Vozes de Carolina - Explorando 'Quarto de Despejo'

Desenvolvida por: Giovan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise e Debate sobre 'Quarto de Despejo' e a Voz Narrativa

Nesta aula, os alunos participarão de uma roda de debate sobre a obra 'Quarto de Despejo' de Carolina Maria de Jesus. A atividade começará com a leitura de trechos selecionados da obra, seguida de uma discussão centrada nas características singulares da autora e sua voz narrativa. Os estudantes serão estimulados a analisar a relação entre a construção narrativa e os temas sociais abordados, conectando-os com a relevância e a contemporaneidade da obra no contexto atual. O objetivo é promover a profundidade na compreensão e análise crítica, incentivando o pensamento crítico sobre como a literatura pode espelhar problemas sociais contemporâneos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central é engajar os alunos em uma análise crítica da obra de Carolina Maria de Jesus, permitindo-lhes estabelecer conexões entre a narrativa literária e os contextos sociais contemporâneos. A atividade visa aprimorar a habilidade de interpretar textos complexos, discutir temas sociais de forma estruturada e articulada, e refletir sobre a relevância da literatura marginal em debates atuais. Os alunos serão incentivados a reconhecer a construção estilística e literária da obra, desenvolvendo habilidades analíticas que são essenciais para a compreensão de obras literárias no contexto educacional brasileiro, preparando-os para debates complexos e interdisciplinares.

  • Aprofundar a compreensão crítica da voz narrativa em obras literárias.
  • Relacionar temas literários com contextos sociais contemporâneos.
  • Desenvolver habilidades de discussão e análise crítica em grupo.
  •  Identificar as principais características da voz narrativa de Carolina Maria de Jesus em trechos selecionados de 'Quarto de Despejo'.

  • Analisar a relevância social dos temas abordados na obra e sua contemporaneidade.

  •  Debater em grupo sobre o impacto da literatura autobiográfica na compreensão de realidades sociais.

      
  • Formular um pequeno relatório conciso, sintetizando as descobertas e discussões do grupo. 

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).
  • EM13LP08: Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença (e os efeito que causam sua inversão), a estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas, os processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância e de regência, de modo a potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas adequadas à situação comunicativa.
  • EM13LP49: Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade explorará a sintaxe e semântica avançadas na obra de Carolina Maria de Jesus, analisando a forma como a linguagem é utilizada para expressar as experiências vividas pela autora, bem como a relevância social dos temas abordados. Os alunos vão estudar a relação entre forma e conteúdo, particularmente no que tange à voz narrativa e seus impactos na interpretação do texto. Além disso, as conexões interdisciplinares também serão incentivadas, promovendo uma análise que integra conhecimentos de sociologia e história, alinhados ao contexto literário.

  • Análise da sintaxe narrativa de 'Quarto de Despejo'.
  • Discussão sobre o impacto social e literário da obra.
  • Exploração das conexões interdisciplinares com os temas sociais.
  • Literatura Contemporânea

Metodologia

A metodologia aplicada inclui a leitura compartilhada e a roda de debate, que são metodologias ativas privilegiadas na formação de habilidades críticas e analíticas. Na leitura compartilhada, será facilitada uma compreensão coletiva de trechos significativos da obra, promovendo um entendimento comum pré-debate. Em seguida, a roda de debate possibilitará que os estudantes exponham e aprofundem suas análises, desenvolvendo suas argumentações de forma colaborativa. O professor atuará como um mediador, garantindo que todos os alunos tenham voz e conduzam as discussões de forma produtiva e respeitosa, promovendo a diversidade de perspectivas.

  • Leitura compartilhada de trechos do livro.
  • Roda de debate com participação ativa dos alunos.
  • Medição do professor para equilibrar as discussões.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê uma única aula de 60 minutos, durante a qual serão realizadas todas as atividades planejadas. Iniciaremos a aula com a leitura compartilhada de textos escolhidos, que ocupará os primeiros 20 minutos, seguida pela roda de debates que se estenderá pelos 40 minutos finais. Esta estrutura visa a otimização do tempo disponível, permitindo uma transição fluida entre a leitura analítica e as discussões críticas.

  • Aula 1: Leitura de trechos da obra e roda de debate sobre temas e narrativas.
  • Momento 1: Introdução à obra e formação de grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando brevemente Carolina Maria de Jesus, destacando sua importância na literatura brasileira e o contexto da obra 'Quarto de Despejo'. Explique os objetivos da aula e solicite que os alunos compartilhem suas impressões iniciais.
    Peça aos alunos para se organizarem em grupos de 3 a 4 pessoas. É importante que as vozes sejam variadas para enriquecer as discussões.

    Momento 2: Distribuição dos trechos e orientações (Estimativa: 5 minutos)
    Distribua os trechos selecionados do 'Quarto de Despejo' para cada grupo. Explique que a análise deve focar na voz da autora e sua relevância social. Projete ou escreva as questões norteadoras na lousa. Incentive a leitura cuidadosa e a reflexão sobre as perguntas propostas.

    Momento 3: Leitura e análise individual (Estimativa: 10 minutos)
    Incentive os alunos a lerem os trechos individualmente e sublinharem as passagens que consideram mais importantes. Observe se todos estão engajados e ofereça ajuda aos que apresentarem dúvidas durante a leitura. Permita que os alunos registrem suas observações iniciais.

    Momento 4: Discussão em grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os grupos a debaterem as questões norteadoras. Encoraje-os a compartilhar suas perspectivas e a relacionar o texto com temas sociais contemporâneos. Circule pela sala, intervindo para esclarecer dúvidas e estimular o raciocínio crítico. Avalie a participação e a qualidade das interações entre os alunos.

    Momento 5: Preparação do relatório (Estimativa: 5 minutos)
    Peça aos grupos que sintetizem suas principais conclusões e elaborem um pequeno relatório. Este deve conter as respostas às questões discutidas. Reforce a importância de justificar suas conclusões com base no texto.

    Momento 6: Roda de debate (Estimativa: 15 minutos)
    Organize uma roda de debate com toda a turma, em que cada grupo compartilhe suas conclusões. Medie o debate para garantir que todos os grupos tenham oportunidade de falar. Conduza o debate, garantindo que as discussões se mantenham respeitosas e produtivas. Conclua a aula discutindo a relevância da voz de Carolina Maria de Jesus nos dias atuais e sua contribuição para a compreensão dos problemas sociais contemporâneos.

Avaliação

A avaliação será conduzida por meio de diferentes metodologias, incluindo autoavaliação, observação participativa e produção textual. Os alunos serão incentivados a avaliar a sua contribuição e entendimento durante o debate, o que promoverá o autoconhecimento e a reflexão crítica. A observação do professor será um instrumento para identificar o empenho, a capacidade de argumentação e a participação ativa dos alunos. Além disso, para consolidar o aprendizado, os estudantes poderão ser convidados a produzir um texto reflexivo pós-debate, onde devem articular suas ideias sobre a obra e as discussões realizadas em aula.

  • Autoavaliação sobre participação no debate.
  • Observação participativa pelo professor.
  • Produção de texto reflexivo pós-debate.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como cópias selecionadas de trechos do 'Quarto de Despejo', que servirão como base para a leitura e análise. Além disso, será necessário dispor de um ambiente apropriado para a roda de debates, que pode ser organizado de forma circular para facilitar a interação entre os participantes. Recursos audiovisuais, como gravadores de audio, podem ser usados para registrar o debate e permitir revisões futuras. Esses materiais têm a função de enriquecer a experiência de aprendizado, proporcionando um ambiente onde o processo de construção do conhecimento e da crítica literária seja conduzido com eficiência.

  • Cópias de trechos do 'Quarto de Despejo'.
  • Espaço organizado em roda para debate.
  • Gravador de áudio para registro do debate.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos as cargas de trabalho e desafios enfrentados pelos professores, mas é essencial continuar promovendo a inclusão e a acessibilidade nas atividades educacionais. Para garantir que todos os alunos possam participar de maneira efetiva e significativa na atividade proposta, recomendamos algumas estratégias práticas de inclusão e acessibilidade. Isso inclui garantir que a acessibilidade física e cognitiva seja considerada na disposição da sala de aula, como garantir que todos os alunos possam ver e ouvir claramente durante a leitura e o debate. Ajustar a iluminação e a acústica do ambiente pode facilitar a comunicação e a interação. Promover um ambiente de respeito e acolhimento, onde todas as vozes são valorizadas, também é fundamental. Recursos adicionais, como notas de rodapé explicativas em material didático, podem ser úteis para ajudar no entendimento de referências culturais ou históricas.

  • Ajustes na disposição física da sala para facilitar a interação.
  • Consideração com a iluminação e acústica do ambiente.
  • Inclusão de notas de explicação em materiais didáticos para contexto.

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