Caça ao Tesouro Numérico

Desenvolvida por: Monica… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números e operações

A atividade Caça ao Tesouro Numérico é uma proposta lúdica e interativa para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, onde eles, divididos em grupos, participam de uma busca ativa por 'tesouros' escondidos na escola, associados a números, promovendo o reconhecimento e a associação de números, além de explorar conceitos matemáticos básicos. A atividade estimula o trabalho em equipe, o raciocínio lógico e culmina em uma discussão coletiva para reflexão e consolidação dos conceitos aprendidos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no reconhecimento e na utilização dos números naturais em diferentes contextos, promovendo uma compreensão ampla sobre suas possíveis funções - como indicador de quantidade, ordem ou mesmo como código de identificação. Busca ainda desenvolver habilidades de observação, dedução e trabalho em equipe, fundamentais no processo de aprendizagem matemática e na formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Ao explorar os conceitos matemáticos de forma lúdica e interativa, estimula-se também a curiosidade e o interesse dos alunos pela matemática, elementos chave para o desenvolvimento cognitivo e acadêmico dos estudantes.

  • Reconhecer números naturais em diversas situações cotidianas.
  • Utilizar números como indicadores de quantidade e de ordem.
  • Explorar a função dos números como códigos de identificação.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Conteúdo Programático

Este plano de aula se concentra nos fundamentos da matemática para o 1º ano do Ensino Fundamental, explorando o reconhecimento e a aplicação de números naturais em contextos significativos e lúdicos. Ao integrar atividades práticas, como a caça ao tesouro, com conceitos matemáticos, os alunos têm a oportunidade de vivenciar a matemática de maneira concreta, facilitando a compreensão e a retenção de conhecimentos essenciais. Ao investigar números como indicadores de quantidade, ordem e códigos de identificação, os alunos desenvolvem uma base sólida para a compreensão de conceitos matemáticos mais complexos no futuro.

  • Números naturais e suas funções
  • Quantidade e ordem
  • Números como códigos de identificação
  • Estimativa e comparação de quantidades
  • Trabalho em equipe e resolução colaborativa de problemas

Metodologia

A metodologia empregada na Caça ao Tesouro Numérico reflete a integração da Sala de Aula Invertida com a Aprendizagem Baseada em Jogos, proporcionando um ambiente dinâmico e interativo para o aprendizado de conceitos matemáticos. Através da divisão em pequenos grupos e da utilização de pistas para encontrar tesouros escondidos, fomenta-se não apenas o engajamento ativo dos alunos na própria aprendizagem, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas importantes. O debate final sobre as descobertas permite a consolidação dos conhecimentos adquiridos e a reflexão coletiva sobre as experiências vivenciadas.

  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Trabalho em grupo
  • Atividades práticas de descoberta
  • Debate e reflexão coletiva

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas semanas, compreendendo um total de 6 aulas de 40 minutos cada. Inicialmente, os conceitos serão introduzidos de forma interativa, seguindo-se a realização da caça ao tesouro e, por fim, a reflexão e consolidação dos aprendizados.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e divisão de grupos
  • Aula 2-4: Realização da caça ao tesouro
  • Aula 5-6: Discussão e consolidação dos conceitos

Avaliação

A avaliação será formativa, observando a participação e envolvimento dos alunos durante a atividade, bem como a capacidade de trabalhar em equipe e aplicar os conceitos matemáticos na prática. A discussão final será um momento crucial para avaliar o entendimento dos alunos sobre os números naturais nas suas diversas funções. Será valorizado o processo de aprendizagem tanto quanto o resultado, incentivando a reflexão sobre as estratégias utilizadas na busca pelos tesouros e a compreensão dos números como indicadores de quantidade, ordem e códigos de identificação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da Caça ao Tesouro Numérico, serão necessários materiais simples e acessíveis, como pistas impressas, pequenos objetos ou 'tesouros' a serem escondidos, e fichas para registro dos números encontrados. O uso de espaços variados da escola, como salas e pátios, enriquecerá a experiência, assim como o suporte tecnológico, como tablets ou smartphones, que pode ser integrado para registrar descobertas ou acessar pistas digitais.

  • Pistas impressas
  • Objetos pequenos como tesouros
  • Fichas para registro
  • Espaços variados na escola
  • Tablets ou smartphones (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo