Oficina de Gêneros: Desvendando Textos

Desenvolvida por: Wadna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Português
Temática: Interpretação e produção de texto

A atividade 'Oficina de Gêneros: Desvendando Textos' visa explorar a compreensão e produção de diferentes gêneros textuais. Os alunos deverão ler previamente textos de variados gêneros e, em sala, serão organizados em grupos para discutir as características desses textos e sua adequação ao contexto de uso e público-alvo. Através da roda de debate, os estudantes aprofundarão o entendimento sobre a importância da modulação da linguagem em distintos contextos e gêneros. A oficina culminará em uma aula expositiva do professor, consolidando os conceitos abordados durante a prática. Esta atividade é essencial para desenvolver a capacidade analítica dos alunos sobre textos, favorecendo a construção de discursos adequados e claros, habilidades fundamentais para exames como o ENEM e a vida acadêmica.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta oficina englobam o desenvolvimento da capacidade crítica e analítica dos alunos em interpretação textual e produção autoral. A atividade visa fortalecer a habilidade dos estudantes em reconhecer e empregar adequadamente as características de diferentes gêneros textuais conforme seu contexto de produção e recepção. Almeja-se que, ao final, os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada sobre a importância da adaptação da linguagem e discurso em função da audiência e situação comunicativa, promovendo uma reflexão constante sobre a responsabilidade comunicativa e o respeito às normas discursivas, sem preconceito linguístico.

  • Desenvolver a capacidade de análise crítica sobre diferentes gêneros textuais.
  • Aprender a adequar a linguagem ao contexto de produção e recepção de textos.
  • Fomentar habilidades de modulação de linguagem e discurso.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
  • EM13LP16: Produzir e analisar textos orais, considerando sua adequação aos contextos de produção, à forma composicional e ao estilo do gênero em questão, à clareza, à progressão temática e à variedade linguística empregada, como também aos elementos relacionados à fala (modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc.) e à cinestesia (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta oficina é desenhado para desenvolver competências em interpretação e adequação textual. Inclui o estudo aprofundado das características estruturais e funcionais de diferentes gêneros textuais. A atividade destaca a capacidade de relacionar texto e contexto, fundamental para a produção e análise de discursos significativos e coerentes. Este conteúdo é primordial para ampliar a capacidade dos alunos em lidar com a variedade linguística e adequar sua produção às normas cultas, sempre respeitando a diversidade cultural e textual.

  • Análise de diferentes gêneros textuais.
  • Estudo das características funcionais e estruturais dos gêneros.
  • Relação entre texto, contexto e público-alvo.

Metodologia

Será aplicada uma combinação de metodologias ativas como Sala de Aula Invertida, Roda de Debate e Aula Expositiva. Inicia-se com a leitura prévia de textos para preparação dos alunos, seguido da formação de grupos em sala para debates sobre as características dos gêneros textuais, promovendo a troca de ideias e reflexões entre os pares. A roda de debates será mediada por perguntas que incentivam a crítica e a análise, enquanto a aula expositiva do professor terá o papel de consolidar os conceitos discutidos, reforçando teórica e praticamente as habilidades desejadas.

  • Sala de Aula Invertida
  • Roda de Debate
  • Aula Expositiva

Aulas e Sequências Didáticas

A oficina será realizada em uma aula de 40 minutos, dividida em etapas que guiam o aluno através das metodologias propostas. Começa com a discussão em grupos sobre os textos lidos previamente, seguida por uma roda de debate para expandir as ideias geradas. Por fim, o professor conduzirá uma aula expositiva para reforçar e esclarecer os pontos principais da atividade, garantindo que os alunos internalizem os conceitos abordados.

  • Aula 1: Discussão em grupos, roda de debate e aula expositiva para consolidação dos conceitos.
  • Momento 1: Discussão em Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Instrua-os a compartilhar as observações que fizeram sobre os textos previamente lidos. É importante que cada grupo escolha um gênero textual para explorar suas características funcionais e estruturais. Permita que discutam a adequação das linguagens ao público-alvo e contexto.

    Observe se todos estão participando e incentive a troca de ideias. Sugira que anotem pontos-chaves para compartilhar na roda de debate.

    Formas de Avaliação: A avaliação pode ser feita através da observação da participação e envolvimento dos alunos na discussão.

    Momento 2: Roda de Debate (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna os grupos para uma roda de debate. Permita que cada grupo apresente suas conclusões sobre o gênero textual discutido, levantando seus principais achados e correlações entre texto, contexto e público-alvo.

    É importante que incentive todos os alunos a expressarem suas opiniões, reforçando o respeito às ideias alheias. Intervenha quando necessário para estimular reflexões mais profundas ou esclarecer dúvidas.

    Formas de Avaliação: Avalie a capacidade de argumentação dos alunos e o uso adequado da linguagem.

    Momento 3: Aula Expositiva (Estimativa: 10 minutos)
    Realize uma aula expositiva para consolidar os conceitos abordados nas discussões. Utilize o quadro branco ou flip charts para ilustrar as características dos diferentes gêneros textuais e suas aplicações práticas.

    Reforce a importância da modulação da linguagem dependendo do público e contexto. Permita que os alunos façam perguntas ao final da exposição.

    Formas de Avaliação: Avaliação através de feedbacks individuais, verificando a compreensão dos conceitos.

Avaliação

A avaliação consistirá de métodos qualitativos focados na participação ativa e capacidade crítica dos alunos. Durante a roda de debate, será avaliada a contribuição de cada aluno na discussão, reconhecendo sua capacidade de argumentação e respeito pelas opiniões diversas. Critérios de avaliação incluem clareza e precisão das ideias, habilidade de modulação de discurso e adaptação ao contexto discursivo. Um exemplo prático de avaliação inclui a observação direta e feedback individual posterior, com ênfase em aspectos positivos e sugestões de melhoria. Este enfoque permite que os alunos reflitam ativamente sobre seu processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

  • Participação ativa na roda de debate.
  • Demonstrar capacidade de argumento e uso adequado de linguagem.
  • Feedback individual pós-atividade.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso da oficina, será necessário o uso de recursos diversos que vão desde materiais impressos até tecnologias digitais. Textos impressos em múltiplos gêneros servirão como base de análise. Computadores ou tablets poderão ser usados para acessar recursos digitais como vídeos explicativos e exemplos adicionais de discursos. Quadros brancos ou flip charts poderão auxiliar na exposição das ideias discutidas durante a roda de debates, promovendo uma visualização clara e dinâmica.

  • Textos impressos de variados gêneros.
  • Computadores ou tablets para pesquisa.
  • Quadros brancos ou flip charts para explanações.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos as demandas do professor em ambientes inclusivos e, por isso, propomos estratégias de inclusão que são simples, mas eficazes e de baixo custo. É importante criar um ambiente acessível para todos os alunos, assegurando que materiais complementares sejam claros e concisos. Incentivar a participação de todos, respeitando o tempo e a forma como cada aluno expressa seu entendimento, será fundamental. O professor deve considerar diferentes formas de expressão durante as atividades, usando, por exemplo, recursos visuais, auditivos e textuais, garantindo um aprendizado inclusivo e equitativo.

  • Adaptação de recursos visuais, auditivos e textuais.
  • Respeito ao tempo de participação de cada aluno.

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