Variedades Linguísticas: Mapeando o Brasil com a Língua

Desenvolvida por: Rossan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Diversidade linguística e cultural do Brasil

A atividade 'Variedades Linguísticas: Mapeando o Brasil com a Língua' é projetada para envolver os alunos do 3º ano do Ensino Médio numa exploração profunda da rica tapeçaria linguística do Brasil. Utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, em conjunto com técnicas ativas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, e Sala de Aula Invertida, esta atividade prática tem como objetivo não apenas o reconhecimento, mas também a valorização das diferentes variações linguísticas presentes nas diversas regiões do país. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá a tarefa de investigar as peculiaridades linguísticas, como expressões, sotaques, gírias, de uma região brasileira específica. A pesquisa abrangerá a coleta de amostras em vídeos, entrevistas ou textos, que depois serão compartilhados com a turma através de um mapa interativo desenvolvido coletivamente. Esta abordagem dinâmica e interativa esperasse armazenar não só uma maior apreciação pela diversidade cultural e linguística do Brasil entre os estudantes, mas também desenvolver significativamente suas habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover uma compreensão profunda e apreciação pela diversidade linguística do Brasil entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e valorizar as diferentes variações linguísticas regionais, compreender a importância da diversidade cultural e linguística na formação da identidade nacional, e desenvolver habilidades essenciais como pesquisa, trabalho em equipe, e comunicação eficaz. Esta atividade também visa fomentar a curiosidade e o respeito pelas diferentes culturas e formas de expressão presentes no país, incentivando uma postura mais inclusiva e empática entre os estudantes.

  • Compreender e valorizar a diversidade linguística e cultural brasileira
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese de informações
  • Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe e comunicação
  • Promover uma postura inclusiva e respeitosa perante as variações culturais e linguísticas
  • Utilizar tecnologias digitais para a criação de um mapa interativo colaborativo

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foi cuidadosamente estruturado para abranger temas essenciais relacionados à diversidade linguística e cultural do Brasil. Iniciar-se-á com uma introdução geral sobre linguística e variação linguística, seguida de uma exploração das diferentes regiões e suas características linguísticas específicas. O uso de materiais autênticos, como textos, vídeos e entrevistas, será fundamental para a análise e compreensão das peculiaridades de cada região. Esta abordagem permite uma experiência de aprendizagem rica e multifacetada, preparando os alunos para uma apresentação final contributiva e colaborativa do mapa interativo.

  • Introdução à Linguística e à variação linguística
  • Exploração das características linguísticas das diferentes regiões do Brasil
  • Análise de textos, vídeos e entrevistas para coleta de dados
  • Técnicas para a apresentação eficaz de informações
  • Criação e colaboração em um mapa interativo

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade combina abordagens de Aprendizagem Baseada em Projetos, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida. Prioriza-se a participação ativa dos alunos em todas as etapas, desde a pesquisa inicial até a apresentação final no mapa interativo. A divisão em grupos fomenta o trabalho em equipe e permite a distribuição de tarefas conforme os interesses e habilidades de cada aluno. As sessões de debate promovem a troca de ideias e a análise crítica, enquanto a sala de aula invertida estimula os alunos a se tornarem protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem, usando o tempo de aula para discussões mais profundas e esclarecimento de dúvidas.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em um total de 5 horas, correspondendo a 7.5 aulas de 40 minutos. A distribuição será feita da seguinte maneira: introdução e planejamento inicial, pesquisa e coleta de dados, análise e síntese das informações coletadas, preparação e prática da apresentação em grupo, e, finalmente, a criação e apresentação do mapa interativo para a turma.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão dos grupos
  • Aula 2 e 3: Pesquisa e coleta de dados sobre a região atribuída
  • Aula 4 e 5: Análise e síntese das informações coletadas
  • Aula 6: Preparação da apresentação em grupo
  • Aula 7: Criação do mapa interativo
  • Aula 7.5: Apresentação do mapa à turma

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em diversos critérios, incluindo o empenho individual e coletivo durante a pesquisa e a apresentação, a qualidade e relevância das informações coletadas, a criatividade e inovação na criação do mapa interativo, e a eficácia da comunicação durante a apresentação final. Será utilizada uma rubrica de avaliação com pontos específicos para cada critério mencionado, permitindo uma avaliação justa e holística do trabalho dos alunos. Exemplos específicos de comportamentos ou produtos a serem avaliados incluem a profundidade da pesquisa, a originalidade das amostras coletadas, a clareza da apresentação, e a funcionalidade e design do mapa interativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, incluindo acesso à Internet para pesquisa, computadores ou tablets para a criação do mapa interativo, materiais para registração e análise de dados (como cadernos, canetas, software de edição), além de um projetor ou tela para as apresentações finais. Estes recursos são essenciais para garantir que os alunos tenham todas as ferramentas necessárias para a pesquisa, análise, síntese e apresentação de suas descobertas de maneira eficiente e criativa.

  • Acesso à Internet para pesquisa
  • Computadores ou tablets
  • Materiais para anotação e análise de dados
  • Software de edição para criação do mapa interativo
  • Projetor ou tela para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo