A Adição dos Biscoitos

Desenvolvida por: Prisci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números, pensar e calcular

Nesta atividade prática de aula culinária, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão explorar conceitos matemáticos de adição através do preparo de biscoitos. Trabalhando em duplas, eles aprenderão a somar quantidades necessárias para cada etapa da receita, promovendo a aplicação do conhecimento matemático em um contexto real. A atividade visa a impulsionar o raciocínio lógico e a compreensão conceitual das operações de adição ao lidar com medidas simples de ingredientes como açúcar e farinha. Além disso, a prática promove habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação, já que os alunos terão que cooperar e decidir conjuntamente sobre as etapas do processo. Com essa abordagem, espera-se um aprendizado significativo que associa a matemática a um resultado tangível e saboroso.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é fortalecer o entendimento dos alunos sobre o conceito de adição de maneira prática e envolvente. Ao medir ingredientes para confeccionar biscoitos, os alunos aplicam o que aprenderam em sala de aula a situações reais, reforçando o uso da matemática no cotidiano. Essa prática não apenas aprimora as habilidades matemáticas básicas dos alunos do 1º ano, mas também incentiva sua criatividade e resolução de problemas, ao decidirem como completarão a receita. Além disso, as crianças desenvolvem habilidades sociais importantes ao trabalhar em duplas, como a cooperação e o respeito mútuo, aguardando sua vez para falar e participar das atividades.

  • Promover a compreensão do conceito de adição em práticas cotidianas.
  • Estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas através de atividades práticas.
  • Desenvolver habilidades sociais como cooperação e respeito mútuo.
  • Aplicar o conhecimento matemático em um contexto real, promovendo o aprendizado significativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA06: Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
  • EF01MA08: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade gira em torno da prática da adição através de formas práticas e tangíveis. Os alunos terão a oportunidade de entender a utilização de números naturais não apenas como símbolos abstratos, mas como ferramentas práticas do dia-a-dia. Serão estimulados a resolver e criar seus próprios problemas matemáticos, incentivando a criatividade e a aplicação prática do conhecimento em contextos reais. O uso de materiais manipuláveis, como colheres medidoras e ingredientes, visa proporcionar um ambiente de aprendizado sensorial, onde os alunos podem ver, tocar e manipular as quantidades, facilitando a internalização dos conceitos matemáticos de adição.

  • Prática de adição utilizando ingredientes de receita.
  • Identificação de números naturais em contextos diários.
  • Resolução de problemas práticos de adição.
  • Uso de materiais manipuláveis para entender conceitos matemáticos.

Metodologia

A metodologia desta atividade está centrada na aprendizagem ativa e experiencial. Os alunos serão incentivados a aprender fazendo, através da prática culinária que integra conceitos matemáticos. Cada dupla terá a responsabilidade de seguir os passos da receita, discutindo e decidindo juntos como medir e adicionar os ingredientes. Essa prática não só facilita o entendimento matemático através de um contexto concreto, mas também promove habilidades interpessoais valiosas, como cooperação e comunicação eficaz. A abordagem mão-na-massa permite que os alunos vejam resultados imediatos de suas operações matemáticas, tornando o aprendizado divertido e significativo.

  • Aprendizagem ativa e experiencial.
  • Trabalho em duplas para promover a cooperação.
  • Prática mão-na-massa para concretizar conceitos abstratos.
  • Discussão e tomada de decisões conjuntas pelos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para ser conciso e eficaz, sendo realizado em uma aula de 60 minutos. Durante esse tempo, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade e às etapas do preparo do biscoito, seguidos pela execução prática. A decisão por uma única aula tem como objetivo garantir o foco e a atenção dos alunos durante toda a atividade, permitindo que todas as etapas, desde a medição dos ingredientes até a discussão final sobre a experiência, sejam concluídas eficientemente. Após a prática, haverá um momento para a reflexão coletiva, onde os alunos poderão compartilhar suas experiências e aprendizados.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, execução prática da receita, discussão e reflexão.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula realizando uma breve introdução sobre o que será feito. Explique aos alunos que eles aprenderão a somar de um jeito diferente, preparando biscoitos. Utilize uma linguagem simples e faça perguntas para captar a atenção deles. É importante que você observe se todos os alunos compreenderam a atividade proposta. Durante a introdução, incentive os alunos a expressarem suas expectativas. Avalie a compreensão dos objetivos da atividade através das respostas dadas por eles.

    Momento 2: Organizando as Duplas e Revisando Ingredientes (Estimativa: 10 minutos)
    Organize os alunos em duplas, considerando diferentes níveis de habilidade para promover a cooperação. Apresente os ingredientes e as quantidades necessárias, utilizando imagens ou as próprias embalagens para facilitar a compreensão. Permita que os alunos manuseiem os ingredientes e utensílios, incentivando a interação. Sugira intervenções caso você perceba que alguma dupla esteja encontrando dificuldades em se organizar, ajudando-os a dividir tarefas. Avalie o engajamento inicial e a organização do grupo observando a participação dos alunos.

    Momento 3: Execução Prática da Receita (Estimativa: 30 minutos)
    Permita que cada dupla comece a preparar a receita. Oriente para que eles somem a quantidade dos ingredientes necessários. Circulando pela sala, observe se estão seguindo as instruções corretamente. Ofereça apoio quando necessário, mas incentive a autonomia. É importante que você faça perguntas que estimulem o raciocínio lógico, como 'Quantas colheres faltam para completar a quantidade necessária?'. A avaliação aqui será feita através da observação direta das ações dos alunos durante o preparo dos biscoitos e da cooperação entre eles.

    Momento 4: Discussão e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a atividade com uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido. Pergunte aos alunos como se sentiram durante a atividade e o que acharam difícil. Incentive-os a refletirem sobre a aplicação da soma na execução da receita e a importância do trabalho em equipe. É importante que você valorize as contribuições de todos os alunos e crie um ambiente de respeito mútuo. A avaliação deste momento será feita através das reflexões partilhadas pelos alunos e pela capacidade deles em relacionar a prática com o conteúdo teórico de adição.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Aproveite o fato de os alunos não possuírem condições especiais para garantir que todos estejam participando igualmente. Utilize materiais visuais para ajudar na compreensão dos ingredientes e etapas da receita. Se possível, tenha uma condução adaptada caso algum aluno tenha mais dificuldades motoras ao utilizar os materiais. Certifique-se de que as duplas estão equilibradas em termos de habilidade, encorajando a colaboração entre os pares. Use uma linguagem simples e direta, sempre verificando a compreensão de cada aluno ao longo da atividade.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada em múltiplos aspectos para garantir um panorama completo do desenvolvimento dos alunos. A avaliação formativa ocorre durante a atividade, observando a participação, cooperação e compreensão dos conceitos pelos alunos. O objetivo é avaliar não só o conhecimento matemático, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais. Critérios incluem a precisão nas medições, o trabalho em equipe e o envolvimento ativo com a atividade. Exemplos práticos incluem observar se as duplas conseguem realizar as adições corretamente e se compartilham suas tarefas de modo equitativo. Para garantir equidade, o feedback formativo será utilizado para orientar os alunos durante o processo e ajudá-los a refletir sobre seu próprio aprendizado, respeitando os ritmos individuais de cada criança.

  • Avaliação formativa através da observação direta.
  • Critérios: precisão nas medições, cooperação e engajamento.
  • Feedback formativo para orientar e apoiar o aluno.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais de fácil acesso e baixo custo. Serão utilizados ingredientes básicos de cozinha, como farinha, açúcar e manteiga, junto a materiais de medição como colheres e tigelas. Ferramentas simples como papel e lápis servirão para os alunos registrarem as operações de adição que realizarem. Esses recursos são escolhidos para a segurança e acessibilidade, proporcionando uma experiência de aprendizado prática e tátil.

  • Ingredientes de cozinha: farinha, açúcar, manteiga.
  • Material de medição: colheres, tigelas.
  • Ferramentas para registro: papel e lápis.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos que os professores enfrentam diversas demandas e, diante disso, é essencial criar estratégias acessíveis e eficazes para garantir inclusão. Para essa atividade, como não há alunos com condições específicas, o foco será em práticas que mantenham todos engajados. Estratégias incluem organizar a sala de modo que todos possam ver e participar das demonstrações, além de promover trabalhos em grupos mistos para incentivar a troca de experiências entre alunos com diferentes habilidades. A atenção a sinais de engajamento ou dificuldade durante a atividade ajuda a ajustar o suporte oferecido imediatamente, garantindo que todos alcancem o objetivo pedagógico.

  • Organização da sala de aula para facilitar a interação e visibilidade.
  • Participação em grupos mistos para troca de experiências.
  • Observação atenta para sinais de engajamento e ajuste imediato do suporte.

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