Caça ao Tesouro dos Números

Desenvolvida por: Marine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números e Operações

A atividade 'Caça ao Tesouro dos Números' é projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, visando proporcionar uma experiência lúdica e educativa com o uso de números de 1 a 20. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e embarcarão em uma entusiasmante jornada de descobertas pela sala de aula, onde diferentes números estarão escondidos em uma variedade de formatos como blocos de números, cartas e desenhos. Cada grupo será incumbido de encontrar todos os números seguindo uma lista fornecida, promovendo assim a prática da contagem e reconhecimento numérico. Durante a busca, os estudantes terão o desafio de estarem constantemente estimando se já localizaram mais da metade dos números, menos ou a totalidade, o que estimula seu raciocínio lógico e habilidade de fazer estimativas sobre quantidades. Esta dinâmica não somente abrange a contagem, mas também enfatiza a importância do trabalho em equipe, comunicação eficaz entre os membros do grupo e desenvolve a capacidade de realizar estimativas, aspectos cruciais para o aprendizado matemático e habilidades sociais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é aprimorar o conhecimento dos alunos acerca dos números naturais, incentivando o uso destes como indicadores de quantidade e na sequência numérica de 1 a 20, em diferentes contextos do cotidiano. Visa também desenvolver habilidades de estimativa e comparação entre quantidades, promovendo a capacidade de resolver problemas práticos de forma colaborativa. Este plano busca engajar os alunos em um processo ativo de aprendizagem, onde poderão aplicar conceitos matemáticos em situações práticas, valorizando a importância da matemática nas atividades cotidianas. Espera-se que, ao final desta atividade, os estudantes estejam mais confortáveis e confiantes em sua capacidade de contar, reconhecer números, estimar quantidades e trabalhar em equipe.

  • Identificar e reconhecer números de 1 a 20 em diversos formatos e situações.
  • Desenvolver habilidade de estimar e comparar quantidades.
  • Melhorar a capacidade de trabalhar em equipe e comunicar efetivamente.
  • Aplicar o conhecimento matemático em situações cotidianas através do jogo.
  • Exercitar a capacidade de atenção e observação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar \tem mais\
  • tem menos\" ou \"tem a mesma quantidade\.
  • EF01MA04: Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Conteúdo Programático

A presente atividade foi meticulosamente planejada para abordar conceitos fundamentais de números e operações dentro do currículo de Matemática para o 1º ano do Ensino Fundamental. Vai além da simples memorização de números, envolvendo os alunos em um processo dinâmico de aprendizagem baseada em jogos, onde a comparativa, a contagem e a estimação de quantidades desempenham papéis centrais. Serão abarcadas habilidades essenciais como reconhecer e utilizar números em diferentes contextos, desenvolver a capacidade de fazer estimativas e comparações precisas, e aprender a valorizar o trabalho em equipe e a comunicação.

  • Números naturais de 1 a 20: Reconhecimento, contagem e aplicação.
  • Estimação e comparação de quantidades.
  • Trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades sociais.

Metodologia

A atividade será conduzida através de uma metodologia ativa, envolvendo 'Mão-na-massa', 'Roda de Debate', 'Aprendizagem Baseada em Projetos' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao conceito da caça ao tesouro e suas regras. Durante a busca pelos números, o trabalho em equipe será essencial, assim como a comunicação entre os membros dos grupos. Após a conclusão da tarefa, uma roda de debate será organizada para que os alunos possam compartilhar suas estratégias e aprendizados. Este formato não só garante uma abordagem prática do aprendizado, mas também valoriza a reflexão sobre o processo e os resultados alcançados.

  • Introdução ao conceito da atividade e divisão em grupos.
  • Caça ao tesouro para encontrar e estimar quantidades.
  • Roda de debate para compartilhamento de experiências e estratégias.
  • Revisão dos números encontrados e discussão sobre a importância da estimativa e do trabalho em equipe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem uma duração total de 4 horas, divididas em quatro aulas de 60 minutos cada, a serem realizadas preferencialmente em dias consecutivos para manter o engajamento e a continuidade do aprendizado das crianças.

  • Aula 1: Introdução à atividade e explicação das regras.
  • Aula 2: Início da caça aos números, foco na busca e na colaboração entre grupos.
  • Aula 3: Continuação da caça aos números e início das estimativas.
  • Aula 4: Conclusão da caça, roda de discussão e reflexão sobre aprendizados.

Avaliação

A avaliação terá foco no processo de aprendizagem e colaboração entre os alunos, mais do que em resultados quantitativos. Será avaliada na base da participação ativa, capacidade de estimação, habilidade de trabalhar em equipe e contribuição para a roda de debates. Observações diretas serão feitas para compreender a evolução de cada aluno quanto à confiança na contagem, reconhecimento de números e na execução das estimativas. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao final para encorajar o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, visando facilitar a preparação e garantir a inclusão de todos os alunos. A base da atividade é a interação direta com os materiais e a comunicação entre os alunos.

  • Blocos de números, cartas e desenhos com números de 1 a 20.
  • Fichas de papel contendo a lista de números para cada grupo.
  • Espaço adequado na sala de aula para esconder os números e realizar a caça ao tesouro.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo