Caça ao Tesouro Numérico

Desenvolvida por: Neiva … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números e operações

A atividade 'Caça ao Tesouro Numérico' é uma prática pedagógica lúdica destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, a qual se propõe a promover o aprendizado e a compreensão dos números e suas quantidades, bem como introduzir de maneira divertida os conceitos iniciais de adição. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão mapas criptografados que os guiarão na busca por números escondidos no ambiente escolar, seja na sala de aula ou no pátio. Cada número descoberto revelará uma parte de um novo mapa, direcionando os participantes até o próximo ponto da busca. Este processo continuará até que os alunos encontrem o tesouro escondido, representado por uma caixa contendo diversos objetos. A tarefa final dos grupos será estimar e comparar as quantidades desses objetos com os números que foram encontrados durante a jornada, aplicando os conceitos de estimativa e comparação de forma prática. Este jogo não só estimula a associação de números a quantidades mas também promove a interação, o trabalho em equipe e o pensamento crítico dos alunos, fundamentando conceitos matemáticos básicos de uma forma amplamente envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados no desenvolvimento da habilidade de estimar e comparar quantidades através de objetos físicos e números, promovendo o entendimento inicial de conceitos matemáticos como a soma. Destina-se a estabelecer uma base sólida para o raciocínio lógico e matemático, reforçando a capacidade de trabalho em grupo, a cooperação e a resolução de problemas de forma criativa. Através da busca por tesouros, os estudantes são motivados a aplicar conhecimentos matemáticos de forma prática e significativa, preparando-os para desafios mais complexos futuramente.

  • Estimular a associação de números com quantidades de forma lúdica.
  • Desenvolver habilidades de estimativa e comparação de quantidades.
  • Introduzir conceitos básicos de adição e contagem.
  • Promover a interação e trabalho em equipe entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Conteúdo Programático

No contexto desta atividade, os conteúdos programáticos abrangem a identificação e associação de números a quantidades específicas, estimativa e comparação de quantidades dentro de conjuntos de objetos, e a introdução ao conceito de soma. Ele permite que os estudantes explorarem estas áreas da matemática de um modo que transcende o aprendizado tradicional, incentivando-os a aplicar o conhecimento matemático no mundo real através de uma abordagem prática e colaborativa.

  • Associação de números a quantidades
  • Estimativa e comparação de quantidades de objetos
  • Introdução aos conceitos básicos de soma
  • Trabalho em equipe e cooperação

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade, Aprendizagem Baseada em Jogos, tem como foco proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem ativa, interativa e envolvente. Os alunos aplicarão conhecimentos matemáticos de forma prática, através de busca e descobertas, estimativas e comparações, promovendo assim uma maior retenção da informação e um entendimento mais profundo dos conceitos abordados. Esta abordagem visa não apenas o aprendizado dos conceitos matemáticos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação eficaz.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos
  • Utilização de mapas e enigmas para localizar números escondidos
  • Estimativa e comparação de quantidades de objetos no tesouro encontrado
  • Discussões em grupo para estimular o raciocínio crítico e a resolução colaborativa de problemas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos, adequando-se perfeitamente a estrutura curricular para garantir uma experiência de aprendizado rica e completa sem pressionar o tempo de aula regular.

  • Aula 1: Introdução ao jogo, formação dos grupos, distribuição dos mapas e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação da busca, descobrimento do tesouro, atividade de estimativa e comparação das quantidades e discussão em grupo sobre os processos utilizados.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na precisão das estimativas feitas em comparação às quantidades reais dos objetos e na habilidade de trabalhar colaborativamente dentro do grupo. Observações diretas durante a atividade, junto com discussões reflexivas em grupo após a conclusão, permitirão ao professor avaliar o entendimento dos alunos acerca dos conceitos matemáticos aplicados, bem como a sua capacidade de aplicar o conhecimento de forma prática. Serão considerados também critérios como engajamento, comunicação entre os membros do grupo e a estratégia adotada na resolução dos problemas propostos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem mapas codificados e tesouros (caixas com objetos variados) escondidos, além de materiais básicos de sala de aula, como lápis, borrachas e papel. O preparo do ambiente e dos materiais deve ser cuidadosamente planejado para garantir uma experiência imersiva e desafiadora, mantendo sempre a segurança e acessibilidade para todos os alunos.

  • Mapas codificados para cada grupo
  • Caixas contendo objetos variados (o tesouro)
  • Fichas com números escondidos pela sala de aula ou pelo pátio
  • Materiais de escrita (lápis, borrachas, papel)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo