Caça aos Números no Dia a Dia

Desenvolvida por: Bruna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números no Cotidiano

A atividade 'Caça aos Números no Dia a Dia' é projetada para introduzir alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à utilidade e presença dos números em diversos contextos além da contagem. Nesta atividade interativa, os alunos terão a oportunidade de explorar o ambiente escolar para identificar números em objetos e locais comuns, como relógios, calendários, numeração das salas de aula, e entender suas diversas finalidades - sejam eles indicativos de quantidade, ordem, ou códigos de identificação. Ao equipar cada aluno com folhas de papel para anotar suas descobertas, a atividade não apenas promove a habilidade de observação e associação, mas também incentiva a compreensão da importância dos números no mundo ao redor deles. A culminância da atividade é uma discussão em grupo, onde os alunos compartilham suas descobertas, refletindo sobre como os números estão integrados em diversas facetas do cotidiano e não se limitam apenas a conceitos matemáticos de contagem ou sequência.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental reconheçam a omnipresença dos números em diferentes contextos do cotidiano, bem como a diversidade de suas funções. Almeja-se que eles compreendam que os números não servem apenas para contar ou ordenar, mas também funcionam como códigos de identificação, indicando informações cruciais em várias situações. Através desta atividade lúdica, espera-se fomentar a curiosidade dos alunos a respeito do mundo numérico que os rodeia, desenvolvendo habilidades de observação, análise e comunicação ao discutirem as suas descobertas em grupo.

  • Reconhecer a presença dos números em diferentes objetos e locais dentro da escola.
  • Identificar as diversas funções que os números desempenham no cotidiano.
  • Desenvolver habilidades de observação ao associar números a seus respectivos contextos.
  • Estimular a comunicação e articulação de ideias em grupo através da discussão das descobertas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Conteúdo Programático

Esta atividade pedagógica está alinhada com o conteúdo programático de Matemática do 1º ano do Ensino Fundamental, buscando explorar a presença e utilidade dos números no dia a dia. Adentra além da mera compreensão numérica para contemplar a aplicabilidade dos números em contextos variados, desde a quantificação e ordenação até a identificação.

  • Exploração dos números no ambiente escolar.
  • Funções dos números: quantidade, ordem, e códigos de identificação.
  • Observação e relação dos números com o seu cotidiano.

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa de aprendizagem, esta atividade engaja os alunos numa exploração prática e investigativa do ambiente escolar, incentivando-os a identificar, registrar e refletir sobre a presença e funções dos números. Os alunos trabalharão tanto individualmente quanto em grupo, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo onde podem compartilhar e discutir suas descobertas, facilitando assim a consolidação do conhecimento adquirido de forma significativa.

  • Exploração guiada do ambiente escolar para identificação de números.
  • Registro individual das descobertas em folhas de papel.
  • Discussão em grupo para compartilhar e refletir sobre as diferentes funções dos números encontrados.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está planejada para ser executada dentro de um período de aula de 50 minutos. Iniciará com uma breve introdução ao tema e explicação da tarefa (10 minutos), seguida da exploração do ambiente escolar pelos alunos (25 minutos). Concluirá com a discussão em grupo das descobertas (15 minutos).

  • Aula 1: Apresentação da atividade, exploração e discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante a exploração do ambiente e na qualidade das suas contribuições para a discussão em grupo. Observar-se-á a capacidade de identificar corretamente os números em diferentes contextos, a compreensão das diversas funções que os números podem ter, e a habilidade de comunicar suas descobertas de forma clara. Feedback construtivo será fornecido, valorizando o processo de aprendizagem e descoberta mais do que a quantidade de números encontrados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários folhas de papel com espaços pré-delineados para anotação das descobertas e lápis ou canetas. Adicionalmente, o acesso ao ambiente escolar, incluindo áreas comuns, salas de aula, biblioteca, entre outras, é essencial para permitir uma exploração ampla por parte dos alunos.

  • Folhas de papel pré-preparadas para anotações.
  • Lápis ou canetas.
  • Acesso às diversas áreas da escola.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo