Caça ao Tesouro Numérico

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números e Operações

A atividade 'Caça ao Tesouro Numérico' é uma proposta interativa e tecnológica que tem como objetivo imergir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na matemática de forma lúdica e significativa. Utilizando tablets ou computadores, os estudantes acessarão um aplicativo ou website de caça ao tesouro, previamente personalizado pelo professor, para explorar o conceito dos números em diferentes contextos. Antecedendo a prática em sala, os alunos receberão vídeos educativos, introduzindo-os ao conceito dos números e sua aplicabilidade em situações cotidianas. Durante a atividade, serão organizados em equipes e desafiados a resolver enigmas numéricos que guiarão a descoberta de novas pistas, promovendo o uso da ordem numérica como chave para o progresso no jogo. Essa dinâmica estimula habilidades como contagem, reconhecimento numérico, e pensamento crítico, alavancando o uso da tecnologia como ferramenta de apoio ao aprendizado ativo. A metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida' será aplicada para incentivar a pesquisa, a autonomia e a colaboração entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos reconheçam e utilizem os números naturais como indicador de quantidade ou ordem, além de proporcionar o desenvolvimento de estratégias para contagem exata ou aproximada, utilizando diversos agrupamentos. Visa também a estimulação da habilidade dos alunos em estimar e comparar quantidades de objetos em conjuntos, por meio da resolução de desafios práticos. Por meio da aplicação da Sala de Aula Invertida, espera-se promover a autonomia dos estudantes, incentivando a pesquisa prévia e a colaboração entre pares durante a atividade, aprimorando sua capacidade de aprender de forma ativa.

  • Reconhecer a aplicação dos números em diferentes contextos.
  • Utilizar estratégias variadas para contagem e comparação de quantidades.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a comunicação eficiente.
  • Promover a integração da tecnologia no processo de aprendizado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é alinhado à Base Nacional Comum Curricular, abrangendo conceitos fundamentais de números e operações para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os alunos serão introduzidos à noção de números como indicadores de quantidade e ordem, contagem exata ou aproximada, e ferramentas para estimativa e comparação de quantidades. A estrutura da atividade, apoiada pela tecnologia, visa proporcionar uma experiência educacional dinâmica, envolvendo a resolução de enigmas numéricos e a exploração de números em contextos variados, reforçando a importância dos números no cotidiano.

  • Conceito de números em diferentes contextos
  • Contagem exata ou aproximada
  • Estratégias para contagem e agrupamentos
  • Estimativa e comparação de quantidades de objetos
  • Uso da ordem dos números para resolução de enigmas

Metodologia

A metodologia aplicada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão o primeiro contato com o conteúdo em casa, através de vídeos curtos preparatórios. Em sala, a aplicação prática permitirá aos estudantes explorar o conteúdo de forma ativa, trabalhando em equipe para resolver os enigmas numéricos propostos. O uso de tecnologia como tablets ou computadores para acessar o caça ao tesouro personalizado pelo professor proporcionará uma experiência de aprendizagem interativa e motivadora. A dinâmica da atividade busca cultivar habilidades como autonomia, colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas, fundamentais no processo educacional.

  • Uso do aplicativo ou website de caça ao tesouro numérico.
  • Resolução de desafios e enigmas em equipe.
  • Exploração da ordem numérica para avançar no jogo.
  • Sessões interativas para discussão e compartilhamento das descobertas.
  • Aplicação da Sala de Aula Invertida como abordagem metodológica.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma breve revisão dos vídeos preparatórios e a formação das equipes. Em seguida, as equipes começarão a explorar o caça ao tesouro numérico. A segunda aula será dedicada à continuação do jogo, à solução dos enigmas restantes e, finalmente, à discussão coletiva sobre as soluções encontradas e os conceitos aprendidos.

  • Aula 1: Introdução, revisão dos vídeos e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação da caça ao tesouro e discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos durante as sessões, assim como na qualidade das soluções apresentadas para os enigmas numéricos. Observações diretas e feedbacks serão ferramentas chave para avaliar o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas, e a aplicação prática dos conceitos matemáticos. Além disso, será considerada a capacidade de aplicar estratégias diversas para a contagem e comparação de quantidades, conforme introduzido nos vídeos preparatórios. A avaliação buscará refletir o progresso individual e coletivo, oferecendo insights valiosos para o aprimoramento contínuo do processo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade será necessária a disponibilização de tablets ou computadores com acesso à internet para os alunos, além do aplicativo ou website de caça ao tesouro numérico customizado pelo professor. Os vídeos preparatórios servirão como material de introdução ao conteúdo e deverão ser disponibilizados aos estudantes antes da aula, proporcionando uma base sólida para a atividade prática. Materiais adicionais incluem fichas de anotação para os alunos registrarem suas descobertas e soluções durante a caça ao tesouro, além de um quadro branco para a revisão de conceitos e discussão das respostas ao final da atividade.

  • Tablets ou computadores com acesso à internet.
  • Aplicativo ou website de caça ao tesouro numérico.
  • Vídeos curtos preparatórios sobre o conceito dos números.
  • Fichas de anotação para os alunos.
  • Quadro branco para discussões e revisões.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo