Nesta oficina de poesia, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão provocados a refletir e criar sobre os temais atuais e urgentes: as mudanças climáticas e os direitos humanos. Por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos e da Sala de Aula Invertida, os estudantes poderão pesquisar, individualmente, sobre essas temáticas, canalizando suas descobertas, sentimentos e pensamentos para a criação poética. Esta abordagem não somente estimula a expressão individual, mas também fomenta o debate, a escuta e a apreciação das múltiplas perspectivas trazidas pelos trabalhos dos colegas em um sarau poético ao final do processo. Espera-se que, ao final, os alunos não apenas tenham desenvolvido habilidades de pesquisa e expressão poética, mas também uma consciência mais aguçada sobre como questões ambientais e sociais se entrelaçam com suas vidas.
O objetivo desta oficina é duplo: primeiro, estimular nos alunos a habilidade de pesquisa sobre temáticas contemporâneas como mudanças climáticas e direitos humanos; segundo, fomentar a expressão e reflexão pessoal por meio da arte poética. Espera-se que os estudantes sejam capazes de analisar e sintetizar informações complexas desses assuntos e, então, expressar seus pensamentos e sentimentos de maneira criativa através da poesia. Além disso, o compartilhamento dos poemas em um sarau propicia um ambiente de aprendizagem coletiva, onde a apreciação e discussão das diferentes perspectivas encoraja o desenvolvimento de habilidades de escuta ativa, crítica construtiva e solidariedade.
O conteúdo programático desta oficina envolve um mergulho tanto em questões ambientais contemporâneas quanto em direitos humanos, combinando-os com a arte da escrita poética. Através desta abordagem interdisciplinar, os alunos serão capazes de explorar os temas propostos de maneira profunda, entendendo suas nuances e implicações. A metodologia ativa incentiva a pesquisa individual e a reflexão, enquanto a finalização do projeto no sarau permitirá uma rica troca de experiências e visões, enriquecendo o aprendizado de todos.
Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos juntamente com a Sala de Aula Invertida, os alunos iniciam sua jornada de aprendizado com uma fase de pesquisa autônoma e profunda sobre as mudanças climáticas e os direitos humanos. Posteriormente, com insights e reflexões gerados, eles serão guiados no processo de criação poética, encontrando na poesia um canal expressivo para suas descobertas e sentimentos. A etapa final do projeto, o sarau poético, oferece uma plataforma para compartilhamento, debate, e apreciação coletiva, reforçando a aprendizagem colaborativa e a importância do diálogo e da empatia.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à temática e ao projeto, começando a pesquisa sobre os temas propostos. Na segunda aula, ocorrerá a escrita dos poemas, seguida pela organização e realização do sarau poético.
A avaliação será baseada não apenas na entrega dos poemas, mas também na participação ativa em todas as fases do projeto, incluindo pesquisa, escrita e contribuição ao sarau poético. Será valorizada a demonstração de entendimento dos temas abordados, a capacidade de expressão individual, bem como a participação na discussão e apreciação dos poemas dos colegas durante o sarau. Esse processo avaliativo visa reconhecer tanto o esforço individual quanto o engajamento coletivo.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa dos temas, materiais para escrita dos poemas (computadores ou notebooks, papel e canetas) e um espaço apropriado para a realização do sarau poético. Adicionalmente, poderão ser utilizados recursos audiovisuais, como projetor e caixas de som, para a apresentação dos poemas no sarau.
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