Construindo Formas e Aprendendo Números

Desenvolvida por: Josian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Matemática com Manipulativos (INCLUSÃO)

A atividade 'Construindo Formas e Aprendendo Números' visa promover o aprendizado de matemática por meio de uma abordagem prática e lúdica. Os alunos terão a oportunidade de utilizar blocos de diferentes formas e tamanhos para construir estruturas simples, o que lhes permitirá explorar conceitos de contagem e reconhecimento de formas de maneira visual e interativa. Essa prática enfatiza o desenvolvimento das habilidades motoras finas e da compreensão espacial, enquanto reforça os conceitos numéricos fundamentais, possibilitando que crianças do 1º ano do Ensino Fundamental reconheçam a matemática aplicada no cotidiano. Durante a construção, os alunos serão incentivados a contar os blocos utilizados, verbalizando suas observações e anotando suas descobertas, nutrindo assim suas habilidades de comunicação e escrita. Dada a inclusão de alunos dentro do espectro autista, haverá um enfoque em criar um ambiente acolhedor e adaptativo, utilizando métodos de ensino que envolvam a repetição clara e consistente de instruções, promovendo uma compreensão mais sólida da relação entre números e objetos físicos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para a atividade 'Construindo Formas e Aprendendo Números' estão alinhados à necessidade de promover um entendimento concreto dos números e suas aplicações práticas. Espera-se que os alunos desenvolvam competências para reconhecer formas geométricas e compreendam como utilizá-las para resolver problemas cotidianos. A proposta de incentivar os alunos a realizar a contagem de blocos visa reforçar o reconhecimento numérico e a habilidade de realizar operações matemáticas simples, o que é essencial para o seu progresso acadêmico. Além disso, os processos de verbalização e escrita das observações estão desenhados para fortalecer as habilidades de comunicação de forma interdisciplinar, expandindo ainda mais o domínio do vocabulário dos alunos e facilitando a expressão de suas ideias e descobertas.

  • Desenvolver habilidades de reconhecimento numérico e geométrico.
  • Fortalecer as competências de contagem e operações básicas.
  • Aprimorar habilidades de comunicação por meio da verbalização e escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
  • EF01MA04: Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático dessa atividade integra conceitos fundamentais de matemática, visando o desenvolvimento da lógica, contagem e representação numérica até 100. A escolha por blocos como manipulativos lúdicos propicia que os alunos visualizem e manipulem formas geométricas, intensificando com isso o reconhecimento dessas formas no mundo ao redor e suas características específicas. A exploração prática desses conceitos garante que as crianças façam associações concretas entre números e objetos tangíveis, habilidades essenciais em sua formação acadêmica. Adicionalmente, por meio da escrita e verbalização de suas observações, os alunos não apenas sedimentam suas descobertas na matemática, mas também exercitam habilidades de línguas, refletindo sobre o que colheram ao longo da atividade.

  • Contagem e reconhecimento de números até 100.
  • Identificação e manipulação de formas geométricas.
  • Registros verbais e simbólicos das observações.

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade tem como base o uso de manipulativos físicos, que são fundamentais para facilitar o aprendizado em alunos do 1º ano. Dentro desse contexto, adotar a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' como metodologia ativa permite que as crianças explorem conceitos matemáticos de forma leve e divertida, promovendo um ambiente em que o erro é visto como parte integral do aprendizado. Tal abordagem não oferece apenas uma transição mais natural entre o mundo lúdico das crianças e o abstrato mundo dos números, mas também encoraja a interação social, colaboração e o desenvolvimento de habilidades interpessoais, especialmente para alunos dentro do espectro autista.

  • Uso de manipulativos físicos para conceitos numéricos e geométricos.
  • Incorporação da 'Aprendizagem Baseada em Jogos' para engajamento e compreensão.
  • Fomento à colaboração e interação social entre alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está desenhado para ser executado em uma única aula de 60 minutos, tempo apropriado para manter o foco e o interesse dos alunos. A aula inicia com uma introdução ao objetivo do dia, seguida pela exploração prática, onde os estudantes trabalham ativamente com blocos para formar diversas estruturas. Durante cada estágio, o docente fornecerá explicações claras e auxílios visuais para favorecer a compreensão dos alunos. Ao longo da sessão, as crianças vão relatar verbalmente suas observações e ao final, registrar por meio de escrita, o que descobriram com o exercício, promovendo uma transição do concreto ao abstrato. Essa estrutura oferece equilíbrio entre input teórico, prática e feedback.

  • Aula 1: Introdução aos objetivos, exploração prática com blocos, verbalização e escrita das observações.
  • Momento 1: Boas-vindas e Apresentação dos Objetivos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie dando as boas-vindas aos alunos, ressaltando a importância da atividade. Use linguagem acessível para explicar os objetivos: reconhecimento de formas e números através de construção e escrita. Faça perguntas para assegurar que os alunos entenderam. Observe a participação dos alunos e ofereça encorajamento para engajá-los.

    Momento 2: Exploração e Manipulação de Blocos (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua os blocos entre os alunos e oriente-os a explorar diferentes formas e tamanhos. Permita criatividade na construção, encorajando a observação de formas e quantidades. Circule pela sala, fazendo perguntas como 'Quantos blocos você usou?' ou 'Qual a forma deste bloco?'. Avalie o engajamento e identificação correta das formas pelos alunos.

    Momento 3: Verbalização e Registro das Observações (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos alunos que descrevam suas construções e as quantidades contadas. Forneça papéis para anotações, incentivando a escrita de números e palavras relacionadas à construção. Ofereça assistência para alunos com dificuldade de escrita. Avalie as observações feitas e intervenha para apoio adicional conforme necessário.

    Momento 4: Compartilhamento e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Organize um espaço para os alunos compartilharem suas construções e descobertas com a turma. Permita que cada um mostre e explique sua estrutura e registros, garantindo um ambiente acolhedor. Finalize recaptulando os aprendizados e pertinentemente, prepare o interesse para a próxima atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Mantenha uma rotina organizada e previsível durante a aula para alunos no espectro autista. Use cartões visuais para sinalizar transições entre momentos. Adapte instruções conforme necessário, com comunicação clara e objetiva. Ofereça suporte individualizado para garantir participação ativa e colabore para integrar alunos em atividades de grupo. Esteja atento às respostas e comportamentos, ajustando sua abordagem para tornar o ambiente seguro e apoiador.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Construindo Formas e Aprendendo Números' se dará por meio de diferentes metodologias, assegurando uma leitura inclusiva e flexível do progresso dos alunos, respeitando suas especificidades e ritmos de aprendizado. No intuito de entender o domínio dos conceitos, uma avaliação formativa contínua será essencial: Observações realizadas pelo professor durante a prática, fornecendo feedback imediato e construtivo, será ferramenta valiosa tanto para crianças quanto para o docente, apoiando a correção de equívocos em tempo real. Critérios como a capacidade de contar com precisão, reconhecimento correto de formas e a habilidade de expressar-se verbalmente e por escrito servem como pilar de um diagnóstico preciso do entendimento presente nas crianças. Alternativamente, será possível propor uma apresentação final simples, onde cada aluno destaca o que aprendeu durante a atividade, permitindo refinamento das suas habilidades comunicacionais e oferta de insights significativos para o educador sobre seus interesses matemáticos de forma individualizada.

  • Observação contínua do professor e fornecimento de feedback formativo.
  • Apresentação final das descobertas para avaliação do entendimento pessoal.

Materiais e ferramentas:

Os materiais escolhidos para esta atividade foram deliberadamente pensados para garantir o máximo aproveitamento didático, respeitando-se simultaneamente o conforto e o interesse das crianças. Os blocos usados como principal foco proporcionam uma abordagem tangível ao ensino abstrato da matemática, permitindo ao aluno explorar rapidamente vários conceitos. Esses blocos são ideais para encorajar a contagem e identificação de formas, dadas suas variações de tamanho e figura. Adicionalmente, papel e lápis servem de base para as crianças registrarem suas observações, apoiando o aprendizado através da prática da escrita e facilitando a comunicação de suas descobertas. A disposição adequada desses materiais é vital para fomentar um ambiente lúdico e estimulante que amplifique o entusiasmo natural das crianças em aprender.

  • Blocos de diferentes formas e tamanhos.
  • Papel e lápis para registro de observações.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a carga de trabalho já existente de muitos educadores e, assim, ao mesmo tempo nos esforçamos para oferecer soluções práticas e factíveis para assegurar que todos os alunos, especialmente aqueles no espectro autista nível 1, se sintam acolhidos e engajados. Estratégias eficazes e de pouca implementação dispendiosa, tais como o estabelecimento de regras claras e suficientes repetições, ajudam a construir um ambiente rotineiro e expectável para essas crianças, aumentando seu conforto e assimilação dos conteúdos. Durante a atividade, é essencial manter turmas organizadas em pequenos grupos ou pares, aprimorando a interação social de maneira guiada e em ritmo respeitador das necessidades individuais de cada estudante. Para aumentar o foco e prevenir sobrecarga sensorial, estratégias como o oferecimento de espaços levemente isolados ou a personalização do ambiente podem ser benéficas. Além disso, promover uma abertura para diálogo com os familiares ou responsáveis permitirá ajustes finos conforme necessário, bem como garantirá que a interação na sala de aula ressoe com o suporte dado em outras áreas da vida da criança.

  • Estratégias de rotina e repetição para maior previsibilidade.
  • Organização dos alunos em pequenos grupos para atividades interativas.
  • Contato regular com familiares para ajustes personalizados.
  • Importância do Contato Regular com Familiares
    Manter uma comunicação regular com os familiares dos alunos é crucial para ajustar e personalizar abordagens pedagógicas de forma eficaz. A interação constante permite entender o contexto de cada aluno, seus avanços fora da sala de aula e as dificuldades que podem não ser aparentes durante as atividades escolares. Essa conexão pode ser feita através de reuniões presenciais agendadas, telefonemas ou uso de plataformas de mensagens, garantindo que todos os responsáveis sejam informados dos progressos e possam contribuir com informações sobre o comportamento e necessidades específicas dos alunos.

    Ajustes Personalizados Baseados nas Interações
    A partir do contato com os familiares, o professor pode obter insights valiosos que ajudam a personalizar sua abordagem pedagógica. Por exemplo, se um aluno possui mais facilidade em aprender através de recursos visuais, essa informação pode direcionar o uso de mais materiais visuais em sua rotina de aprendizado. Essas adaptações podem ser realizadas sem grandes custos, utilizando materiais já disponíveis ou suporte tecnológico simples como aplicativos educacionais.

    Estratégias de Comunicação Apropriadas
    Para que o contato com os familiares seja eficaz, é essencial utilizar uma comunicação clara e empática. Respeitar o tempo e a disponibilidade dos familiares, bem como entender suas preferências de comunicação, seja ela verbal ou escrita, contribui para uma colaboração mais produtiva. É conveniente enviar relatórios claros e objetivos sobre o progresso do aluno e possíveis áreas de melhoria, sempre destacando os sucessos e as conquistas alcançadas no período.

    Monitoramento do Progresso e Ajustes
    Avaliar a eficácia das estratégias de ensino e o impacto das informações fornecidas pelos familiares é um processo contínuo. O professor deve criar indicadores de progresso que reflitam melhorias nas habilidades do aluno e documentar qualquer mudança significativa em seu desenvolvimento. Conversas periódicas com os familiares proporcionam a oportunidade de ajustar o plano de ensino sempre que necessário, garantindo que as estratégias se mantenham alinhadas às necessidades do aluno.

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