Esta atividade pedagógica propõe uma imersão no estudo das experiências humanas em meio ao conflito Russo-Ucraniano, através da visualização de trechos selecionados de documentários sobre a guerra. Os alunos serão desafiados a observar, analisar e discutir as complexidades das experiências humanas durante a guerra, identificando elementos semânticos e interpretativos que revelam como indivíduos e comunidades respondem a adversidades extremas. A divisão em grupos tem como objetivo incentivar o debate, a troca de ideias e a análise crítica. Cada grupo será responsável por compartilhar suas descobertas e percepções por meio de uma apresentação oral, fomentando uma reflexão coletiva sobre resiliência, empatia, e a capacidade do ser humano de enfrentar e superar momentos de crise. Este exercício pretende não apenas aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a guerra Russo-Ucraniana, mas também estimular competências como pensamento crítico, empatia, comunicação eficaz e colaboração.
O objetivo desta atividade é oferecer aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma compreensão profunda sobre as experiências humanas sob o contexto da guerra Russo-Ucraniana, visando desenvolver habilidades analíticas, críticas e empáticas. Ao conduzir os alunos através de uma análise detalhada das narrativas individuais e coletivas emergentes do conflito, espera-se que a atividade promova um entendimento mais amplo sobre a complexidade das relações humanas em tempos de guerra, evidenciando aspectos de resiliência e empatia. Através da discussão e apresentação em grupo, os alunos também desenvolverão habilidades de comunicação, colaboração e síntese de informações, aspectos centrais para o exercício de cidadania ativa e consciente.
O conteúdo programático foca no estudo da guerra Russo-Ucraniana sob uma perspectiva humanista, observando as narrativas e experiências pessoais em meio ao conflito. Através da análise de documentários, os alunos irão explorar não apenas os eventos históricos e políticos que moldaram o conflito, mas também as histórias reais de indivíduos e comunidades afetadas pela guerra. Este enfoque permite uma compreensão mais rica e empática dos efeitos de conflitos armados sobre a vida humana, incentivando uma análise crítica das causas, consequências e a busca por soluções pacíficas.
A metodologia ativa aplicada nesta atividade envolve a participação ativa dos alunos através da visualização de documentários, discussões em grupo e apresentações orais. Esta abordagem promove um aprendizado envolvente e significativo, incentivando os alunos a assumirem o papel de protagonistas no processo de aprendizagem. Através da análise e debate dos conteúdos, espera-se que os alunos construam conhecimento de forma colaborativa, desenvolvendo habilidades analíticas e empáticas ao explorar as complexidades humanas presentes no conflito estudado.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a visualização dos documentários e início das discussões em grupo. A segunda aula será destinada às apresentações dos grupos e à reflexão coletiva sobre os temas abordados.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo, na profundidade e relevância das análises apresentadas, bem como na qualidade e organização das apresentações orais. Será valorizada a capacidade de identificar e interpretar os principais elementos semânticos e interpretativos, bem como a habilidade de articular pensamentos de maneira clara e coerente. Além disso, a reflexão crítica sobre os temas abordados e a demonstração de empatia e compreensão das experiências humanas serão consideradas critérios importantes na avaliação.
Para a execução desta atividade serão necessários: trechos selecionados de documentários sobre a guerra Russo-Ucraniana, projetor e sistema de som para a exibição dos vídeos, materiais para anotação e preparação das apresentações em grupo. Estes recursos serão fundamentais para garantir uma experiência imersiva e favorecer a discussão e análise dos conteúdos abordados.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula