A atividade 'Caça ao Tesouro Numérico' é uma proposta interativa e tecnológica que tem como objetivo imergir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na matemática de forma lúdica e significativa. Utilizando tablets ou computadores, os estudantes acessarão um aplicativo ou website de caça ao tesouro, previamente personalizado pelo professor, para explorar o conceito dos números em diferentes contextos. Antecedendo a prática em sala, os alunos receberão vídeos educativos, introduzindo-os ao conceito dos números e sua aplicabilidade em situações cotidianas. Durante a atividade, serão organizados em equipes e desafiados a resolver enigmas numéricos que guiarão a descoberta de novas pistas, promovendo o uso da ordem numérica como chave para o progresso no jogo. Essa dinâmica estimula habilidades como contagem, reconhecimento numérico, e pensamento crítico, alavancando o uso da tecnologia como ferramenta de apoio ao aprendizado ativo. A metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida' será aplicada para incentivar a pesquisa, a autonomia e a colaboração entre os estudantes.
O objetivo desta atividade é permitir que os alunos reconheçam e utilizem os números naturais como indicador de quantidade ou ordem, além de proporcionar o desenvolvimento de estratégias para contagem exata ou aproximada, utilizando diversos agrupamentos. Visa também a estimulação da habilidade dos alunos em estimar e comparar quantidades de objetos em conjuntos, por meio da resolução de desafios práticos. Por meio da aplicação da Sala de Aula Invertida, espera-se promover a autonomia dos estudantes, incentivando a pesquisa prévia e a colaboração entre pares durante a atividade, aprimorando sua capacidade de aprender de forma ativa.
O conteúdo programático desta atividade é alinhado à Base Nacional Comum Curricular, abrangendo conceitos fundamentais de números e operações para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os alunos serão introduzidos à noção de números como indicadores de quantidade e ordem, contagem exata ou aproximada, e ferramentas para estimativa e comparação de quantidades. A estrutura da atividade, apoiada pela tecnologia, visa proporcionar uma experiência educacional dinâmica, envolvendo a resolução de enigmas numéricos e a exploração de números em contextos variados, reforçando a importância dos números no cotidiano.
A metodologia aplicada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão o primeiro contato com o conteúdo em casa, através de vídeos curtos preparatórios. Em sala, a aplicação prática permitirá aos estudantes explorar o conteúdo de forma ativa, trabalhando em equipe para resolver os enigmas numéricos propostos. O uso de tecnologia como tablets ou computadores para acessar o caça ao tesouro personalizado pelo professor proporcionará uma experiência de aprendizagem interativa e motivadora. A dinâmica da atividade busca cultivar habilidades como autonomia, colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas, fundamentais no processo educacional.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma breve revisão dos vídeos preparatórios e a formação das equipes. Em seguida, as equipes começarão a explorar o caça ao tesouro numérico. A segunda aula será dedicada à continuação do jogo, à solução dos enigmas restantes e, finalmente, à discussão coletiva sobre as soluções encontradas e os conceitos aprendidos.
A avaliação da atividade será baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos durante as sessões, assim como na qualidade das soluções apresentadas para os enigmas numéricos. Observações diretas e feedbacks serão ferramentas chave para avaliar o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas, e a aplicação prática dos conceitos matemáticos. Além disso, será considerada a capacidade de aplicar estratégias diversas para a contagem e comparação de quantidades, conforme introduzido nos vídeos preparatórios. A avaliação buscará refletir o progresso individual e coletivo, oferecendo insights valiosos para o aprimoramento contínuo do processo de aprendizagem.
Para a realização dessa atividade será necessária a disponibilização de tablets ou computadores com acesso à internet para os alunos, além do aplicativo ou website de caça ao tesouro numérico customizado pelo professor. Os vídeos preparatórios servirão como material de introdução ao conteúdo e deverão ser disponibilizados aos estudantes antes da aula, proporcionando uma base sólida para a atividade prática. Materiais adicionais incluem fichas de anotação para os alunos registrarem suas descobertas e soluções durante a caça ao tesouro, além de um quadro branco para a revisão de conceitos e discussão das respostas ao final da atividade.
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