Esta atividade inovadora combina o estudo de regência verbal com a produção de conteúdo digital, especificamente para redes sociais. Os alunos iniciarão o processo com um estudo autônomo sobre regência verbal, utilizando recursos como posts e vídeos em uma plataforma de ensino à distância. Após esse primeiro momento de estudo, a atividade propõe a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos: os estudantes serão desafiados a criar posts para redes sociais. Essas postagens deverão empregar adequadamente a regência verbal e se adaptar a diferentes contextos e públicos-alvo. O exercício simula uma situação real de comunicação digital, em que os alunos precisarão planejar, produzir e editar textos considerando as variações linguísticas, o contexto, o público-alvo e, crucialmente, a regência dos verbos utilizados. A atividade culmina com um momento de reflexão e feedback, em que os alunos compartilharão seus posts e discutirão as escolhas linguísticas feitas, promovendo assim um diálogo enriquecedor e o desenvolvimento crítico e criativo das habilidades de comunicação.
Esta atividade objetiva oferecer aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma compreensão profunda sobre regência verbal e sua aplicação em contextos digitais, especialmente em redes sociais. Visa desenvolver habilidades de planejamento, produção e edição de conteúdo textual curto, adequando o uso da língua às necessidades de comunicação específicas de diferentes públicos. Pretende-se também fomentar a capacidade dos alunos de analisar criticamente o uso da língua, fazendo escolhas linguísticas informadas e justificando-as com base no conhecimento adquirido. Através da interação e feedback entre pares, busca-se promover a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a própria produção textual e a dos colegas.
O conteúdo programático desta atividade contempla inicialmente o estudo teórico e prático da regência verbal na língua portuguesa, destacando sua importância para a construção de significados em diferentes contextos. Em seguida, aborda a produção de textos em plataformas digitais, enfocando a adaptação da mensagem a diversos públicos-alvo e a significativa influência das escolhas linguísticas na efetividade da comunicação. Este programa visa integrar o conhecimento linguístico à prática de produção textual no ambiente digital, preparando o aluno para ser um comunicador eficiente e criativo nas redes sociais.
A atividade adotará a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, promovendo o estudo autônomo inicial dos alunos sobre regência verbal por meio de uma plataforma online. Essa abordagem permite que o tempo em sala seja dedicado à aplicação prática do conhecimento, com a criação de textos para redes sociais. Os alunos trabalharão individualmente e em grupos para planejar, produzir, editar e revisar seus posts, recebendo feedback dos colegas e do professor. As discussões em sala sobre as escolhas linguísticas e a regência verbal nos posts incentivam a reflexão crítica e o aprendizado colaborativo.
A atividade será realizada em uma aula de 120 minutos. Na primeira parte, após uma breve introdução, os alunos compartilharão seus insights e dúvidas a respeito do estudo autônomo sobre regência verbal. Na sequência, a produção de posts será guiada por uma série de desafios propostos pelo professor, focados em diferentes contextos e públicos-alvo. A última parte da aula será dedicada à revisão coletiva dos posts, ao feedback entre pares e à reflexão conjunta sobre as escolhas linguísticas feitas.
A avaliação será formativa e contínua, baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade. Os critérios de avaliação incluirão: a adequação da regência verbal nos posts, a criatividade e adequação dos textos produzidos aos contextos e públicos-alvo propostos, e a qualidade das interações durante as sessões de feedback. O processo de revisão e edição dos textos, bem como a capacidade de justificar as escolhas linguísticas de maneira fundamentada, também serão considerados. Exemplos de posts bem-sucedidos serão analisados em conjunto, identificando os elementos que contribuíram para a sua eficácia comunicativa.
Para o sucesso desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para o estudo autônomo dos alunos sobre regência verbal, plataformas de aprendizagem virtual para o compartilhamento de conteúdos e vídeos, além de computadores ou dispositivos móveis para a produção dos posts nas aulas práticas. Material de apoio sobre regência verbal e variações linguísticas será disponibilizado pelo professor, bem como diretrizes para a criação e edição de posts adaptados a diferentes públicos-alvo.
Para acessar exemplos de posts bem-sucedidos para análise, recomenda-se realizar buscas em redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter por perfis de marcas, influenciadores ou entidades renomadas. Além disso, é possível encontrar materiais de estudo e análise em sites especializados em marketing digital, comunicação e redação publicitária, como blogs, portais de conteúdo ou até mesmo em plataformas de cursos online.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula