Construtores de Mapas Mirins

Desenvolvida por: Joana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Localização Espacial e Representações Gráficas

A atividade 'Construtores de Mapas Mirins' é uma proposta lúdica e interativa que visa introduzir conceitos de localização espacial e representação gráfica para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizando materiais simples como papel, lápis, e miniaturas, os alunos são divididos em pequenos grupos e convidados a desenhar um mapa da sala de aula ou de uma área previamente visitada da escola. Neste processo, eles devem representar objetos e marcos significativos como mesas, cadeiras, a porta, e a janela, empregando termos de localização espacial tais como 'à direita da porta', 'atrás da cadeira', entre outros, para descrever a posição dos objetos no papel. Esta estratégia pedagógica busca não apenas fomentar a capacidade de observação e descrição dos estudantes mas também reforçar a compreensão das relações espaciais através da associação entre a linguagem descritiva de localização e a representação gráfica. Por meio desta atividade, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades essenciais de mapeamento e percepção espacial, ao mesmo tempo em que exercitam a criatividade e o trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos dessa atividade englobam o desenvolvimento da capacidade de descrição de localizações espaciais e a interpretação de representações gráficas pelos alunos. Espera-se que, ao término, os estudantes sejam capazes de utilizar termos de localização espacial com precisão, tanto na descrição verbal quanto na representação gráfica de espaços conhecidos. Além disso, é objetivo desta atividade promover o entendimento de que as posições e localizações no espaço podem variar de acordo com diferentes pontos de referência, consolidando a compreensão de conceitos matemáticos de localização e ajudando na habilidade de orientação espacial. Este exercício também visa fomentar o trabalho em equipe, a comunicação eficaz, e o pensamento crítico.

  • Descrever com precisão a localização de objetos e pessoas no espaço, utilizando termos apropriados de localização espacial.
  • Relacionar a linguagem descritiva de localização com representações gráficas de espaços.
  • Compreender a importância de diferentes pontos de referência para a descrição de posições no espaço.
  • Desenvolver habilidades de observação, representação gráfica e interpretação de mapas.
  • Promover trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF01MA11
  • description": "Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás." }, { "code": EF01MA12
  • description": Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Conteúdo Programático

A atividade encontra-se alinhada com a BNCC no eixo de Geometria para o 1º ano do Ensino Fundamental, abordando conceitos fundamentais de localização espacial e representações gráficas. Por meio da prática de desenhar mapas, os alunos explorarão conceitos matemáticos de forma concreta e significativa, desenvolvendo habilidades importantes de orientação e localização no espaço. Esta abordagem prática e lúdica favorece a compreensão dos alunos sobre a relação entre o espaço físico e sua representação em duas dimensões, além de incentivar o uso de linguagem específica para descrever a localização e a relação espacial entre objetos.

  • Conceitos de localização espacial: direita, esquerda, em frente, atrás.
  • Representação gráfica de espaços conhecidos.
  • Importância do ponto de referência na descrição de localizações.
  • Desenvolvimento de habilidades de mapeamento e percepção espacial.
  • Uso de linguagem específica para descrição de locais e objetos no espaço.

Metodologia

A metodologia aplicada será a Aprendizagem Baseada em Jogos, que oferece uma abordagem lúdica para a introdução de conceitos de localização espacial e representação gráfica. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, promovendo colaboração e intercâmbio de ideias. A atividade promoverá uma exploração ativa do ambiente escolar para a coleta de dados necessários à criação dos mapas. Além disso, a revisão e discussão em grupo das representações criadas permitirá aos alunos refletir sobre sua aprendizagem, consolidando o conhecimento adquirido de maneira ativa e significativa.

  • Exploração ativa do ambiente escolar para coleta de dados.
  • Divisão dos alunos em pequenos grupos para promover colaboração.
  • Criação de mapas utilizando papel, lápis e miniaturas.
  • Discussão em grupo sobre as representações criadas.
  • Uso de termos de localização espacial durante todo o processo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Construtores de Mapas Mirins' será realizada em uma aula de 60 minutos. Inicialmente, serão reservados 10 minutos para a introdução dos conceitos e explicação da atividade. Seguidamente, 30 minutos serão destinados à exploração do ambiente e criação dos mapas. Os 20 minutos finais serão utilizados para a apresentação e discussão dos mapas criados pelos grupos.

  • Aula 1: Introdução dos conceitos e explicação da atividade (10 minutos), exploração do ambiente e criação dos mapas (30 minutos), apresentação e discussão dos mapas (20 minutos).

Avaliação

A avaliação será formativa e processual, baseada na participação, engajamento, e na correta utilização dos conceitos aprendidos durante a atividade. Será dada especial atenção à habilidade de descrever a localização dos objetos usando termos de localização espacial apropriados, bem como à precisão e criatividade na representação gráfica dos mapas. Além disto, será considerada a capacidade de trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos. Feedback construtivo será fornecido para incentivar a reflexão sobre as estratégias utilizadas e a compreensão dos conceitos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos simples e acessíveis, tais como papel, lápis, e miniaturas que representem objetos e marcos da área escolhida. Esses materiais fomentarão a criatividade e proporcionarão aos alunos as ferramentas necessárias para a construção e representação de seus mapas, permitindo ao mesmo tempo uma abordagem concreta e tátil dos conceitos trabalhados.

  • Papel A4 ou cartolina para a criação dos mapas.
  • Lápis, borrachas e lápis de cor.
  • Miniaturas ou objetos pequenos que possam representar mobiliários e marcos da sala de aula ou área escolhida.
  • Régua para auxiliar no desenho dos mapas.
  • Um espaço adequado para exploração e observação do ambiente pelos alunos.

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