A Caça ao Tesouro dos Números

Desenvolvida por: Antonio (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Contagem e Reconhecimento de Números

A Caça ao Tesouro dos Números é uma atividade lúdica destinada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Essa atividade tem como objetivo principal desenvolver habilidades matemáticas iniciais através de uma caça ao tesouro. Durante a atividade, as crianças receberão pistas que contêm desafios numéricos, como identificar quantidades, ordenar números ou reconhecer simples códigos numéricos. Cada acerto permitirá que elas avancem para a próxima pista, até finalmente encontrarem o 'tesouro'. Este método de aprendizagem é envolvente e incentiva a cooperação, o raciocínio lógico e a aplicação prática dos conceitos matemáticos estudados em sala de aula. Além disso, a experiência proporciona um contexto real para a utilização dos números, fazendo com que as crianças se familiarizem com eles de maneira prazerosa e significativa, ao mesmo tempo que reforça a importância da resolução de problemas de forma colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem concentram-se em permitir que os educandos utilizem os números como indicadores de quantidade e ordem em variadas situações do dia a dia. Através do formato de caça ao tesouro, espera-se que os alunos entendam a aplicação prática dos números e como podem ser utilizados não apenas para contagem, mas também como códigos em diferentes contextos. Também se busca que as crianças se apropriem de estratégias de contagem, procurando sempre uma aproximação por meio de agrupamentos e pareamentos, enriquecendo assim suas experiências matemáticas iniciais.

  • Desenvolver a capacidade de identificar números como indicadores de quantidade e ordem.
  • Reconhecer códigos numéricos simples em contextos cotidianos.
  • Adotar diferentes estratégias de contagem precisa e aproximada.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a utilização de números em diferentes contextos e a importância deles como códigos e para contagem. A atividade irá se concentrar nas habilidades de contagem e identificação de ordens numéricas, usando estratégias de agrupamento e pareamento durante a caça ao tesouro. O foco será dado à aplicação prática e ao entendimento dos alunos sobre como os números interagem e operam além de suas representações básicas, fortalecendo as habilidades cognitivas e analíticas desde cedo.

  • Identificação de quantidades associadas a números.
  • Uso de números como indicadores de ordem e códigos.
  • Contagem exata e aproximada através de estratégias diversas.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é centrada no aprendizado baseado em jogos, especificamente através de uma caça ao tesouro. Essa abordagem propicia um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, no qual as crianças são motivadas a participar ativamente da solução de problemas numéricos. A metodologia inclui a resolução de pistas numéricas que facilitam a construção de conhecimento de forma colaborativa. Além disso, a inclusão de desafios progressivos auxilia no desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e criatividade.

  • Aprendizagem baseada em jogos.
  • Resolução de problemas colaborativa.
  • Uso de pistas numéricas progressivas para engajamento.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para otimizar o tempo de participação e assimilação dos alunos, sendo dividido em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à temática do jogo e começarão a resolver as primeiras pistas, focando em identificar números e suas quantidades associadas. Já na segunda aula, eles continuarão na resolução dos desafios mais complexos, envolvendo reconhecimentos de códigos numéricos e finalizando com a busca e descoberta do tesouro final.

  • Aula 1: Introdução à caça ao tesouro e resolução das primeiras pistas envolvendo quantidades.
  • Aula 2: Continuação dos desafios com foco em reconhecimento de códigos e localização do tesouro.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, focando na observação das estratégias usadas pelos alunos para resolver os desafios numéricos. O docente deverá prestar atenção em como os estudantes identificam e aplicam conceitos de quantidade e ordem dos números, além de reconhecer códigos. Os critérios incluirão: participação ativa, habilidade de resolução de problemas, colaboração em grupo e a capacidade de utilizar estratégias de contagem adequadamente. Exemplos incluem a correta identificação de números como quantidade em pistas específicas ou a habilidade em reconhecer um número como um código requerendo uma ação específica dentro do jogo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução eficaz da atividade, serão necessários recursos que possibilitem um ambiente envolvente e estimulante. Esses materiais devem ser selecionados de acordo com a faixa etária e o nível de habilidade dos alunos, proporcionando segurança e motivação durante a atividade e aprendizagem.

  • Cartões numerados e pistas impressas.
  • Mapa do tesouro adaptado à sala de aula.
  • Materiais para demarcar o caminho, como fitas ou cones.

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