Projeto Resenha: Da teoria à prática

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise crítica de textos

Nessa atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a criar uma coletânea de resenhas críticas, trabalhando em equipes para escolher, analisar obras e escrever resenhas. A tarefa proposta envolve uma imersão no contexto de produção das obras escolhidas, reconhecimento e aplicação de elementos e recursos coesivos, além da análise crítica das marcas linguísticas que expressam a posição do autor do texto. O resultado final do projeto, a coletânea de resenhas, será compartilhado com a escola ou publicado num blog da turma. Este projeto oferece uma oportunidade prática para que os alunos apliquem e aprofundem os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre coerência, coesão e modalidade nos textos, elementos fundamentais para a compreensão e a produção textual eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

O projeto visa desenvolver habilidades críticas e analíticas dos estudantes ao entrar em contato com diferentes textos e contextos de produção. Através da criação de resenhas críticas, espera-se não apenas a capacidade de expressar opiniões de forma articulada e coesa, mas também a habilidade de reconhecer e utilizar recursos linguísticos adequados para construir argumentos persuasivos. Além disso, busca-se incentivar o trabalho em equipe, a pesquisa e a habilidade de síntese e análise crítica, qualidades indispensáveis para a vida acadêmica e profissional dos alunos.

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de textos
  • Aplicar conceitos de coerência, coesão e modalidade nos textos produzidos
  • Promover o trabalho em equipe e a capacidade de realizar pesquisas aprofundadas
  • Estimular a expressão crítica e argumentativa dos estudantes

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).
  • EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.

Conteúdo Programático

O programa da atividade é construído para abranger conceitos chaves sobre análise textual, colocando um foco especial na capacidade dos estudantes de identificar, utilizar e refletir sobre recursos coesivos, coerência, modalidade e a posição do enunciador nos textos. Além disso, será dada ênfase à pesquisa sobre os contextos de produção das obras escolhidas, visando uma compreensão mais profunda dos textos e um desenvolvimento maior das habilidades críticas dos alunos.

  • Conceitos de coerência e coesão textual
  • Tipos de modalidade: epistêmica, deôntica e apreciativa
  • Análise das marcas do enunciador no texto
  • Pesquisa sobre o contexto de produção das obras
  • Técnicas para a elaboração de uma resenha crítica

Metodologia

A metodologia proposta incorpora a Aprendizagem Baseada em Projetos, Roda de Debates e Aprendizagem Baseada em Jogos, fomentando um ambiente dinâmico e interativo. Inicialmente, será realizada uma introdução aos conceitos teóricos, seguida por sessões de planejamento das resenhas em grupo. Debates serão organizados para discutir as escolhas de obras e as perspectivas críticas, promovendo a troca de ideias. A parte final do projeto envolve a redação das resenhas, revisão pelos pares e publicação.

  • Introdução teórica aos conceitos chave
  • Formação de equipes e seleção de obras
  • Sessões de planejamento e pesquisa em equipe
  • Roda de Debates para discussão das obras
  • Redação, revisão e publicação das resenhas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, serão apresentados os conceitos-chaves e formadas as equipes. A seleção de obras e o início da pesquisa comporão a segunda parte. A segunda aula será dedicada aos debates sobre as obras escolhidas, planejamento das resenhas e início da redação, estabelecendo as bases para o trabalho a ser desenvolvido fora das aulas programadas.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e formação de equipes. Início da seleção de obras e pesquisa.
  • Aula 2: Debates sobre as obras e planejamento das resenhas. Início da redação.

Avaliação

A avaliação do projeto será baseada na qualidade e profundidade das resenhas produzidas, considerando a capacidade de analisar criticamente as obras, a eficácia do uso dos recursos coesivos e das marcas de enunciação, bem como a coerência e coesão dos textos. Será também considerada a participação ativa nas discussões em equipe e nos debates, além da contribuição individual para o trabalho em grupo. Exemplos de critérios específicos incluem a originalidade da análise, rigor na pesquisa do contexto de produção das obras e a habilidade de argumentação e escrita.

Materiais e ferramentas:

Para a realização do projeto, serão necessários recursos como acesso à biblioteca e à internet para pesquisa, materiais para a organização das ideias (papel, canetas, quadro branco), bem como acesso a computadores para a redação das resenhas finais. Uma plataforma online para publicação das resenhas, seja um blog da turma ou um site, também é essencial, além de softwares de edição de texto para a elaboração dos trabalhos.

  • Acesso à biblioteca e recursos online para pesquisa
  • Materiais para organização e planejamento (papel, canetas, quadro)
  • Computadores com acesso à internet
  • Plataforma online para publicação das resenhas
  • Softwares de edição de texto

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