Construtores de Números

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Sistema de numeração decimal e composição e decomposição de números

Esta atividade prática envolve o uso de blocos de construção ou peças de encaixe para facilitar o entendimento do sistema de numeração decimal pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Trabalhando em pares, os estudantes receberão cartas com números de até duas ordens e o desafio será construir esses números utilizando os blocos. O objetivo é que, ao montarem fisicamente os números, os alunos possam visualizar e compreender melhor a composição e decomposição dos mesmos. Isso irá auxiliá-los a entender os princípios básicos da adição de forma mais concreta e significativa. Ao serem encorajados a pensar em diferentes maneiras de juntar os blocos para formar o mesmo número, introduziremos a noção de adição como um método para alcançar um objetivo numérico. A atividade utiliza uma metodologia ativa, permitindo que os alunos sejam os protagonistas de seu aprendizado através da exploração e manipulação de materiais concretos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento claro sobre a composição e decomposição de números dentro do sistema de numeração decimal, utilizando para isso um método prático e interativo. Espera-se que, através da manipulação de blocos de construção, os estudantes consigam visualizar não apenas quantidades, mas também as diferentes formas de se chegar a um mesmo resultado numérico, abordando assim os conceitos fundamentais da adição. Essa compreensão concreta da matemática na fase inicial de aprendizagem é crucial para o desenvolvimento de habilidades matemáticas mais complexas no futuro.

  • Compreender a composição e decomposição de números dentro do sistema de numeração decimal.
  • Desenvolver habilidades na construção de conhecimento matemático através de métodos práticos e interativos.
  • Introduzir o conceito de adição como meio de alcançar diferentes resultados numéricos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA06: Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
  • EF01MA07: Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foi cuidadosamente selecionado para garantir a introdução eficaz dos conceitos de numeração e adição para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizando recursos manipuláveis, a atividade se propõe a ensinar a composição e decomposição de números de uma forma que seja tangível e intuitiva para os alunos, preparando o terreno para um entendimento mais profundo de matemática no futuro.

  • Sistema de numeração decimal
  • Composição e decomposição de números
  • Introdução aos conceitos básicos da adição

Metodologia

A metodologia ativa utilizada nesta atividade incentiva os alunos a se engajarem ativamente no processo de aprendizagem. Através da manipulação de blocos de construção, eles poderão explorar conceitos matemáticos de forma concreta. Isso não apenas facilita a compreensão de conceitos abstratos, mas também desenvolve habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico que são vitais para o aprendizado matemático.

  • Trabalho em pares para estimular o aprendizado colaborativo.
  • Uso de materiais manipuláveis para a construção de conhecimento.
  • Estímulo ao pensamento crítico e exploratório.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em 5 aulas de 60 minutos cada, abordando um aspecto específico do aprendizado em cada sessão, permitindo assim uma compreensão gradual e consolidada dos conceitos.

  • Aula 1: Introdução ao sistema de numeração decimal.
  • Aula 2: Exploração de blocos de construção e primeiras construções numericas.
  • Aula 3: Composição e decomposição de números - Prática I.
  • Aula 4: Composição e decomposição de números - Prática II. Introdução à adição.
  • Aula 5: Revisão e apresentação dos trabalhos pelo pares.

Avaliação

A avaliação será realizada observando-se a participação ativa dos alunos durante as aulas práticas e a capacidade de trabalhar em pares. Será avaliado o entendimento dos conceitos através da observação das estruturas construídas e da capacidade de explicar as diferentes maneiras de compor um mesmo número através da adição. Uma exposição dos trabalhos permitirá também avaliar a criatividade e o envolvimento dos alunos com a atividade. Serão considerados bem-sucedidos os alunos que demonstrarem compreensão dos conceitos de composição e decomposição numérica e que conseguirem aplicar o conhecimento adquirido para resolver problemas simples de adição.

Materiais e ferramentas:

O uso de blocos de construção ou peças de encaixe é essencial para o sucesso desta atividade, pois permitem um engajamento prático e visual com os conceitos matemáticos. Cartas numeradas facilitarão a designação de tarefas específicas para os pares, enquanto o ambiente de sala de aula será preparado para promover um espaço de aprendizado colaborativo.

  • Blocos de construção ou peças de encaixe.
  • Cartas com números impressos.
  • Espaço de sala de aula adequado para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo