O Banco Escolar é uma atividade prática interativa, concebida para introduzir alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao mundo das finanças, através de um sistema de banco simulado dentro da sala de aula. Com a utilização de dinheiro de brinquedo, esta atividade pedagógica visa a ensinar as crianças a realizar operações financeiras básicas como depósitos, saques e trocas, além de reconhecer os diferentes valores de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro. Pela prática de somar, subtrair e fazer trocos, os alunos desenvolvem habilidades matemáticas essenciais de forma divertida e significativa, enquanto ganham compreensão sobre a importância e a função do dinheiro no dia a dia. Ao atuarem como 'funcionários' e 'clientes' do banco, eles exploram conceitos de economia e matemática, estimulando o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais através da metodologia ativa de aprendizagem.
O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento de habilidades matemáticas e de compreensão do sistema monetário em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, de forma lúdica e significativa. Os alunos aprenderão a identificar e relacionar diferentes valores monetários, realizar operações matemáticas simples, como adição e subtração, e entender a aplicação prática destes conceitos em situações cotidianas por meio de transações financeiras simuladas. Além disso, buscará incentivar a cooperação, o trabalho em equipe e a capacidade de seguir instruções, estimulando também o desenvolvimento socioemocional e cognitivo dos alunos.
Esta atividade aborda conteúdos fundamentais relacionados ao sistema monetário e operações matemáticas básicas. Os alunos terão a oportunidade de praticar adição e subtração com valores monetários, aprender sobre o uso e a importância do dinheiro, e desenvolver habilidades de resolução de problemas em situações práticas. Ao simular um ambiente bancário, a atividade proporciona uma vivência prática do conceito de compra, venda e gestão de recursos, além de promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe e tomada de decisão.
A atividade será conduzida utilizando a metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Eles participarão ativamente da simulação de um banco, assumindo os papéis de 'funcionários' e 'clientes'. Esta abordagem prática visa a promover uma maior interação entre os alunos e com o conteúdo, facilitando a assimilação dos conceitos ensinados. Serão utilizadas estratégias como trabalho em grupo, jogos de simulação e resolução de problemas reais para engajar os alunos e estimular o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento.
A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos o conceito do banco e explicaremos as regras da atividade. Os alunos então se familiarizarão com o dinheiro de brinquedo e realizarão operações simples sob orientação. Na segunda aula, ampliaremos as atividades para incluir transações mais complexas e promoveremos discussões em grupo sobre as experiências vivenciadas. O encerramento contará com um espaço para reflexão e feedback dos alunos sobre o aprendizado.
A avaliação da atividade será formativa e contínua, levando em consideração a participação e o engajamento dos alunos durante as simulações e discussões. Observaremos a capacidade dos alunos de identificar e utilizar diferentes valores monetários, realizar cálculos simples e aplicar logicamente os conceitos em situações práticas. Também será avaliado o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe e resolução de conflitos. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo da atividade, para incentivar o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Para a execução da atividade Banco Escolar, serão necessários alguns recursos, como dinheiro de brinquedo representando diferentes valores de cédulas e moedas, materiais para simular o ambiente de um banco (como mesas para caixas e atendentes e cadeiras para os clientes), e placas indicativas dos diferentes setores do banco. A utilização desses recursos busca criar um cenário realista que facilite a imersão dos alunos na experiência de aprendizagem, incentivando a interação e o engajamento ativo na atividade.
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