Mídias e Diversidade: Entendendo as Variedades Linguísticas

Desenvolvida por: Gill E… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Variedades Linguísticas

A atividade 'Mídias e Diversidade: Entendendo as Variedades Linguísticas' visa explorar com os alunos do 3º ano do Ensino Médio a rica diversidade presente na língua portuguesa, observando diferentes sotaques, gírias regionais, linguagens formais e informais encontradas nas mídias sociais. Antes da aula, os alunos terão a tarefa de selecionar materiais nas mídias sociais que ilustrem essa diversidade. Em sala de aula, divididos em grupos, compartilharão suas descobertas e discutirão as implicações sociais e culturais dessas variedades linguísticas. Esta fase promove a escuta ativa e o respeito mútuo pelas diferenças. Os grupos então elaborarão uma apresentação multimídia, com o objetivo de argumentar sobre a importância do respeito às diversidades linguísticas e de como elas refletem diferentes identidades culturais. Essa tarefa final busca desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e argumentação, valorizando as diversas formas de expressão da língua portuguesa.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal promover nos alunos a consciência e a valorização da diversidade linguística presente no Brasil e no mundo, por meio da análise crítica de materiais coletados nas mídias sociais. Busca-se desenvolver a habilidade de reconhecer e respeitar as diferentes formas de expressão linguística como manifestações culturais ricas e diversas. Além disso, a atividade tem o propósito de fomentar habilidades de pesquisa, organização de informações e trabalho em equipe, além de estimular a prática da argumentação consistente e fundamentada em evidências, essenciais para o exercício da cidadania ativa e para a formação de sujeitos capazes de interagir respeitosamente em uma sociedade plural.

  • Promover a valorização da diversidade linguística.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a prática de argumentação e apresentação.
  • Fomentar o respeito e a compreensão das diferenças culturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG105: Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade aborda a diversidade linguística da língua portuguesa, com foco nas variadas formas de expressão identificadas nas mídias sociais. Serão exploradas as diferentes manifestações da linguagem, tais como sotaques, gírias regionais, linguagens formais e informais, além de suas implicações sociais e culturais. A atividade proporciona uma oportunidade para os alunos refletirem sobre a importância da inclusão e do respeito às várias manifestações linguísticas, entendendo-as como parte integrante da identidade cultural de um povo.

  • Diversidade linguística no Brasil e no mundo.
  • Análise de sotaques, gírias regionais e linguagens formais e informais.
  • Implicações sociais e culturais das variantes linguísticas.
  • Construção de argumentos e apresentações sobre a diversidade linguística.

Metodologia

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será empregada nesta atividade, com os alunos realizando um trabalho prévio de pesquisa nas mídias sociais, selecionando materiais que destaquem a diversidade linguística. Em sala, divididos em grupos, compartilharão suas descobertas e discutirão sobre suas implicações, fomentando uma aprendizagem colaborativa. A elaboração de uma apresentação multimídia permite que os alunos apliquem de forma prática os conhecimentos adquiridos, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento de competências digitais e de comunicação.

  • Pesquisa prévia pelos alunos em mídias sociais.
  • Discussão em grupo sobre as variedades linguísticas encontradas.
  • Elaboração de apresentações multimídia em grupo.
  • Apresentação dos trabalhos e debate em classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão e discutirão em grupos os materiais selecionados previamente. Na segunda aula, os grupos finalizarão e apresentarão suas apresentações multimídia, seguidas de um debate sobre as descobertas e aprendizados.

  • Aula 1: Compartilhamento e discussão em grupo dos materiais selecionados.
  • Aula 2: Elaboração, apresentação das apresentações multimídia e debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada por meio da análise das apresentações multimídia elaboradas pelos grupos, considerando critérios como a profundidade da pesquisa, a qualidade da argumentação, a criatividade e o uso efetivo de recursos multimídia. Serão também avaliadas as habilidades de comunicação e trabalho em equipe, observando a participação de todos os membros do grupo nas diferentes fases da atividade. Feedback construtivo será fornecido para cada grupo, destacando pontos fortes e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso à internet para a pesquisa em mídias sociais, dispositivos eletrônicos (computadores, tablets ou smartphones) para a criação das apresentações multimídia e um projetor ou tela para a exibição das apresentações. Além disso, será disponibilizado material de apoio sobre diversidade linguística e técnicas de pesquisa, bem como orientações para a elaboração de apresentações eficazes.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Dispositivos eletrônicos para criação das apresentações.
  • Projetor ou tela para exibição das apresentações.
  • Material de apoio sobre diversidade linguística.
  • Orientações para elaboração de apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo