Neste plano de aula, os alunos do 3º ano do Ensino Médio participarão de uma atividade prática visando explorar e compreender a riqueza da variação linguística ao redor do mundo. Divididos em grupos, os estudantes utilizarão a internet para pesquisar sobre como a língua se modifica em diferentes regiões, considerando aspectos culturais, históricos e sociais. A investigação abrangerá diversas modalidades da língua, incluindo variações fonético-fonológicas, lexicais, sintáticas, semânticas e estilístico-pragmáticas. Após a pesquisa, cada grupo criará um fórum online na plataforma Wi-Fi da escola para apresentar suas descobertas por meio de textos, áudios e vídeos. Este fórum servirá como espaço para debates e análises críticas sobre as variações linguísticas, promovendo a valorização da diversidade linguística e o respeito mútuo entre as comunidades.
Esta atividade tem como objetivos fomentar nos alunos a capacidade de realização de pesquisas autônomas utilizando tecnologias digitais, promover a análise crítica das variações linguísticas e seu papel na sociedade, e desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade cultural e linguística. Busca-se também estimular a comunicação efetiva em diferentes formatos, fortalecer a capacidade de trabalho em equipe e incentivar o uso da língua de forma reflexiva e consciente.
O conteúdo programático enfocará no estudo da língua como um fenômeno vivo e em constante mudança, refletindo sobre as variações linguísticas em seus diferentes níveis e dimensões. Abrangerá uma análise sobre como o contexto socioeconômico, cultural, histórico e situacional influencia o modo como as comunidades se comunicam. Esta abordagem permitirá aos alunos compreender e respeitar as variedades linguísticas, combatendo preconceitos linguísticos e valorizando o patrimônio linguístico global.
Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão conduzidos a investigar ativamente as variações linguísticas globais. Esta metodologia envolve pesquisa autônoma, trabalho colaborativo em grupos e uso de ferramentas digitais para coleta e apresentação de dados. Estimula-se a criatividade na elaboração dos fóruns online, incentivando uma variedade de formatos de comunicação. Discussões em classe e feedback contínuo do professor orientarão o processo de aprendizagem, promovendo a reflexão crítica e o engajamento., methodology_items: [ Divisão de alunos em grupos para pesquisa colaborativa.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. No primeiro encontro, os alunos serão introduzidos ao tema, divididos em grupos e iniciarão a pesquisa. No segundo encontro, os grupos concluirão suas pesquisas, criarão os fóruns online e apresentarão suas descobertas para a classe, seguidos de um debate.
A avaliação se dará por meio da análise dos fóruns online criados pelos grupos, levando em consideração a profundidade da pesquisa realizada, a clareza e a criatividade na apresentação do conteúdo, e a participação ativa no debate em sala de aula. Será valorizado o uso eficaz de recursos multimídia, a capacidade de síntese e a habilidade em promover discussões produtivas. Também será considerada a capacidade de trabalhar em equipe e de articular argumentos de forma coerente e respeitosa.
A atividade requer acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis para a pesquisa e criação dos fóruns online. Será utilizada a plataforma Wi-Fi da escola para hospedar os fóruns, além de softwares de edição de vídeo e áudio para a elaboração do material multimídia. Materiais de apoio para orientação sobre pesquisa online e direitos autorais de conteúdos também serão disponibilizados.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula