Caça ao Tesouro dos Números

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números e operações

Nesta atividade dinâmica e divertida, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de uma caça ao tesouro intrigante na sala de aula ou no pátio escolar. O objetivo deste jogo é ajudar os alunos a reconhecer os diferentes usos dos números no cotidiano e entender que nem sempre os números indicam quantidade ou ordem, podendo representar códigos ou símbolos em diversas situações. Para isso, o professor esconderá cartões com códigos especiais (como códigos de barras, números de telefone, ou outros símbolos que não se relacionam imediatamente a quantidades ou ordens) em locais estratégicos. Estes 'códigos secretos' conterão pistas que levarão os alunos na busca pelo próximo cartão, até que encontrem o tesouro final. Esta atividade prática propõe um processo de aprendizagem ativa, onde os alunos participam de uma Aprendizagem Baseada em Jogos, Atividade Mão-na-Massa, e Aprendizagem Baseada em Projetos, promovendo a exploração, curiosidade e aprendizado através de uma experiência direta e relevante.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover um entendimento prático e situacional dos números e símbolos no contexto do dia a dia dos alunos, indo além da visão tradicional de que números servem apenas para quantificar e ordenar. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de reconhecer a presença e a importância dos números em diferentes contextos, compreender a ideia de códigos e símbolos numéricos e como eles podem ser utilizados na sociedade. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas, enquanto os alunos colaboram em busca dos códigos secretos.

  • Reconhecer os diferentes usos dos números e símbolos no cotidiano.
  • Entender que os números podem representar códigos ou símbolos em diversas situações.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.
  • Promover a colaboração e as habilidades sociais através do trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
  • EF01MA05: Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Conteúdo Programático

A atividade Caça ao Tesouro dos Números está alinhada com os objetivos pedagógicos que buscam introduzir os alunos à compreensão de que os números e símbolos numéricos têm diversos usos no nosso cotidiano, além da contagem e ordenação tradicionais. O conteúdo programático se fundamenta na exploração dos números como códigos e símbolos, estimulando o raciocínio lógico, a percepção visual de não quantidades numéricas e a interpretação de pistas.

  • Uso dos números na vida cotidiana.
  • Números como indicadores de ordem e quantidade.
  • Números como códigos e símbolos.
  • Resolução de problemas simples.

Metodologia

A abordagem desta atividade será centrada na aprendizagem ativa, por meio da Aprendizagem Baseada em Jogos, Atividades Mão-na-Massa e Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos serão incentivados a explorar o ambiente em busca dos 'códigos secretos', trabalhando em pequenos grupos para promover a interação e o trabalho em equipe. Cada etapa da caça proporcionará aos alunos desafios que estimulem o pensamento crítico e a colaboração, com o professor atuando como facilitador, guiando os alunos através de pistas e incentivando a discussão e reflexão sobre os aprendizados.

  • Utilização de cartões com códigos secretos distribuídos pelo ambiente.
  • Trabalho em pequenos grupos para estimular o trabalho em equipe.
  • Resolução de pistas e desafios para avançar na caça ao tesouro.
  • Discussão em grupo sobre os aprendizados e reflexões ao final da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 4 horas, divididas em 4 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita uma introdução sobre os números e sua presença em diferentes contextos. Nas duas aulas seguintes, os alunos participarão da caça ao tesouro, e na última aula, haverá uma reflexão e discussão sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de números e sua importância.
  • Aula 2: Início da Caça ao Tesouro dos Números.
  • Aula 3: Continuação da Caça ao Tesouro dos Números.
  • Aula 4: Discussão sobre os aprendizados e reflexão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na observação do engajamento dos alunos, na capacidade de trabalharem juntos como equipe e na habilidade de resolver os desafios propostos durante a caça ao tesouro. Será dada atenção especial à capacidade dos alunos de discutir e refletir sobre o uso dos números e símbolos de uma maneira fora do contexto tradicional de contagem e ordenação. Exemplos de comportamentos observáveis incluem a participação ativa nas discussões, a contribuição para a solução de problemas e a interação positiva com os colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários cartões ou pedaços de papel para os 'códigos secretos', marcadores para escrever nos cartões, o ambiente da sala de aula ou pátio para esconder os cartões e um 'tesouro' simbólico para ser encontrado ao final da caça. Materiais adicionais podem incluir fita adesiva para fixar os cartões em locais estratégicos e uma caixa ou recipiente para guardar o 'tesouro'.

  • Cartões ou pedaços de papel.
  • Marcadores coloridos.
  • Fita adesiva.
  • Ambiente da sala de aula ou pátio.
  • Tesouro simbólico.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo