Versos que Conectam: Da Poesia à Música

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Análise de Letras de Músicas

A atividade 'Versos que Conectam: Da Poesia à Música' visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma imersão crítica e analítica nas letras das músicas do rapper Emicida, um dos nomes mais influentes no cenário musical brasileiro contemporâneo. Sua obra é repleta de referências socioculturais, políticas e históricas, oferecendo um rico material para exploração em sala de aula. Os alunos serão divididos em grupos, com a tarefa de selecionar, pesquisar e analisar uma música do artista, focando no contexto de sua criação e nas mensagens transmitidas. A proposta inclui a criação de um mural colaborativo, onde serão expostas frases marcantes das letras, acompanhadas de análises críticas que destacam a relação entre a música, a sociedade e a história. Este projeto visa não apenas aprofundar o entendimento dos alunos sobre as temáticas abordadas nas músicas, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e expressão artística.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto tem como objetivos fomentar entre os alunos uma compreensão aprofundada sobre a música como forma de expressão social, política e histórica, além de desenvolver habilidades críticas e analíticas. Especificamente, a atividade pretende destacar a relevância das letras de Emicida no contexto sociocultural e histórico atual, promovendo debates reflexivos sobre os temas abordados. Busca-se, também, incentivar a criatividade dos alunos na apresentação de seus trabalhos e na criação de um mural artístico que dialogue com as questões levantadas pelas músicas analisadas.

  • Analisar as letras de músicas de Emicida sob uma perspectiva crítica e contextualizada.
  • Identificar e debater as questões socioculturais, políticas e históricas presentes nas músicas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e exposição de ideias.
  • Estimular a expressão artística e criativa por meio da elaboração de um mural colaborativo.
  • Promover a discussão e reflexão sobre a importância da música como instrumento de denúncia e transformação social.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG401: Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
  • EM13LP16: Produzir e analisar textos orais, considerando sua adequação aos contextos de produção, à forma composicional e ao estilo do gênero em questão, à clareza, à progressão temática e à variedade linguística empregada, como também aos elementos relacionados à fala (modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc.) e à cinestesia (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolve a análise de música como texto, abordando como as letras refletem e criticam questões socioculturais e políticas. Os alunos explorarão a história e o contexto de criação das músicas de Emicida, com ênfase nas técnicas poéticas utilizadas e em como essas obras dialogam com a realidade contemporânea, promovendo reflexões sobre linguagem, identidade cultural, questões sociais e políticas.

  • Análise de letra de música como gênero textual
  • Ferramentas de análise literária aplicadas à música
  • Contexto histórico-social das músicas de Emicida
  • Técnicas poéticas e estilísticas
  • Diálogo entre música, poesia e sociedade

Metodologia

A metodologia deste plano de aula incorpora atividades práticas 'mão-na-massa', rodas de debate e aprendizagem baseada em projetos. Inicialmente, grupos serão formados para escolher e pesquisar uma música de Emicida, analisando seu contexto, linguagem e mensagem. Após esta fase, será organizada uma roda de debate, onde cada grupo compartilhará suas descobertas, promovendo discussões enriquecedoras. Por fim, os aprendizados serão cristalizados na criação de um mural colaborativo, onde análises e frases impactantes das músicas serão expostas de forma criativa e reflexiva.

  • Divisão dos alunos em grupos para pesquisa e análise
  • Uso de ferramentas digitais para pesquisa e organização
  • Roda de debates para compartilhamento de descobertas
  • Elaboração de um mural colaborativo como projeto final
  • Aplicação de técnicas de análise literária e social

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 8 horas, distribuídas em 9.6 aulas de 50 minutos. Será iniciada com uma introdução aos objetivos e metodologias, seguida pela formação de grupos e escolha das músicas. Após a fase de pesquisa, os alunos apresentarão suas análises em rodas de debate. A finalização do projeto consistirá na elaboração e apresentação do mural colaborativo.

  • Aula 1: Introdução aos objetivos e metodologia da atividade.
  • Aulas 2-3: Formação dos grupos e escolha das músicas.
  • Aulas 4-5: Pesquisa e análise das letras escolhidas.
  • Aulas 6-7: Preparação e realização da roda de debates.
  • Aulas 8-9: Criação e finalização do mural colaborativo.
  • Aula 9.6: Apresentação dos murais colaborativos e reflexão sobre o processo.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade, incluindo a pesquisa, a análise crítica, a contribuição para os debates e a colaboração na criação do mural. Serão avaliados a profundidade da análise, a clareza na apresentação das ideias, a originalidade e criatividade na elaboração do mural, além da habilidade de trabalhar em equipe. Exemplos específicos de critérios incluem a compreensão do contexto histórico e cultural da música escolhida, a habilidade de conectar a letra com a realidade contemporânea, e a qualidade estética e informativa do mural final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação do mural (papel, tintas, pincéis, marcadores), além de espaços para a realização das rodas de debate e apresentação dos murais. Também serão utilizadas plataformas digitais para a organização do trabalho em grupo e para a apresentação das análises.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para confecção do mural (papel, tintas, pincéis)
  • Plataformas digitais para trabalho colaborativo
  • Espaço apropriado para debates e apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo