Neste plano de aula, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aplicar habilidades matemáticas básicas e aprender conceitos de educação financeira e ambiental, por meio da construção e utilização de uma caixa registradora feita de materiais recicláveis. A atividade começa com a coleta de materiais, seguida pela construção da caixa registradora, culminando na simulação de compras e vendas que permite aos alunos praticar somar e subtrair, além de entender o conceito de troco. Este projeto não apenas promove a interdisciplinaridade, envolvendo matemática, arte e ciências naturais, mas também fomenta noções de sustentabilidade ao reutilizar materiais que, de outra forma, seriam descartados. Os alunos exercitarão a criatividade na confecção das caixas registradoras, utilizando caixas de sapato e outros materiais reutilizáveis, como botões, pequenos potes para simular moedas e notas de dinheiro fictício. Ao 'comprar' e 'vender' itens uns dos outros com essas caixas registradoras, eles aplicarão na prática o conteúdo matemático da adição e subtração, além de desenvolver habilidades sociais e de negociação.
Esta atividade visa engajar os alunos no aprendizado prático de conceitos matemáticos básicos, como adição, subtração e cálculo de troco, enquanto introduz noções essenciais de responsabilidade financeira e consciência ambiental. Ao construir uma caixa registradora a partir de materiais reciclados, os alunos exercitam a criatividade e o pensamento crítico, reconhecendo a importância da reutilização e reciclagem. O aspecto interativo de comprar e vender com uso dos objetos criados promove a compreensão do valor do dinheiro, planejamento financeiro e habilidades interpessoais, preparando os jovens aprendizes para situações do cotidiano de forma lúdica e significativa.
A proposta dessa atividade pedagógica insere-se no âmbito das operações fundamentais da Matemática e da conscientização ambiental, tratando de temas transversais como a educação financeira e a sustentabilidade. Ao longo da execução, os alunos terão contato direto com noções de aritmética básica, manipulação de dinheiro fictício, noções de consumo consciente e reutilização de materiais. Especificamente, o conteúdo programático inclui adição e subtração, cálculo de troco, valor do dinheiro, e o papel da reciclagem e reutilização na preservação ambiental.
Adotando uma metodologia ativa, esta atividade estimula os alunos a serem protagonistas do seu aprendizado. Através da construção de caixas registradoras recicladas, simulação de transações de compra e venda, discussão em grupo e reflexão sobre uso consciente dos recursos, os alunos serão encorajados a explorar, questionar e aplicar os conceitos aprendidos de maneira prática e significativa. Esta abordagem promove maior envolvimento e compreensão dos conteúdos, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades de trabalho em equipe, negociação, e consciência ambiental.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a apresentação do projeto, discussão sobre a importância da reciclagem, e a construção das caixas registradoras. Na segunda aula, os alunos terão a oportunidade de utilizar as caixas em simulações de compra e venda, praticando as operações matemáticas e conceitos financeiros aprendidos.
A avaliação dessa atividade será processual e formativa, focando na participação e engajamento dos alunos durante todo o processo, desde a construção das caixas registradoras até a aplicação dos conceitos matemáticos e financeiros em situações práticas. Observaremos a habilidade dos alunos em realizar as operações matemáticas de adição e subtração, seu entendimento sobre o valor do dinheiro e planejamento financeiro, assim como a aplicação dos princípios de sustentabilidade na concepção das caixas. Será dada atenção especial à criatividade, trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades sociais durante as simulações de compra e venda.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis como caixas de sapato, botões, pequenos potes (para simular moedas), papel colorido (para fazer dinheiro fictício) e outros elementos que possam ser utilizados na decoração e funcionamento das caixas registradoras. Além dos materiais para as caixas, a atividade requer espaço adequado para a construção e para a realização das simulações de compra e venda.
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