Redação em Ação: Desafiando Argumentos

Desenvolvida por: Heleni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Atualidades e Argumentação

Na atividade 'Redação em Ação: Desafiando Argumentos', alunos do 3º ano do Ensino Médio serão estimulados a aprimorar suas habilidades de escrita e argumentação através de um torneio de redações com temas contemporâneos e de grande relevância social. Esta atividade proporcionará aos estudantes a oportunidade de explorar diversos tópicos, exigindo que escolham um para desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa. Os alunos serão incentivados a pesquisar de forma crítica e a usar repertório sociocultural diversificado para apoiar seus argumentos. As redações serão meticulosamente avaliadas por uma banca de professores, com base em critérios rigorosos que incluem coerência, coesão, capacidade argumentativa, uso adequado de repertório sociocultural e precisão gramatical. Os textos destacados pelo júri serão recompensados e podem ganhar espaço em publicações escolares, seja no jornal da escola ou em um blog educativo. Este desafio busca não apenas promover a prática da escrita, mas também aguçar a capacidade dos alunos de construir argumentos sólidos e persuasivos sobre questões atuais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central desta atividade educativa é fortalecer competências críticas dos estudantes relacionadas à escrita e argumentação. Enfatiza-se a capacidade de articulação de ideias de maneira clara, concisa e persuasiva, reconhecendo a importância de apresentar argumentos bem fundamentados e de mobilizar conhecimentos de diferentes áreas do saber para enriquecer a discussão nos textos. Busca-se, ainda, fomentar a reflexão sobre temas atuais, incentivando um olhar crítico e analítico sobre a sociedade e os desafios contemporâneos.

  • Desenvolver habilidades de escrita e argumentação.
  • Estimular a pesquisa e o uso de repertório sociocultural diversificado.
  • Promover a reflexão crítica sobre temas atuais.
  • Aprimorar a capacidade de articulação de ideias e utilização de recursos da língua.
  • Preparar os estudantes para processos seletivos e para a vida acadêmica e profissional.

Conteúdo Programático

No torneio de redações 'Redação em Ação: Desafiando Argumentos', os estudantes serão levados a explorar e aprofundar seus conhecimentos sobre diversos temas atuais, como questões ambientais, sociais, políticas e culturais, por meio da escrita dissertativa-argumentativa. Esta metodologia visa não apenas ao desenvolvimento de competências linguísticas, mas também ao enriquecimento do repertório cultural e crítico dos alunos.

  • Escrita dissertativa-argumentativa.
  • Estratégias de argumentação e persuasão.
  • Utilização de repertório sociocultural na redação.
  • Revisão de normas gramaticais.
  • Análise de temas atuais e sua relevância social.

Metodologia

Adotando uma abordagem mão-na-massa, esta atividade incentiva uma imersão ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Serão utilizadas metodologias ativas para estimular a pesquisa independente, o debate crítico e a reflexão sobre os temas escolhidos. Além disso, a prática de revisão entre pares será encorajada, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizagem e aprimoramento mútuo.

  • Seleção e pesquisa sobre temas atuais.
  • Elaboração de redações com base em critérios definidos.
  • Revisão colaborativa entre os alunos.
  • Avaliação por uma banca de professores.
  • Premiação e publicação dos melhores textos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 190 minutos, onde os alunos passarão por etapas de seleção de tema, pesquisa, escrita, revisão entre pares e por fim, a submissão das redações para avaliação.

  • Apresentação dos temas e seleção (30 minutos)
  • Pesquisa e elaboração da redação (100 minutos)
  • Revisão entre pares (30 minutos)
  • Preparação e submissão final (30 minutos)

Avaliação

A avaliação das redações será realizada por uma banca de professores, baseando-se em critérios pré-estabelecidos como coerência, coesão, argumentação, uso de repertório sociocultural e correção gramatical. Será adotado um sistema de pontos em que cada critério possui um peso específico, garantindo assim uma avaliação justa e equitativa. Os textos que alcançarem os melhores resultados serão premiados e considerados para publicação. Além disso, será dado um feedback construtivo a todos os participantes, com o intuito de incentivar sua evolução contínua.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso da atividade será necessário acesso a computadores com internet para a pesquisa dos temas e elaboração dos textos, além de materiais para anotações. O ambiente deve favorecer a discussão e troca de ideias entre os estudantes, promovendo uma atmosfera colaborativa. Será disponibilizada também uma lista de fontes confiáveis para auxiliar na pesquisa.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Materiais para anotações (papel, canetas).
  • Lista de fontes de pesquisa confiáveis.
  • Critérios de avaliação das redações.
  • Espaço adequado para discussão e trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo