Brincando de Robô Matemático

Desenvolvida por: Prisci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Programação e Números

Nesta atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão explorar conceitos numéricos através de comandos de programação simples. Eles serão desafiados a utilizar sequências numéricas para programar um pequeno robô a mover-se pela sala de aula, seja este robô um dispositivo físico ou uma simulação digital. A proposta é que, através do lúdico, as crianças compreendam os números não apenas como quantidades, mas também como indicadores de ordem e direção. A dinâmica permite que os alunos desenvolvam habilidades de raciocínio lógico e sequência enquanto se divertem e colaboram com os colegas.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão inicial dos números como ferramentas para indicar ordem e sequência através de uma abordagem prática e divertida. Ao interagirem com o robô, as crianças aprenderão sobre a aplicação dos números no direcionamento e movimentação. A atividade foi desenhada para aprimorar suas habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas, ao mesmo tempo em que promovem a cooperação e comunicação entre os pares.

  • Compreender a aplicação dos números em ordens e sequências.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
  • Estimular a colaboração em atividades de grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade oferece um mergulho inicial no mundo da programação e dos números com aplicabilidade prática imediata. Ao apresentar os conceitos de sequência e direção de forma lúdica, este plano de aula promove a reflexão sobre a importância dos números em diferentes contextos. Os alunos terão a oportunidade de vivenciar como os números guiam movimentos e ações, estimulando o raciocínio matemático em situações reais.

  • Conceito de sequência numérica.
  • Interpretação dos números como indicadores de direção e ordem.
  • Conceitos básicos de programação.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade combina abordagens práticas e lúdicas para criar um ambiente de aprendizagem envolvente e participativo. Os alunos trabalharão em grupos pequenos, incentivando o diálogo e a colaboração. A instrução guiada pelo professor será intercalada com momentos de exploração autônoma, proporcionando uma experiência de aprendizagem equilibrada e efetiva.

  • Trabalho em grupos pequenos.
  • Instrução guiada pelo professor.
  • Exploração prática e autônoma.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade abrange duas aulas de 60 minutos, focadas na introdução e prática dos conceitos de números em programação. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de programação através de uma explicação prática e preparação do ambiente de aprendizagem. Na segunda aula, os alunos colocarão em prática seus conhecimentos adquiridos, completando desafios de programação com seus robôs, refletindo sobre suas experiências.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de sequência numérica e programação. Preparação do ambiente.
  • Aula 2: Aplicação prática com robôs e reflexão sobre a experiência de aprendizagem.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, baseada na observação do envolvimento dos alunos, compreensão dos conceitos e capacidade de aplicar sequências numéricas para controlar o robô. O professor deverá interagir com pequenos grupos, observando a habilidade das crianças em colaborar e solucionar problemas. Exemplos de critérios avaliativos incluem a capacidade do aluno em explicar como utilizou as sequências numéricas para direcionar o robô, sua proatividade em colaborar com os colegas e a precisão com que o robô executa os comandos programados.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer uma seleção de materiais que incentivam a interação prática e o engajamento visual. A utilização de robôs, sejam físicos ou digitais, cria um ambiente estimulante para que os alunos experimentem a programação de maneira tangível. Recursos adicionais como cartões de direção e números apoiam o entendimento dos comandos e promovem uma experiência de aprendizagem enriquecedora.

  • Robôs (físicos ou aplicativo de simulação).
  • Cartões numerados com direções.
  • Espaço adequado para movimentação dos robôs.

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