Nessa atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a criar uma coletânea de resenhas críticas, trabalhando em equipes para escolher, analisar obras e escrever resenhas. A tarefa proposta envolve uma imersão no contexto de produção das obras escolhidas, reconhecimento e aplicação de elementos e recursos coesivos, além da análise crítica das marcas linguísticas que expressam a posição do autor do texto. O resultado final do projeto, a coletânea de resenhas, será compartilhado com a escola ou publicado num blog da turma. Este projeto oferece uma oportunidade prática para que os alunos apliquem e aprofundem os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre coerência, coesão e modalidade nos textos, elementos fundamentais para a compreensão e a produção textual eficaz.
O projeto visa desenvolver habilidades críticas e analíticas dos estudantes ao entrar em contato com diferentes textos e contextos de produção. Através da criação de resenhas críticas, espera-se não apenas a capacidade de expressar opiniões de forma articulada e coesa, mas também a habilidade de reconhecer e utilizar recursos linguísticos adequados para construir argumentos persuasivos. Além disso, busca-se incentivar o trabalho em equipe, a pesquisa e a habilidade de síntese e análise crítica, qualidades indispensáveis para a vida acadêmica e profissional dos alunos.
O programa da atividade é construído para abranger conceitos chaves sobre análise textual, colocando um foco especial na capacidade dos estudantes de identificar, utilizar e refletir sobre recursos coesivos, coerência, modalidade e a posição do enunciador nos textos. Além disso, será dada ênfase à pesquisa sobre os contextos de produção das obras escolhidas, visando uma compreensão mais profunda dos textos e um desenvolvimento maior das habilidades críticas dos alunos.
A metodologia proposta incorpora a Aprendizagem Baseada em Projetos, Roda de Debates e Aprendizagem Baseada em Jogos, fomentando um ambiente dinâmico e interativo. Inicialmente, será realizada uma introdução aos conceitos teóricos, seguida por sessões de planejamento das resenhas em grupo. Debates serão organizados para discutir as escolhas de obras e as perspectivas críticas, promovendo a troca de ideias. A parte final do projeto envolve a redação das resenhas, revisão pelos pares e publicação.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, serão apresentados os conceitos-chaves e formadas as equipes. A seleção de obras e o início da pesquisa comporão a segunda parte. A segunda aula será dedicada aos debates sobre as obras escolhidas, planejamento das resenhas e início da redação, estabelecendo as bases para o trabalho a ser desenvolvido fora das aulas programadas.
A avaliação do projeto será baseada na qualidade e profundidade das resenhas produzidas, considerando a capacidade de analisar criticamente as obras, a eficácia do uso dos recursos coesivos e das marcas de enunciação, bem como a coerência e coesão dos textos. Será também considerada a participação ativa nas discussões em equipe e nos debates, além da contribuição individual para o trabalho em grupo. Exemplos de critérios específicos incluem a originalidade da análise, rigor na pesquisa do contexto de produção das obras e a habilidade de argumentação e escrita.
Para a realização do projeto, serão necessários recursos como acesso à biblioteca e à internet para pesquisa, materiais para a organização das ideias (papel, canetas, quadro branco), bem como acesso a computadores para a redação das resenhas finais. Uma plataforma online para publicação das resenhas, seja um blog da turma ou um site, também é essencial, além de softwares de edição de texto para a elaboração dos trabalhos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula