Caça ao Tesouro das Medidas

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Medidas e Grandezas

A Caça ao Tesouro das Medidas é uma atividade lúdica e educativa destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nela, as crianças serão desafiadas a explorar o ambiente escolar em busca de objetos de uso cotidiano, que serão o foco de uma investigação matemática. Equipadas com fitas métricas, balanças e recipientes medidores, os pequenos cientistas terão como missão comparar comprimentos, capacidades e massas dos objetos encontrados durante a caça. O uso de termos como 'mais alto', 'mais curto', 'mais pesado', 'mais leve', e outros, será estimulado para desenvolver habilidades de raciocínio matemático e linguagem específica da área. A aventura culmina com uma discussão em grupo, onde cada equipe compartilha suas descobertas e reflexões, promovendo assim, não apenas o pensamento crítico, mas também habilidades sociais importantes.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade prática é fazer com que os alunos explore conceitos matemáticos de forma divertida e interativa. Ao participarem da caça ao tesouro, eles vão aprender a comparar e ordenar objetos baseados em suas características físicas, como tamanho e peso, além de desenvolver a habilidade de utilizar e interpretar medidas. O uso de equipamentos como fitas métricas, balanças e recipientes medidores, permite uma experiência direta desses conceitos, facilitando a compreensão. A discussão final ajuda a reforçar a aprendizagem, ao permitir que os alunos verbalizem e compartilhem suas descobertas, exercitando também o uso da linguagem matemática e a habilidade de trabalhar em grupo.

  • Comparar e classificar objetos do cotidiano baseando-se em suas dimensões e peso.
  • Manusear instrumentos de medição como fitas métricas, balanças e recipientes medidores.
  • Utilizar termos específicos da matemática para descrever e comparar as grandezas dos objetos.
  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e matemático.
  • Promover a colaboração e a comunicação efetiva entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA15: Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
  • EF01MA16: Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos.
  • EF01MA17: Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Conteúdo Programático

Este plano de aula propõe um mergulho no mundo das medidas e grandezas, utilizando uma abordagem prática e dinâmica. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalha habilidades essenciais para o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Através de atividades de comparação de objetos, os estudantes entrarão em contato com conceitos fundamentais de matemática, como comprimento, capacidade e massa, além de se familiarizarem com o uso de instrumentos de medição e a importância da comunicação e colaboração em processos de aprendizagem coletiva.

  • Medidas de comprimento, capacidade e massa.
  • Uso de instrumentos de medição: fitas métricas, balanças, recipientes medidores.
  • Termos específicos para descrever tamanho e peso.
  • Comparação e classificação de objetos.
  • Trabalho em equipe e comunicação.

Metodologia

A metodologia desta atividade é baseada em Aprendizagem Baseada em Jogos, que promove o engajamento dos alunos através da gamificação dos conceitos matemáticos. A caça ao tesouro como estratégia pedagógica incita a curiosidade e o entusiasmo, incentivando a exploração ativa do ambiente e a colaboração entre os alunos. As equipes serão formadas para fomentar o trabalho coletivo e as habilidades sociais, enquanto enfrentam desafios de comparação de medidas, uso de instrumentos de medição e emprego de vocabulário específico da matemática.

  • Formação de equipes para a caça ao tesouro.
  • Busca e identificação de objetos com base em pistas.
  • Medição e comparação dos objetos encontrados usando instrumentos específicos.
  • Discussão em grupo sobre as descobertas e aplicação dos termos matemáticos.
  • Reflexão coletiva e compartilhamento das experiências.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, a serem realizadas em uma aula única de 200 minutos. Ela será dividida em fases distintas, começando com a introdução e explicação das regras, seguida pela caça ao tesouro propriamente dita, a medição e comparação dos objetos, e finalizando com a discussão em grupo das descobertas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação das equipes.
  • Aula 1: Execução da caça ao tesouro.
  • Aula 1: Medição e comparação dos objetos encontrados.
  • Aula 1: Discussão em grupo e conclusão da atividade.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos durante todas as fases da caça ao tesouro, incluindo a medição e comparação dos objetos, bem como na qualidade da discussão e do uso dos termos matemáticos na fase final. Será valorizado não apenas o resultado final, mas também o processo de aprendizagem, a capacidade de trabalhar em equipe e a aplicação prática dos conceitos matemáticos. Serão observadas a acurácia na utilização dos instrumentos de medição e a clareza na comunicação das descobertas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como fitas métricas, balanças de pequeno porte e recipientes medidores variados, permitindo que os alunos realizem as medições de forma prática e concreta. Além disso, será preparado um conjunto de pistas que conduzirão os alunos aos objetos a serem medidos, integrando a aventura lúdica com o aprendizado matemático.

  • Fitas métricas
  • Balanças de pequeno porte
  • Recipientes medidores
  • Conjunto de pistas impressas
  • Objetos de diferentes tamanhos e formas para a caça

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo