Projeto de Criação de Fanzine

Desenvolvida por: Maicon… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção textual e impessoalização

A atividade proposta convida os alunos do 3º ano do Ensino Médio a se engajarem em um projeto colaborativo de criação de um fanzine. Este projeto visa desenvolver habilidades linguísticas e criativas em um contexto que promove a expressão pessoal e a colaboração em grupo. Os alunos escolherão um tema de interesse comum e dividirão as tarefas entre si, desde o planejamento das seções, passando pela redação dos textos, até a seleção de imagens. O projeto não apenas incentiva a liberdade criativa, mas também estimula o uso de modalizadores e estratégias de impessoalização nos textos, fundamentais para aprimorar a clareza e a imparcialidade na escrita. Ao longo do projeto, os alunos terão a oportunidade de revisar e melhorar seu trabalho continuamente, considerando o público-alvo e o meio de divulgação do fanzine. Esta abordagem prática incentiva o desenvolvimento de habilidades críticas, a compreensão dos processos de publicação e a capacidade de trabalhar em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fomentar a habilidade de cooperar em projetos coletivos, estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa, além de fortalecer o domínio da linguagem escrita por meio da prática. Os alunos serão desafiados a aplicar modalizadores e estratégias de impessoalização em seus textos, desenvolvendo uma escrita clara e coesa. Além disso, espera-se que, ao final do projeto, os estudantes consigam analisar e editar textos para adequá-los ao público e ao contexto de divulgação, aprimorando suas habilidades críticas e reflexivas.

  • Cooperar eficazmente em um projeto coletivo.
  • Aplicar modalizadores e estratégias de impessoalização.
  • Desenvolver escrita coesa e clara.
  • Adequar textos ao público-alvo e contexto.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).
  • EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.
  • EM13LP15: Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste projeto abrange práticas de escrita criativa e técnicas de produção textual, incluindo o uso eficaz de modalizadores e estratégias de impessoalização. Os alunos explorarão diferentes gêneros textuais e aspectos visuais da criação de um fanzine, levando em consideração seu público-alvo. Essas experiências práticas proporcionarão uma compreensão aprofundada dos aspectos técnicos e criativos envolvidos na produção de uma publicação.

  • Escrita criativa
  • Modalizadores e impessoalização
  • Gêneros textuais
  • Aspectos visuais e públicos-alvo

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é baseada na aprendizagem por projetos, promovendo um ambiente colaborativo e interativo que encoraja a autonomia dos alunos. Os estudantes serão organizados em grupos onde poderão compartilhar responsabilidades e ideias, fortalecendo a cooperação e o respeito mútuo. Durante o desenvolvimento do projeto, haverá momentos dedicados à revisão e reflexão sobre o trabalho realizado, possibilitando um aprendizado cíclico e contínuo.

  • Aprendizagem por projetos
  • Trabalho colaborativo em grupo
  • Revisão contínua
  • Reflexão e feedback

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de fanzine e dividirão tarefas dentro dos grupos. Na segunda aula, a ênfase será na revisão e edição dos materiais produzidos, assegurando a qualidade do fanzine final. Este cronograma promove a distribuição equilibrada das atividades e garante tempo suficiente para o desenvolvimento e a avaliação crítica do projeto.

  • Aula 1: Introdução ao fanzine e divisão de tarefas
  • Aula 2: Revisão e edição do fanzine

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, ocorrendo ao longo de todo o processo de produção do fanzine. Os critérios de avaliação incluirão a participação ativa de cada aluno no grupo, a aplicação correta de modalizadores e estratégias de impessoalização nos textos, e a capacidade de trabalhar de forma colaborativa e respectiva. Exemplos incluem a observação do envolvimento e contribuição de ideias nas discussões de grupo, a análise dos textos em relação ao uso adequado de recursos linguísticos, e a autoavaliação dos alunos sobre o seu próprio processo de aprendizagem. Ao final, cada grupo apresentará seu fanzine, e a avaliação será complementada com uma reflexão escrita individual sobre o aprendizado adquirido.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários serão variados e contemplarão diferentes formas de expressão semiótica. Os alunos contarão com acesso a dispositivos tecnológicos para pesquisa e edição, materiais de papelaria para prototipagem das ideias e softwares de design para a diagramação do fanzine.

  • Dispositivos tecnológicos
  • Materiais de papelaria
  • Softwares de design

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