Caça ao Número Mágico

Desenvolvida por: Andrei… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números e operações

A atividade 'Caça ao Número Mágico' é uma proposta lúdica, divertida e educativa destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Projetada para ser realizada ao ar livre, no parquinho ou no pátio da escola, essa aventura pedagógica tem como objetivo principal a exploração dos números de forma prática e interativa. A atividade envolve a 'caça' a números escondidos, que estarão camuflados dentro de envelopes coloridos distribuídos por toda a área designada. Os estudantes, em grupos ou individualmente, terão a tarefa de encontrar esses envelopes e, ao localizar cada um, deverão anotar o número encontrado em uma folha especial. Para consolidar o aprendizado de cada número, os alunos irão representar graficamente a quantidade correspondente por meio de desenhos ou símbolos, exercitando também suas habilidades artísticas e de representação. Essa prática não só reforça o reconhecimento numérico e a capacidade de contar, como também estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas em um contexto externo ao ambiente de sala de aula tradicional. A finalização da atividade acontece com uma contagem coletiva, onde cada aluno terá a oportunidade de compartilhar seus números encontrados com o grupo, praticando as habilidades de fala, escuta e escrita, além de promover a interação social.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma compreensão concreta dos princípios básicos da matemática relacionados a números e quantidades. Através de uma abordagem prática e lúdica, busca-se incentivar o reconhecimento numérico, a contagem, a representação de quantidades e a habilidade de registrar dados de forma gráfica. Complementarmente, almeja-se desenvolver habilidades sociais, como a comunicação efetiva, a escuta ativa, o trabalho em equipe e a colaboração. O componente ao ar livre da atividade serve para estimular também a percepção sensorial e a interação com o ambiente, promovendo uma aprendizagem holística.

  • Reconhecer números em diferentes contextos e formatos.
  • Contar quantidades de maneira sequencial e organizada.
  • Representar graficamente quantidades correspondentes aos números.
  • Praticar habilidades de fala e audição durante a apresentação dos números.
  • Estimular o trabalho em equipe e a interação social durante a busca e compartilhamento dos números achados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA02: Reconhecer e nomear números naturais até a dezena, associando-os à sua quantidade correspondente.
  • EF01MA03: Contar quantidades, em diferentes contextos, até 20 objetos.
  • EF01MA22: Produzir registros de números encontrados em contextos variados, utilizando escrita numérica e representações gráficas.

Conteúdo Programático

Este plano de aula situa-se dentro do conteúdo programático do 1º ano, focando em números e operações, com ênfase especial na identificação, contagem e representação de números. Ao integrar a exploradação física do ambiente com a matemática, proporciona aos alunos uma forma tangível de conectar abstrações numéricas com a realidade palpável, uma estratégia eficaz na inicialização do processo de aprendizagem matemática nesta faixa etária.

  • Identificação de números em contextos diversos.
  • Contagem sequencial e não sequencial de objetos e representações.
  • Representação gráfica de números e quantidades.
  • Comunicação e expressão oral de ideias matemáticas.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Metodologia

A metodologia ativa será empregada durante esta atividade, colocando os estudantes no centro do processo de aprendizagem e incentivando sua participação ativa. Serão utilizadas técnicas que promovam a exploração e descoberta, permitindo que os alunos conectem os conceitos matemáticos com suas próprias experiências e entendimentos. O trabalho em equipe será encorajado para desenvolver habilidades sociais, enquanto a representação gráfica dos números encontrados vai integrar arte e matemática, consolidando o aprendizado de forma multidisciplinar.

  • Caça ao número com envelopes coloridos ao ar livre.
  • Representação gráfica de números através de desenhos e símbolos.
  • Contagem coletiva e apresentação dos números encontrados.
  • Discussão em grupo sobre os diferentes métodos de representação numérica.
  • Utilização de materiais recicláveis para a confecção dos envelopes e folhas de registro.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 60 minutos cada, distribuídas da seguinte maneira: Aula 1 - Introdução ao conceito de números e preparação para a caça; Aula 2 - Execução da caça ao número no parquinho/pátio; Aula 3 - Atividade de representação gráfica dos números encontrados; Aula 4 - Contagem coletiva e apresentação dos números por parte dos alunos.

  • Aula 1: Introdução e preparação para a atividade.
  • Aula 2: Realização da caça ao número no parquinho/pátio.
  • Aula 3: Atividade de representação gráfica dos números.
  • Aula 4: Contagem coletiva e apresentação dos resultados.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será qualitativa e formativa, observando a participação, engajamento e colaboração dos alunos durante a caça aos números e as etapas subsequentes. Avaliar-se-á também a capacidade de representar graficamente os números encontrados, além de se considerar o empenho em comunicar e explicar os números durante a contagem coletiva. Exemplos específicos de sucesso podem incluir a adequada identificação e anotação de números, demonstração de técnicas criativas de representação e a habilidade de trabalhar bem em equipe. Feedback construtivo será fornecido para incentivar o contínuo desenvolvimento das habilidades matemáticas e sociais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem envelopes coloridos, folhas de papel para anotação e representação gráfica, canetas e lápis coloridos, e adereços para esconder os envelopes pelo parquinho ou pátio. Também será importante dispor de espaço ao ar livre seguro para a movimentação das crianças. A utilização de materiais recicláveis é incentivada para a confecção de parte do material, promovendo uma consciência ambiental junto ao aprendizado matemático.

  • Envelopes coloridos com números escondidos.
  • Folhas de papel para anotação e desenhos.
  • Canetas e lápis coloridos para as representações.
  • Espaço ao ar livre para a realização da caça aos números.
  • Materiais recicláveis para a confecção de envelopes e papel de registro.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo