Contagem Divertida com Amigos

Desenvolvida por: Thiago… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Contagem e Agrupamento

A atividade 'Contagem Divertida com Amigos' tem como objetivo proporcionar uma experiência prática e interativa de aprendizado matemático para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos, recebendo caixas que contêm diferentes objetos, tais como botões, palitos de sorvete, e pedras coloridas. A principal tarefa é contar a quantidade de objetos dentro de cada caixa. Após a contagem, os grupos serão incentivados a apresentar o número encontrado por meio de desenhos ou pela construção de figuras com os próprios objetos. O ponto alto da atividade será a formação de uma grande roda de debate, onde as estratégias de contagem, o uso de pareamento e agrupamentos serão discutidos. Essa troca de experiências e estratégias é vital para o desenvolvimento de habilidades matemáticas dos alunos, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos principais estimular nos alunos o desenvolvimento da habilidade de contar de maneira exata ou aproximada, aprimorar a capacidade de estimar e comparar quantidades de objetos em conjuntos, além de contar a quantidade de objetos em coleções de até 100 unidades. Pretende-se com isso não só reforçar o conhecimento numérico dentro de um contexto prático e significativo, mas também promover o desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação e colaboração, através do trabalho em grupo e discussões coletivas.

  • Desenvolver estratégias de contagem através do pareamento e agrupamentos.
  • Estimar e comparar quantidades de objetos em diferentes conjuntos.
  • Promover habilidades sociais como comunicação e colaboração.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar \tem mais\
  • tem menos\" ou \"tem a mesma quantidade\.
  • EF01MA04: Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange conceitos e habilidades fundamentais no processo de aprendizagem da matemática no 1º ano do Ensino Fundamental, enfocando a contagem, o pareamento, a comparação de quantidades e a representação numérica e simbólica. Através dessas habilidades, busca-se não apenas o aprendizado abstrato de números, mas também a aplicação prática desses conceitos em situações cotidianas e lúdicas, reforçando assim o significado e a utilidade da matemática na vida dos alunos.

  • Contagem de objetos
  • Estratégias de contagem: pareamento e agrupamentos
  • Estimação e comparação de quantidades
  • Representação numérica e simbólica

Metodologia

A metodologia ativa aplicada, Roda de Debate, é essencial para a condução deste plano de aula. Ela permite que os alunos sejam os protagonistas do seu processo de aprendizado, incentivando a expressão de ideias e a escuta ativa. Durante a atividade, a troca de experiências e estratégias de contagem entre os grupos promove um ambiente colaborativo, onde cada aluno tem a oportunidade de aprender com os pares, além de desenvolver habilidades comunicativas e criativas ao apresentarem suas contagens e construções.

  • Divisão da turma em pequenos grupos
  • Distribuição de caixas com objetos variados para contagem
  • Apresentação dos resultados através de desenhos ou construção
  • Formação de uma roda de debate para discussão e troca de estratégias

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a divisão dos grupos, a explicação da atividade e a contagem dos objetos. A segunda aula será destinada às apresentações dos grupos e à roda de debate sobre as estratégias utilizadas. Esse formato proporciona um equilíbrio entre a prática e a reflexão, essenciais para a consolidação da aprendizagem.

  • Aula 1: Divisão de grupos e contagem de objetos.
  • Aula 2: Apresentação dos resultados e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação, colaboração e reflexão dos alunos durante todo o processo. Será dada ênfase às estratégias utilizadas para a contagem, à capacidade de trabalhar em grupo, à apresentação criativa dos resultados e à participação ativa na roda de debate. Importante observar a evolução no raciocínio matemático dos alunos, bem como no desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas. Exemplos de contribuições individuais e coletivas serão valorizados, assim como o respeito às ideias alheias e a capacidade de articular pensamento crítico.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários objetos variados para contagem, caixas para a distribuição desses objetos aos grupos, materiais de desenho (papel, lápis de cor, canetinhas) para os alunos registrarem suas contagens, e um espaço adequado para a formação da roda de debate. O ambiente deve ser organizado de maneira a favorecer a interação entre os alunos e a livre expressão de ideias.

  • Objetos variados para contagem (botões, palitos de sorvete, pedras coloridas)
  • Caixas para distribuição dos objetos
  • Materiais de desenho para registro dos resultados
  • Espaço adequado para a roda de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo