Construtores de Números

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Adição e Construção Espacial

A atividade 'Construtores de Números' é uma proposta educativa prática e interativa destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, na qual eles utilizarão blocos de construção ou objetos similares para representar números mediante a construção de estruturas que simbolizam a adição de parcelas iguais. Os estudantes serão desafiados a pensar matematicamente e a utilizar o raciocínio espacial para construir torres de blocos que representem números específicos. Por exemplo, para representar o número 10, eles poderão construir uma torre utilizando 5 blocos de 2 unidades cada um. Após a construção, os alunos apresentarão suas torres à turma, explicando o processo matemático de adição por parcelas iguais utilizado para chegar ao número representado. Esse exercício promove a habilidade de trabalhar com conceitos fundamentais da adição enquanto prepara o caminho para a compreensão inicial da multiplicação. Além disso, a atividade reforça habilidades cruciais como o raciocínio lógico, resolução de problemas, ênfase em comunicação clara e raciocínio espacial.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade está projetada para promover uma compreensão fundamental da adição e dos princípios iniciais da multiplicação através de uma abordagem prática e interativa. Os alunos poderão reconhecer adição como a junção de parcelas iguais e começar a formar uma base para o entendimento da multiplicação como uma forma de adição repetida. Adicionalmente, ao construírem e apresentarem suas 'torres', os alunos vão desenvolver habilidades de raciocínio espacial, permitindo-lhes visualizar e manipular objetos no espaço, uma habilidade importante em muitos aspectos da matemática. A capacidade de apresentar e explicar seu pensamento matemático para os outros também será incentivada, contribuindo para o desenvolvimento de comunicação eficaz e habilidades interpessoais.

  • Compreender e aplicar conceitos de adição através de construção de blocos.
  • Desenvolver o raciocínio espacial na representação de números.
  • Iniciar a compreensão de multiplicação como adição repetida.
  • Praticar habilidades de comunicação ao explicar processos matemáticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar \tem mais\
  • tem menos\" ou \"tem a mesma quantidade\.
  • EF01MA06: Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
  • EF01MA08: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Construtores de Números' está centrado em explorar conceitos fundamentais de adição e introdução à multiplicação de maneira lúdica e interativa, utilizando material manipulável como blocos de construção. Os alunos vão desenvolver habilidades como estimativa e comparação de quantidades, construção e utilização de fatos básicos da adição e resolução de problemas simples de adição e subtração. Essas competências são essenciais para a compreensão da matemática básica e são abordadas de uma forma que encoraja a participação ativa e colaboração entre os alunos.

  • Princípios básicos da adição através de objetos físicos.
  • Raciocínio espacial e construção de modelos para representar quantidades.
  • Introdução à multiplicação como adição de parcelas iguais.
  • Comunicação matemática e explicação de processos.

Metodologia

Para a realização da atividade 'Construtores de Números', será utilizada a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão incentivados a explorar e construir conhecimento através de uma série de desafios práticos que envolvem a construção de 'torres' com blocos para representar números via adição de parcelas iguais. A sala de aula será organizada em pequenos grupos para fomentar a colaboração e o compartilhamento de estratégias. Através da experimentação direta e do diálogo com os colegas e o professor, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre seus processos de pensamento e aprender uns com os outros, potencializando assim o entendimento dos conceitos matemáticos abordados.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos utilizando blocos de construção.
  • Trabalho em pequenos grupos para promover a colaboração.
  • Apresentações em grupo para estimular a comunicação matemática.
  • Reflexão dirigida para consolidar o aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Construtores de Números' será distribuída em um total de 5 horas, divididas em 5 sessões de 60 minutos cada. Inicialmente, os conceitos de adição serão introduzidos através de um breve diálogo participativo. Nas sessões seguintes, os alunos começarão a construir as 'torres', cada dia com desafios numéricos diferentes. No final, os estudantes apresentarão suas construções e explicarão o processo adotado, permitindo assim uma revisão coletiva dos conceitos aprendidos.

  • Aula 1: Introdução aos princípios da adição e organização em grupos.
  • Aula 2: Primeiros desafios de construção e explorando adição.
  • Aula 3: Desafios de construção com números maiores.
  • Aula 4: Introdução e prática da representação da multiplicação como adição repetida.
  • Aula 5: Apresentação das construções e revisão dos conceitos.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Construtores de Números' será processual e baseada na observação do engajamento dos alunos com o material e entre si, na clareza da comunicação das ideias matemáticas durante as apresentações e na capacidade de aplicar os conceitos de adição e multiplicação como adição repetida nas construções. A participação ativa, a criatividade nas construções, a habilidade de trabalhar em equipe e a eficácia em comunicar seus processos e resultados serão aspectos chave dessa avaliação. Exemplos de respostas e construções dos alunos serão utilizados como meio de feedback, permitindo-lhes entender os princípios matemáticos de maneira mais clara e aplicá-los em futuros desafios.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Construtores de Números', serão necessários blocos de construção ou objetos similares, suficientes para que pequenos grupos de alunos possam trabalhar simultaneamente. Será preciso também disponibilizar espaço adequado na sala de aula para a construção das 'torres', além de recursos para a documentação e apresentação das construções, como papel, lápis e uma câmera para registrar o processo e os produtos finais. Destaca-se a importância de um ambiente seguro e propício ao trabalho em grupo e à livre exploração dos materiais fornecidos.

  • Blocos de construção ou objetos similares em quantidade suficiente.
  • Espaço de aula organizado para facilitar a construção e colaboração.
  • Materiais para registro e apresentação (papel, lápis, câmera).
  • Material de referência sobre adição e multiplicação para consulta.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo