Aventura dos Números no Cotidiano

Desenvolvida por: Lucivâ… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números no Cotidiano

A Aventura dos Números no Cotidiano é uma atividade pedagógica prática destinada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, onde eles serão encorajados a explorar o ambiente escolar para encontrar números em variados contextos. Munidos de pranchetas e lápis, cada criança ou dupla irá anotar onde encontraram cada número e como ele é utilizado naquela situação específica, diferenciando seus usos em termos de quantificação, ordenação, ou como códigos de identificação. Esta atividade não só estimula a observação e a análise crítica dos estudantes sobre a presença e importância dos números em seu cotidiano, mas também promove a compreensão de suas diversas aplicações. Ao final da exploração, uma roda de conversa será organizada para que os alunos possam discutir sobre as diferentes utilidades dos números que encontraram, permitindo a partilha de descobertas e o fortalecimento de aprendizados conjuntos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência de aprendizagem imersiva sobre os números e suas funções distintas no cotidiano. Deseja-se que os alunos reconheçam os números não apenas como indicadores de quantidades, mas também como elementos ordenadores e códigos de identificação em diversos contextos. Esta prática promove habilidades de observação, exploração e análise crítica, fundamentais para a compreensão integral dos conceitos numéricos e sua aplicabilidade.

  • Explorar o ambiente escolar em busca de números em diferentes contextos.
  • Diferenciar os usos dos números para quantificar, ordenar ou como código de identificação.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica.
  • Estimular a discussão em grupo sobre as descobertas feitas durante a atividade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Conteúdo Programático

Através desta atividade, os alunos terão a oportunidade de compreender a presença e a utilidade dos números em seu cotidiano, abrangendo conceitos como quantidade, ordem e identificação. A prática estimula a exploração do ambiente, promovendo um aprendizado significativo sobre a matemática e sua aplicação no mundo real.

  • Reconhecimento dos números no cotidiano.
  • Diferenciação dos usos dos números: quantificação, ordenação e código de identificação.
  • Desenvolvimento de habilidades de observação e análise.

Metodologia

A atividade será realizada seguindo a metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos serão incentivados a explorar ativamente o ambiente escolar em busca de números em diferentes contextos. Com o apoio de pranchetas e lápis, cada aluno ou dupla anotará suas descobertas, fomentando a aprendizagem através da prática e exploração. A roda de conversa ao final permitirá a troca de experiências e aprofundamento do aprendizado.

  • Exploração do ambiente escolar.
  • Análise e registro das descobertas.
  • Roda de conversa para discussão das utilidades dos números encontrados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão a exploração do ambiente escolar. Na segunda aula, haverá a partilha das descobertas na roda de conversa.

  • Aula 1: Exploração do ambiente em busca de números e suas utilidades.
  • Aula 2: Roda de conversa para discussão e partilha das descobertas.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada por meio da observação da participação ativa dos alunos durante a exploração do ambiente e na roda de conversa, bem como pela análise dos registros feitos em suas pranchetas. Será dada atenção à capacidade dos estudantes em identificar diferentes usos dos números, bem como sua habilidade em comunicar as descobertas feitas. A qualificação da participação e a profundidade das análises registradas serão consideradas para avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema abordado.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos simples, porém essenciais para o sucesso da exploração e registro das descobertas. É fundamental que cada aluno ou dupla esteja equipada com pranchetas e lápis, facilitando a anotação das observações feitas durante a exploração do ambiente escolar.

  • Pranchetas
  • Lápis

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo