordar pautas contemporâneas e a relacioná-las com temas universais, reproduzindo assim as nuances observadas nas crônicas estudadas. Além de estimular as habilidades de escrita e análise crítica, a atividade promoverá debates e reflexões em sala de aula, no momento da apresentação dos jornais produzidos. Dessa forma, os alunos poderão fortalecer tanto suas competências literárias quanto sua capacidade de trabalhar em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular nos alunos a prática da produção textual, especificamente no gênero crônica, estimulando a reflexão acerca de temas contemporâneos e universais. Espera-se que, ao final, os alunos consigam identificar características típicas das crônicas e repeti-las em seus próprios textos, além de desenvolverem habilidades de comunicação e argumentação ao relacionarem as situações abordadas com os temas levantados durante a atividade.

  • Estimular a leitura crítica e analítica de crônicas brasileiras.
  • Desenvolver a habilidade de produção textual no gênero crônica.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP01: Analisar e interpretar criticamente os diferentes recursos linguísticos e textuais utilizados em diferentes gêneros e potencializá-los em sua prática discursiva.
  • EM13LP12: Planejar e executar a produção de textos com intencionalidade, considerando a interlocução, com ou sem mediação tecnológica.
  • EM13LP23: Estabelecer relações entre temas literários, contextos históricos e sua produção crítica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula é voltado ao estudo das crônicas brasileiras, considerando tanto sua teoria quanto prática. Durante a atividade, os alunos serão incentivados a analisar textos de autores renomados e a produzir suas próprias crônicas. Serão elucidados os elementos estruturais do gênero e discutir-se-á a possibilidade de adaptação desses elementos aos contextos atuais.

  • História e características do gênero crônica.
  • Análise de crônicas de Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade.
  • Produção textual de crônicas com foco em pautas contemporâneas.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade será centrada na aprendizagem colaborativa, possibilitando que os alunos explorem, em conjunto, o processo de produção textual. Os grupos terão liberdade criativa para discutir, planejar e executar as etapas necessárias à confecção do jornal, seguindo orientações dadas previamente. Além disso, a atividade comporta momentos de reflexão e feedback, por meio dos debates realizados ao final das apresentações.

  • Discussão em grupo sobre características do gênero crônica.
  • Alocação de papéis específicos dentro dos grupos para produção do jornal.
  • Debates e reflexões após apresentações dos jornais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado para acontecer ao longo de duas aulas, de sessenta minutos cada. Na primeira aula, os alunos se familiarizarão com as características do gênero crônica e, a partir disso, iniciarão o planejamento do jornal. Já na segunda aula, estarão mais voltados à produção e à apresentação dos trabalhos, culminando nos debates sobre as crônicas feitas.

  • Aula 1: Introdução ao gênero crônica, análise de textos, e planejamento do jornal.
  • Aula 2: Produção do jornal, apresentação dos grupos e debates.

Avaliação

A avaliação será qualitativa e quantitativa, considerando a participação de cada aluno no processo de produção do jornal e a qualidade das crônicas elaboradas. Critérios como criatividade, coerência textual, clareza, originalidade e pertinência dos temas tratados serão considerados. A contribuição efetiva nos debates também será avaliada. Por exemplo, um aluno que demonstre habilidade em correlacionar temas universais aos temas do jornal e contribua ativamente nas discussões receberá uma pontuação mais alta.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, diversos recursos serão utilizados, integrando tecnologia e materiais tradicionais. Livros de crônicas e dispositivos eletrônicos para pesquisa e formatação dos jornais serão fundamentais. Além disso, a sala de aula deverá ser equipada para permitir apresentações multimídia, dinamizando o momento dos debates e apresentações.

  • Textos e livros de crônicas.
  • Computadores e impressoras para elaboração do jornal.
  • Projetor multimídia para exibição dos jornais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo