Caça ao Tesouro dos Números

Desenvolvida por: Naiara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números e Operações

Nesta atividade prática, denominada 'Caça ao Tesouro dos Números', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo dos números naturais através de uma experiência imersiva e interativa. Divididos em pequenos grupos, os participantes receberão mapas do tesouro que os conduzirão a diferentes coordenadas dentro da sala de aula ou outro ambiente previamente determinado pelo professor. Essas coordenadas, representadas por números naturais, os levarão a descobrir 'tesouros' escondidos - envelopes contendo objetos ou imagens. A missão de cada grupo será encontrar esses envelopes e, por meio da contagem, determinar a quantidade de objetos ou imagens presentes. Esta atividade não só promoverá a exploração espacial e a cooperação entre os alunos, mas também proporcionará uma oportunidade valiosa para praticar a contagem exata, o pareamento e outros métodos de agrupamento. Após a localização e análise de todos os 'tesouros', os grupos serão encorajados a apresentar suas descobertas, partilhando as estratégias utilizadas para identificar as quantidades e discutindo a aplicação dos números naturais para indicar quantidade em situações cotidianas, fomentando assim uma compreensão prática e significativa dos conceitos matemáticos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa para a compreensão dos números naturais como indicadores de quantidade e a prática da contagem em diferentes contextos. Visa-se desenvolver habilidades de contagem exata e estimada, reconhecendo a importância dos números naturais no cotidiano. Os alunos serão estimulados a trabalhar em equipe, desenvolvendo habilidades sociais e cognitivas, ao mesmo tempo que exploram conceitos matemáticos fundamentais de uma forma lúdica e engajante.

  • Identificar números naturais como indicadores de quantidade em diferentes situações
  • Praticar a contagem exata e estimada de objetos
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação
  • Explorar a sala de aula ou outro ambiente de aprendizagem de forma ativa
  • Utilizar estratégias de contagem como pareamento e agrupamentos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a introdução e aplicação prática de conceitos fundamentais dos números naturais, incluindo a contagem exata e estimativa, técnicas de pareamento e agrupamentos, e a utilização de números como indicadores de quantidade em situações cotidianas. Através desta abordagem hands-on, os alunos serão capazes de vivenciar diretamente os conceitos matemáticos, promovendo uma compreensão mais profunda e significativa.

  • Números naturais como indicadores de quantidade
  • Técnicas de contagem exata e estimada
  • Pareamento e agrupamentos
  • Aplicação de números em situações cotidianas
  • Trabalho em equipe e exploração espacial

Metodologia

A metodologia adotada para a Caça ao Tesouro dos Números privilegia a aprendizagem ativa, por meio da qual os alunos são protagonistas do processo de aprendizado. Através de uma abordagem lúdica, os estudantes serão incentivados a explorar o ambiente em busca dos 'tesouros', usando os mapas baseados em números naturais. A análise e discussão em grupo sobre as estratégias de contagem e as quantidades encontradas promovem a reflexão conjunta e a construção coletiva do conhecimento.

  • Divisão da turma em pequenos grupos
  • Uso de mapas do tesouro para guiar a exploração
  • Encontros de 'tesouros' com base em coordenadas
  • Contagem e agrupamentos dos objetos encontrados
  • Apresentação e discussão das estratégias utilizadas e resultados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira, os alunos serão introduzidos ao conceito dos números naturais e suas aplicações, recebendo as instruções para a caça ao tesouro. Na segunda sessão, ocorrerá a exploração prática, seguindo-se a discussão em grupo e apresentações.

  • Aula 1: Introdução aos números naturais e instruções da atividade (60 minutos)
  • Aula 2: Caça ao tesouro, discussão em grupo e apresentações (60 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será prática e formativa, considerando a participação e engajamento de cada aluno no processo de busca e contagem dos tesouros, bem como a colaboração dentro dos grupos. Será dada especial atenção às apresentações finais, nas quais os alunos compartilharão suas estratégias de contagem e discussões sobre a aplicação dos números naturais. A avaliação buscará observar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, tais como a capacidade de contar, estimar, parear e agrupar objetos, além de habilidades sociais como trabalho em equipe e comunicação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários mapas do tesouro personalizados para cada grupo, envelopes contendo diferentes objetos ou imagens para serem 'descobertos', e uma variedade de materiais de apoio como lápis, canetas coloridas e papel para anotações e apresentações. O uso de recursos visuais e tangíveis como os objetos dentro dos envelopes ajudará a consolidar a aprendizagem dos conceitos matemáticos de uma maneira divertida e interativa.

  • Mapas do tesouro com coordenadas
  • Envelopes com objetos ou imagens
  • Lápis e canetas coloridas
  • Papel para anotações e apresentações
  • Objetos diversos para contagem

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo