A atividade intitulada 'Redes Sociais e Ética Digital' tem como foco a reflexão e análise da ética nas plataformas de comunicação digital, especialmente as redes sociais. Os alunos serão divididos em grupos e desafiados a criar campanhas de conscientização que abordem a segurança online, o combate às fake news e a prevenção do discurso de ódio. Utilizando diferentes plataformas de redes sociais, os estudantes desenvolverão habilidades de pesquisa, pensamento crítico e criatividade ao desenhar suas campanhas. O principal objetivo é promover a cidadania digital, incentivando o uso responsável e ético das ferramentas digitais. Ao final da atividade, as campanhas serão apresentadas às demais turmas, possibilitando um impacto que transcende a sala de aula e promove um ambiente escolar mais consciente e engajado com questões contemporâneas.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade convergem para o fortalecimento do pensamento crítico e o engajamento ético dos alunos no ambiente digital. Por meio da criação de campanhas de conscientização sobre temas relevantes como segurança online, fake news e discurso de ódio, os estudantes poderão desenvolver uma compreensão mais profunda dos desafios éticos das redes sociais. Além disso, ao trabalhar em grupo, eles melhorarão suas habilidades de comunicação e colaboração, fundamentais para a cidadania digital responsável.
O conteúdo programático focará em temas cruciais para o entendimento da ética digital, como segurança online, a identificação e combate de fake news e a prevenção do discurso de ódio nas redes sociais. A abordagem dos tópicos irá além da teoria, estimulando práticas de análise crítica por meio da construção de campanhas digitais, onde os alunos aplicarão os conceitos aprendidos em um contexto prático.
A metodologia adotada segue uma abordagem prática e colaborativa, desenvolvida para incentivar o protagonismo dos estudantes e a aplicação do aprendizado em situações práticas. A divisão em grupos tem a finalidade de promover a cooperação, permitindo trocas de ideias e construção conjunta de conhecimento. Utilizando plataformas digitais, a atividade não apenas ensina sobre ética, mas também aplica as próprias ferramentas do ambiente digital como parte do processo pedagógico.
O cronograma será dividido em duas aulas de sessenta minutos cada. Na primeira aula, os alunos participarão de uma introdução teórica sobre ética digital e serão divididos em grupos para iniciar a elaboração de suas campanhas. Na segunda aula, os grupos apresentarão suas campanhas para a classe e, posteriormente, para outras turmas, fomentando um debate construtivo.
Os alunos serão avaliados com base no desenvolvimento e na apresentação de suas campanhas. O critério de avaliação incluirá criatividade, relevância e eficácia na transmissão da mensagem de conscientização sobre ética digital. Trabalhos que demonstrarem uma compreensão profunda dos temas abordados e a habilidade de engajar seus pares serão particularmente valorizados. Exemplo de avaliação: distribuir uma breve pesquisa entre os alunos para avaliar o impacto das campanhas e discutir como os tópicos abordados foram compreendidos e aplicados no cotidiano dos estudantes.
Os recursos utilizados na atividade visam a garantir que os alunos tenham acesso a informações relevantes e ferramentas adequadas para a criação de suas campanhas. Além do uso de plataformas de redes sociais, textos, vídeos e artigos relacionados aos temas de segurança online, fake news e discurso de ódio serão disponibilizados para embasar o trabalho dos grupos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula