Aventura dos Números Perdidos

Desenvolvida por: Camila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números e operações

A atividade 'Aventura dos Números Perdidos' é uma proposta lúdica para o ensino de matemática focada em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nela, os estudantes serão inseridos em uma emocionante caça ao tesouro dentro da sala de aula, onde a missão é encontrar números que foram 'perdidos'. Utilizando dicas que remetem a quantidades ou ordens, as crianças deverão procurar os números escondidos nos mais diversos cantos da classe. Ao encontrar cada número, deverão colá-los em uma cartolina na sequência correta, formando assim uma grande linha numérica. Esta atividade tem como objetivo principal orientar os alunos na identificação de números e na compreensão de sua sequência, além de demonstrar a aplicabilidade destes em variadas situações cotidianas. Por meio de uma dinâmica que encoraja a cooperação entre os participantes, esta tarefa promove também o desenvolvimento de habilidades de observação e lógica, alinhadas à habilidade EF01MA01 da Base Nacional Comum Curricular.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma compreensão prática e significativa sobre números e suas sequências. Visamos, através de uma metodologia ativa, não apenas o reconhecimento de números naturais como indicadores de quantidades ou de ordem mas também o entendimento de sua função e importância em diferentes contextos cotidianos. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de observação, raciocínio lógico e cooperação, ao passo que se engajem ativamente na busca e organização dos números. Ao final da atividade, os alunos deverão ser capazes de identificar sequências numéricas e compreender seu papel como representantes de ordem e quantidade no nosso dia a dia, além de reconhecer casos em que números servem como código de identificação.

  • Reconhecer e organizar números em sequência.
  • Compreender a aplicação dos números em situações cotidianas.
  • Desenvolver habilidades de observação e cooperação.
  • Estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas.

Conteúdo Programático

A atividade se insere no conteúdo programático de matemática voltado ao reconhecimento e ordenação de números naturais, abrangendo a habilidade de utilizá-los como indicador de quantidade ou de ordem em contextos diversos. Será explorado o significado dos números em situações cotidianas, incentivando o aluno a perceber sua presença e aplicação em seu entorno, facilitando assim a construção de um aprendizado mais integrado e prático sobre o tema.

  • Reconhecimento de números naturais.
  • Sequência numérica.
  • Aplicação dos números em situações cotidianas.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', que incentiva os alunos a serem os protagonistas do processo de aprendizagem. Os estudantes, divididos em pequenos grupos, embarcarão numa caça ao tesouro dentro da própria sala de aula, procurando por números escondidos baseados em dicas. Esta abordagem promove uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa, onde os alunos aplicam conceitos matemáticos de forma prática, desenvolvendo habilidades sociais e cognitivas no processo.

  • Caça ao tesouro para encontrar números.
  • Organização de números encontrados em sequência numa cartolina.
  • Discussão em grupo sobre a aplicação dos números no cotidiano.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total terá a duração de 3 horas, divididas em 3 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma breve introdução e início da caça. A segunda aula será dedicada à continuação da busca e início da organização dos números. E na última aula, a finalização da linha numérica e uma discussão sobre as aprendizagens.

  • Aula 1: Introdução e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação da caça e início da organização dos números.
  • Aula 3: Finalização da linha numérica e discussão sobre as aprendizagens.

Avaliação

A avaliação da atividade se dará por meio da observação contínua do envolvimento e participação dos alunos durante as etapas da caça ao tesouro, sua capacidade de trabalhar em equipe, a organização dos números na sequência correta e a habilidade de aplicar o conhecimento adquirido em discussões. Será valorizada a demonstração de iniciativa, o respeito às ideias dos colegas e a capacidade de resolver problemas de forma criativa e lógica. Exemplos práticos da aplicação dos números em situações cotidianas trazidos pelos alunos também serão considerados como critério de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, precisaremos de números de papel ou cartolina escondidos pela sala, dicas impressas relacionadas a cada número, cartolinas grandes para a colagem dos números na ordem correta, cola e materiais de pintura para decoração da linha numérica. Além dos materiais físicos, o uso de um espaço adequadamente preparado que estimule a exploração e a descoberta é essencial para o sucesso da atividade.

  • Números de papel ou cartolina.
  • Dicas impressas para a caça.
  • Cartolinas grandes.
  • Cola e materiais de pintura.
  • Espaço preparado para a atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo