Roda da Pronúncia Desafiadora

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Fonética e Pronúncia

A atividade 'Roda da Pronúncia Desafiadora' é desenvolvida para facilitar o aprendizado colaborativo e aprimoramento da competência de pronúncia na língua portuguesa entre alunos do 3º ano do Ensino Médio. Nesta atividade dinâmica, os alunos sentarão em círculo e farão uso de uma roleta da pronúncia - que pode ser um aplicativo ou uma versão física feita de papel - para sortear palavras de pronúncia complexa. A cada rodada, um estudante sorteará uma palavra e tentará pronunciá-la corretamente diante do grupo. Independentemente do sucesso na tentativa, a turma, junto ao professor, discutirá o aspecto fonético da palavra, enfatizando as peculiaridades, dificuldades e estratégias para melhoramento da pronúncia. Este exercício, além de intensificar o conhecimento sobre os sons da língua, promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como paciência, respeito e a capacidade de escutar e dar feedback construtivo.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade pedagógica são aprimorar a habilidade de pronúncia dos alunos por meio do reconhecimento e prática de sons complexos da língua portuguesa, fomentar o aprendizado colaborativo e a escuta ativa, além de promover uma atmosfera de respeito mútuo e feedback construtivo. Pretende-se também desenvolver mais profundamente o conhecimento dos estudantes sobre fonética e fonologia, crucial para a fluência e correção no uso da língua. Através desta atividade dinâmica, os alunos terão a oportunidade de explorar e superar as dificuldades de pronúncia em um ambiente inclusivo e de suporte mútuo.

  • Aprimoramento da pronúncia através da prática e exposição a palavras de diferente complexidade fonética.
  • Desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a escuta ativa e capacidade de dar e receber feedback.
  • Promoção do aprendizado colaborativo, enfatizando a importância do trabalho em grupo e da ajuda mútua.
  • Educação sobre as características fonéticas da língua portuguesa, incluindo os sons e a maneira correta de produzi-los.

Conteúdo Programático

A rodada da pronúncia desafiadora engloba o estudo detalhado da fonética e fonologia, aspectos cruciais para a compreensão da língua portuguesa. Essa abordagem prática permite aos alunos entenderem melhor como os sons são produzidos, suas variações e as complexidades envolvidas na pronúncia de diferentes palavras. Inclui também discussões sobre regionalismos e variações da língua, promovendo uma visão mais ampla sobre a riqueza e diversidade da língua portuguesa.

  • Fonética e fonologia: estudo dos sons da fala.
  • Pronúncia de palavras complexas: técnicas e estratégias para melhoria.
  • Variações linguísticas: reconhecimento de regionalismos e suas influências na pronúncia.
  • Feedback construtivo: aprendendo a dar e receber críticas de maneira construtiva.

Metodologia

A metodologia ativa será o núcleo desta aula, com a inclusão do estudante no centro do processo de aprendizagem. Será adotada uma estratégia de ensino baseada em jogos para tornar a aprendizagem mais envolvente. A interação entre os alunos e o processo de aprender fazendo serão enfatizados, junto ao uso da tecnologia, caso disponível, para uma imersão ampla na atividade. Discussões em grupo sobre as tentativas de pronúncia permitirão uma troca rica de conhecimentos e estratégias.

  • Dinâmica em círculo para facilitar a interação e o diálogo.
  • Uso da roleta da pronúncia, seja digital ou de papel, para escolher palavras aleatórias.
  • Discussão em grupo sobre os aspectos fonéticos após cada tentativa de pronúncia.
  • Feedback construtivo oferecido por alunos e professor após cada tentativa.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 240 minutos, possibilitando um envolvimento profundo e eficaz de todos os participantes. Este período incluirá uma introdução breve sobre os objetivos e a dinâmica, a realização da atividade central e uma sessão de reflexão e feedback ao final.

  • Introdução aos objetivos e à dinâmica da atividade (20 minutos)
  • Realização da roda da pronúncia desafiadora (180 minutos)
  • Reflexão e feedback coletivo (40 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, com foco no envolvimento dos alunos, na qualidade da participação e na habilidade de dar e receber feedback construtivo. Não se buscará penalizar a capacidade de pronúncia inicial dos alunos, mas sim valorizar o esforço, a melhoria contínua e a contribuição para o aprendizado do grupo. Exemplos de contribuições avaliáveis incluem a assertividade na pronúncia, melhorias após o feedback, a capacidade de discutir os aspectos fonéticos de maneira construtiva e o apoio aos colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um ambiente que permita aos alunos sentarem-se em círculo, uma roleta da pronúncia, que pode ser uma aplicação digital disponível em tablets ou smartphones ou uma versão física feita de papel. Caso disponível, o uso de um projetor para a visualização das palavras e explicações adicionais sobre fonética e fonologia enriqueceria a experiência de aprendizado.

  • Espaço físico adequado para a formação de um círculo.
  • Roleta da pronúncia (app ou de papel)
  • Lista de palavras de pronúncia complexa
  • Projetor (opcional)
  • Material de apoio sobre fonética e fonologia (opcional)

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