Poetas da Mudança: Oficina de Poesia Engajada

Desenvolvida por: Ana Ma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Mudanças Climáticas e Direitos Humanos

Nesta oficina de poesia, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão provocados a refletir e criar sobre os temais atuais e urgentes: as mudanças climáticas e os direitos humanos. Por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos e da Sala de Aula Invertida, os estudantes poderão pesquisar, individualmente, sobre essas temáticas, canalizando suas descobertas, sentimentos e pensamentos para a criação poética. Esta abordagem não somente estimula a expressão individual, mas também fomenta o debate, a escuta e a apreciação das múltiplas perspectivas trazidas pelos trabalhos dos colegas em um sarau poético ao final do processo. Espera-se que, ao final, os alunos não apenas tenham desenvolvido habilidades de pesquisa e expressão poética, mas também uma consciência mais aguçada sobre como questões ambientais e sociais se entrelaçam com suas vidas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta oficina é duplo: primeiro, estimular nos alunos a habilidade de pesquisa sobre temáticas contemporâneas como mudanças climáticas e direitos humanos; segundo, fomentar a expressão e reflexão pessoal por meio da arte poética. Espera-se que os estudantes sejam capazes de analisar e sintetizar informações complexas desses assuntos e, então, expressar seus pensamentos e sentimentos de maneira criativa através da poesia. Além disso, o compartilhamento dos poemas em um sarau propicia um ambiente de aprendizagem coletiva, onde a apreciação e discussão das diferentes perspectivas encoraja o desenvolvimento de habilidades de escuta ativa, crítica construtiva e solidariedade.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa sobre mudanças climáticas e direitos humanos
  • Estimular a expressão individual e reflexão por meio da escrita de poemas
  • Promover a apreciação da diversidade de perspectivas e estilos poéticos
  • Fomentar o diálogo e a discussão sobre temas sociais contemporâneos

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Analisar, de maneira crítica, práticas e produções culturais e artísticas contemporâneas ou suas releituras, discutindo as linguagens visuais, sonoras, corporais e verbais nos vários meios de comunicação, de modo a interpretar, fruir e intervir no mundo de maneira criativa e ética.
  • EM13LP19 - Utilizar as linguagens verbal, visual, corporal, audiovisual e digital, bem como suas tecnologias, as artes e seus recursos expressivos, para criar, expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, propiciando a construção de significados e contribuindo para a mudança e inclusão social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta oficina envolve um mergulho tanto em questões ambientais contemporâneas quanto em direitos humanos, combinando-os com a arte da escrita poética. Através desta abordagem interdisciplinar, os alunos serão capazes de explorar os temas propostos de maneira profunda, entendendo suas nuances e implicações. A metodologia ativa incentiva a pesquisa individual e a reflexão, enquanto a finalização do projeto no sarau permitirá uma rica troca de experiências e visões, enriquecendo o aprendizado de todos.

  • Pesquisa sobre mudanças climáticas
  • Pesquisa sobre direitos humanos
  • Técnicas de escrita poética
  • Organização e participação em saraus poéticos

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos juntamente com a Sala de Aula Invertida, os alunos iniciam sua jornada de aprendizado com uma fase de pesquisa autônoma e profunda sobre as mudanças climáticas e os direitos humanos. Posteriormente, com insights e reflexões gerados, eles serão guiados no processo de criação poética, encontrando na poesia um canal expressivo para suas descobertas e sentimentos. A etapa final do projeto, o sarau poético, oferece uma plataforma para compartilhamento, debate, e apreciação coletiva, reforçando a aprendizagem colaborativa e a importância do diálogo e da empatia.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida
  • Escrita individual de poemas
  • Realização de um sarau poético

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à temática e ao projeto, começando a pesquisa sobre os temas propostos. Na segunda aula, ocorrerá a escrita dos poemas, seguida pela organização e realização do sarau poético.

  • Aula 1: Introdução à atividade, orientações sobre a pesquisa.
  • Aula 2: Escrita de poemas e preparação para o sarau poético.

Avaliação

A avaliação será baseada não apenas na entrega dos poemas, mas também na participação ativa em todas as fases do projeto, incluindo pesquisa, escrita e contribuição ao sarau poético. Será valorizada a demonstração de entendimento dos temas abordados, a capacidade de expressão individual, bem como a participação na discussão e apreciação dos poemas dos colegas durante o sarau. Esse processo avaliativo visa reconhecer tanto o esforço individual quanto o engajamento coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa dos temas, materiais para escrita dos poemas (computadores ou notebooks, papel e canetas) e um espaço apropriado para a realização do sarau poético. Adicionalmente, poderão ser utilizados recursos audiovisuais, como projetor e caixas de som, para a apresentação dos poemas no sarau.

  • Acesso à internet
  • Materiais para escrita
  • Espaço para o sarau
  • Recursos audiovisuais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo