A atividade 'Brincando de Loja Matemática' foi desenvolvida para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental com o intuito de aproximá-los do conceito de valores monetários e contagem de forma prática e lúdica. Nesta atividade, os alunos irão participar de um ambiente simulado de compras, onde serão tanto vendedores quanto compradores de uma loja fictícia. Cada criança terá um conjunto de fichas numeradas representando moedas, enquanto os produtos da loja terão preços definidos. A principal tarefa é que os alunos calculem e somem as fichas necessárias para realizar suas compras. Por meio dessa prática, estimulam-se habilidades como a associação de números a quantidades e a compreensão básica de soma e subtração, alicerçando noções financeiras e matemáticas do cotidiano. Assim, além de promover a interação social e o trabalho em equipe, a atividade contribui para o desenvolvimento do raciocínio matemático e a familiarização com o uso funcional dos números em situações diárias.
O objetivo pedagógico da atividade é desenvolver a compreensão dos estudantes sobre a aplicação prática dos números no dia a dia, especialmente no que diz respeito à contagem e ao manuseio de valores monetários. Através do jogo simbólico, as crianças irão reforçar habilidades essenciais para o raciocínio lógico e crítico, complementando a teoria com a prática lúdica. Além disso, a atividade incentiva a tomada de decisão e a resolução de problemas, fundamentais para o desenvolvimento de autonomia e autoconfiança na aprendizagem matemática.
O conteúdo programático da atividade foca-se na contagem e estimativa de quantidades associadas a valores monetários, alinhando-se aos objetivos da BNCC para o 1º ano. Os alunos terão a oportunidade de explorar o conceito de números como representações simbólicas de quantidade, além de praticar a soma simples, uma base crucial para o entendimento matemático. A metodologia adotada visa garantir que o aprendizado ocorra de forma contextualizada e significativa, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento de habilidades interpessoais.
A metodologia aplicada nesta atividade utiliza a abordagem lúdica como ferramenta primordial de ensino, motivando os alunos através do 'aprender fazendo'. As crianças participarão ativamente de um cenário simulado que gera um ambiente envolvente para praticar a contagem e o manuseio de números com significado. Ao assumir papéis distintos, os estudantes não apenas absorvem conteúdos matemáticos, como também constroem competências sociais fundamentais como a cooperação e a comunicação eficaz.
O cronograma da atividade está estruturado para uma carga horária de 3 horas, que será dividida em duas seções de 90 minutos cada. Este planejamento considera o ritmo de aprendizado dos alunos do 1º ano, permitindo um equilíbrio entre instrução, prática e reflexão sobre a atividade realizada. As sessões são projetadas para introduzir conceitos, permitir a aplicação prática e avaliar o entendimento alcançado de maneira eficaz, sempre respeitando o tempo de envolvimento e concentração das crianças.
A avaliação da atividade será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação individual e em grupo das crianças durante a simulação de compras. Os alunos serão avaliados em sua capacidade de contar corretamente as fichas, fazer associações precisas entre as quantidades e os valores estipulados e cooperar eficazmente em seus papéis de vendedores e compradores. Exemplos de avaliação incluem verificar a precisão das somas realizadas com as fichas, bem como a capacidade de comunicação durante as transações. Feedback individual e grupal será fornecido, destacando sucessos e pontos de melhoria.
Os recursos necessários para a realização da atividade são simples, mas essenciais para a simulação autêntica de uma loja e facilitar a prática dos conceitos matemáticos fundamentais. As ferramentas escolhidas tem o objetivo de maximizar a interação dos estudantes com os números e valores monetários de forma prática e divertida.
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