Caça ao Tesouro Numérico

Desenvolvida por: Marile… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Contagem e Números

A atividade 'Caça ao Tesouro Numérico' é uma proposta interativa e divertida destinada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, que utiliza o ambiente da sala de aula ou pátio escolar para uma caça ao tesouro. Nesta atividade, objetos são escondidos com números associados a eles. Pequenos grupos de alunos, de maneira cooperativa, procuram estes objetos e juntos realizam a contagem dos números escondidos. Tais objetos podem variar desde caixas contendo bolas pequenas a envelopes com cartões numerados. A chave desta atividade é impulsionar o desenvolvimento da habilidade de contar objetos de uma coleção e registrar este número, seja verbalmente ou através de símbolos. Almeja-se que através de uma abordagem lúdica e engajadora, os alunos aprimorem não apenas suas habilidades matemáticas como também capacidades sociais, trabalhando em equipe e compartilhando descobertas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades matemáticas fundamentais, como a contagem exata e a representação simbólica e verbal de números. Além de aprofundar o entendimento sobre os números naturais, a atividade também visa estimular o raciocínio lógico, a atenção a detalhes e a cooperação entre pares. Fomentar uma aprendizagem ativa e participativa está no cerne da 'Caça ao Tesouro Numérico', buscando uma educação mais significativa e contextualizada na realidade dos alunos.

  • Desenvolver a habilidade de contar objetos de maneira exata.
  • Promover o trabalho em equipe e a cooperação.
  • Estimular o pensamento lógico e a resolução de problemas.
  • Incentivar a comunicação e a expressão de ideias matemáticas.
  • Praticar a representação numérica de quantidades através de símbolos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA04: Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
  • EF01MA05: Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Conteúdo Programático

A 'Caça ao Tesouro Numérico' integra-se ao currículo de matemática do 1º ano, abordando contagem, representação numérica e comparação de quantidades. Este plano contextualiza conceitos matemáticos de maneira lúdica, preparando os alunos para aplicações práticas e conceituais de matemática cotidiana, estimulando a criatividade, solução de problemas e habilidades sociais.

  • Contagem de objetos em coleções.
  • Representação verbal e simbólica de números.
  • Noções básicas de mais (+) e menos (-).
  • Trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades sociais.
  • Pensamento crítico e resolução de problemas.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será central nesta atividade, promovendo um aprendizado ativo através da exploração direta e investigação. Os alunos estarão envolvidos em busca dos objetos escondidos, necessitando de observação atenta, discussão em grupo e registro dos números encontrados. Essa abordagem prática visa não apenas a aprendizagem dos princípios matemáticos mas também o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de trabalho em equipe.

  • Busca ativa por objetos escondidos.
  • Contagem em grupo dos números associados aos objetos.
  • Discussão e colaboração intra-grupo para resolução de problemas.
  • Registro colaborativo dos números encontrados.
  • Revisão coletiva e discussão sobre estratégias de contagem e representação numérica.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um único encontro de 60 minutos, permitindo que os alunos explorem, discutam e concluam a caça ao tesouro numérico de forma envolvente e educativa.

  • Aula 1 da atividade: Caça ao Tesouro Numérico - 60 min

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará tanto pelo processo quanto pelo resultado. Será observada a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, aplicar estratégias de contagem e registrar adequadamente os números encontrados. Discussões reflexivas posteriores a atividade permitirão avaliar o entendimento sobre o conceito de números e contagem. Feedback construtivo será fornecido, enfatizando o esforço coletivo e individual, assim como o processo de aprendizagem vivenciado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a realização desta atividade incluem objetos com números para serem escondidos, fichas ou cartões numéricos, etiquetas adesivas, caixas ou envelopes para conter os objetos. Adicionalmente, material de escritório básico como canetas, lápis e papel são necessários para o registro das contagens e descobertas.

  • Objetos variados com números associados.
  • Fichas ou cartões numéricos.
  • Etiquetas adesivas para marcar os objetos.
  • Caixas ou envelopes.
  • Material de escritório para registro.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo