Caça ao Tesouro das Estações

Desenvolvida por: Jurema… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Matemática]
Temática: [As estações do ano e resolução de problemas matemáticos]

[Nesta atividade, intitulada 'Caça ao Tesouro das Estações', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de uma emocionante aventura de caça ao tesouro. A atividade é projetada para integrar conceitos matemáticos básicos, como somas e subtrações simples, com o aprendizado sobre as quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Os alunos receberão pistas visuais e textuais tematizadas, representando elementos de cada estação: flores para a primavera, sol para o verão, folhas para o outono e neve para o inverno. Cada pista contém um problema matemático, cuja resolução leva à próxima pista, culminando em um 'tesouro' didático. Combinando aprendizagem prática e diversão, a atividade visa melhorar o raciocínio lógico, a capacidade de seguir instruções, e um entendimento básico do ciclo das estações aderindo a um caráter engajador e interativo.]

Objetivos de Aprendizagem

[Os objetivos de aprendizagem estão centrados no desenvolvimento de habilidades básicas em matemática e na familiarização com as estações do ano de forma lúdica. Ao incentivar os alunos a resolver problemas matemáticos contextualizados, eles não apenas fortalecem suas competências em aritmética, mas também adquirem uma compreensão mais profunda dos eventos sazonais. O formato de caça ao tesouro serve como um meio eficaz para capturar o interesse e a curiosidade das crianças, promovendo um ambiente de aprendizagem positivo e colaborativo.]

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas matemáticos simples.
  • Familiarizar-se com os conceitos das quatro estações do ano.

Habilidades Específicas BNCC

  • [EF01MA0

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático foi estruturado para integrar de forma coesa conceitos matemáticos e conhecimentos sobre a natureza e as estações. As atividades têm como base os princípios de aprendizagem por descoberta e construção do próprio saber, aliando matemática básica ao entendimento do ciclo sazonal.]

  • Conceitos básicos das operações de adição e subtração.
  • Identificação e características das estações do ano.

Metodologia

[A metodologia adotada nesta atividade pedagógica é centrada em práticas lúdicas e interativas, promovendo o aprendizado baseado em jogos. Isso envolve uma abordagem prática, onde os alunos participam ativamente na busca e resolução de pistas, permitindo que aprendam no seu próprio ritmo e style para resolução de problemas reais.]

  • Aprendizagem baseada em jogos e atividades práticas.
  • Trabalho colaborativo em pequenos grupos para promover a interação social e troca de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

[O cronograma foi organizado para que cada sessão de 40 minutos seja bem aproveitada, fornecendo tempo adequado para a introdução, execução da atividade e discussões reflexivas. Essa organização permite uma progressão lógica e natural pela atividade, garantindo o máximo envolvimento e aprendizagem.]

  • Introdução à atividade e explicação das regras [40 minuto

Avaliação

[A avaliação será baseada na observação direta das habilidades dos alunos em resolver os problemas matemáticos e na valorização de sua participação ativa durante a atividade. Será considerada a capacidade de trabalhar em grupo, a compreensão das instruções e a aplicação criativa dos conceitos aprendidos. Exemplos de avaliação incluem a anotação das estratégias usadas pelos alunos para resolver problemas e um bate-papo final onde os alunos refletirão sobre suas descobertas e soluções.]

Materiais e ferramentas:

[Os recursos necessários para a execução desta atividade são projetados para criar um ambiente imersivo e estimulante. Utilizar recursos visuais e manipuláveis para representar cada estação tornará o aprendizado mais concreto e acessível, estimulando os sentidos dos alunos e favorecendo a retenção de informações.]

  • Cartões ilustrados com pistas temáticas referentes às quatro estações.
  • Materiais manipulativos para realizar as operações matemáticas (cubos, palitos de contagem, etc.).
  • Espaço aberto ou sala ampla para dispor as pistas e realizar a atividade.
  • Pequenos 'tesouros' simbólicos ou certificados para premiação final.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo