Caça ao Tesouro Numérico

Desenvolvida por: Amanda… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números de 1 a 10

A Caça ao Tesouro Numérico é uma atividade prática e interativa projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nessa atividade, os alunos são organizados em pequenos grupos e recebem mapas que os direcionam a diferentes estações espalhadas pela sala de aula ou pelo pátio da escola. Em cada estação, os grupos de alunos enfrentam desafios matemáticos variados envolvendo os números de 1 a 10, como quebra-cabeças para montar números, jogos de correspondência de quantias um a um e atividades de estimativa e comparação de quantidades. Cada desafio completado pelos alunos os leva a receber pistas que os guiam ao próximo desafio, promovendo uma jornada emocionante em busca do tesouro escondido, o qual pode ser uma caixa contendo livros de histórias matemáticas ou jogos educativos. Este percurso não apenas auxilia os alunos no aprendizado dos números, como também promove habilidades importantes como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é fortalecer o entendimento dos alunos sobre os números de 1 a 10, utilizando uma metodologia ativa e participativa. Deseja-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de realizar estimativas e comparações de quantidades de objetos de forma eficaz, desenvolvam habilidades de raciocínio lógico e melhorem sua capacidade de trabalho em equipe. Também visamos incentivar o pensamento crítico e a resolução de problemas de forma criativa, utilizando os desafios matemáticos como ferramenta para estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela matemática.

  • Compreender e aplicar os números de 1 a 10 em contextos variados.
  • Desenvolver habilidades de estimativa e comparação de quantidades.
  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz entre os alunos.
  • Incentivar a participação ativa e o engajamento em atividades lúdicas educativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar \tem mais\
  • tem menos\" ou \"tem a mesma quantidade\.

Conteúdo Programático

A Caça ao Tesouro Numérico é estruturada para atender os aspectos fundamentais do aprendizado de matemática no 1º ano do Ensino Fundamental, focando na compreensão dos números de 1 a 10 e no desenvolvimento de habilidades de estimativa, comparação e resolução de problemas matemáticos. Através da aplicação de jogos e atividades práticas, os alunos são encorajados a explorar conceitos matemáticos básicos de forma divertida e interativa, contribuindo para o estabelecimento de um ambiente de aprendizado em que a curiosidade e a investigação são fortemente incentivadas.

  • Números de 1 a 10: Reconhecimento e aplicação.
  • Estimativa e comparação de quantidades de objetos.
  • Jogos matemáticos e resolução de problemas.
  • Trabalho em equipe e habilidades sociais na aprendizagem colaborativa.

Metodologia

A metodologia dessa atividade envolve a combinação de Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. Iniciaremos a atividade com uma breve Roda de Debate para discutir a importância dos números no nosso dia a dia, seguido da explicação das regras da Caça ao Tesouro Numérico. Os alunos serão então divididos em grupos e orientados a seguir os mapas para encontrar e resolver os desafios matemáticos nas estações. Ao longo da atividade, os alunos terão a oportunidade de discutir estratégias e soluções com seus grupos, aplicando a Aprendizagem Baseada em Jogos, o que enriquece a experiência educativa através do envolvimento direto com o conteúdo.

  • Roda de Debate sobre a importância dos números.
  • Divisão dos alunos em grupos e distribuição dos mapas da caça ao tesouro.
  • Resolução de desafios matemáticos em estações predeterminadas.
  • Debate em grupo para discussão de estratégias e soluções.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos a introdução da atividade, a Roda de Debate e a distribuição dos grupos e mapas. A maior parte da caça ao tesouro, incluindo a busca e a solução dos desafios nas estações, será realizada durante essa aula. Na segunda aula, os grupos irão finalizar a busca pelos últimos desafios, encontrar o tesouro e partilhar suas experiências e aprendizados com o restante da turma.

  • Aula 1: Introdução, Roda de Debate, início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Conclusão da caça ao tesouro, partilha de experiências.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será qualitativa, baseada na observação contínua do desempenho dos alunos ao longo das tarefas propostas. Observar-se-á a participação ativa, a cooperação entre os membros do grupo, a aplicação de estratégias de resolução de problemas e a capacidade de estabelecer conexões entre os conceitos matemáticos explorados e as tarefas executadas. Além disso, ao final da atividade, será solicitado aos alunos que reflitam e compartilhem o que aprenderam, permitindo uma autoavaliação do processo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário um conjunto diversificado de materiais e recursos. Cada estação de desafio será equipada com os materiais necessários para a realização das atividades propostas, como quebra-cabeças, jogos de correspondência e objetos diversos para estimativas e comparações. Mapas impressos serão distribuídos aos alunos para guiá-los às diferentes estações. Também será utilizado um espaço adequado, que pode ser a sala de aula ou um pátio ao ar livre, organizado de maneira a facilitar a movimentação dos grupos entre as estações.

  • Quebra-cabeças e jogos de correspondência numérica.
  • Objetos variados para atividades de estimativa e comparação.
  • Mapas impressos para cada grupo.
  • Caixa contendo o tesouro (livros de histórias matemáticas ou jogos educativos).
  • Espaço físico (sala de aula ou pátio) apropriadamente organizado.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo