Contagem Divertida com Balões

Desenvolvida por: Edinalva (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números e operações

A atividade 'Contagem Divertida com Balões' foi pensada para proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática e divertida de aprendizado dos números naturais, utilizando balões coloridos como recurso pedagógico. Nesta atividade, a sala de aula será dividida em pequenos grupos, e cada grupo receberá um conjunto de balões marcados com números de 1 a 20. O principal objetivo é que os alunos consigam, em equipe, organizar os balões em uma sequência correta, praticando assim a habilidade de identificar números como indicadores de ordem. Para adicionar um desafio adicional e tornar a aprendizagem mais enriquecedora, alguns balões apresentarão símbolos ou cores especiais, os quais não representarão quantidades numéricas, introduzindo aos alunos a ideia de números utilizados como códigos de identificação em diversas situações. Ao final da atividade prática, será realizada uma sessão de discussão, permitindo que os alunos compartilhem suas experiências, expliquem o processo de ordenação que utilizaram e discutam a distinção entre a utilização de números para quantificar e para codificar. Esta abordagem busca não apenas o desenvolvimento de habilidades numéricas básicas, mas também estimular o pensamento crítico, a colaboração em equipe e a comunicação efetiva.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Contagem Divertida com Balões' focam no desenvolvimento das primeiras noções de números e quantidades, fundamentais para a formação matemática inicial dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Através da organização sequencial dos balões, os alunos praticarão o reconhecimento de números como indicadores de ordem, uma habilidade essencial para o entendimento das operações matemáticas básicas e para a aplicação de números em situações cotidianas. Adicionalmente, o aspecto lúdico da atividade, aliado à introdução de números como códigos, visa fomentar a compreensão de que os números também podem servir para outras funções além da contagem, como na identificação de informações específicas. Dessa forma, espera-se que os estudantes aprimorem não apenas suas capacidades de contar e ordenar, mas também de perceber a multifuncionalidade dos números no mundo a sua volta.

  • Praticar a contagem e ordenação de números naturais de 1 a 20.
  • Compreender a função dos números como indicadores de ordem.
  • Introduzir a ideia de números usados como códigos de identificação.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar \tem mais\
  • tem menos\" ou \"tem a mesma quantidade\.

Conteúdo Programático

Este plano de aula integra os fundamentos numéricos dentro de uma estratégia pedagógica ativa e participativa. Almeja enraizar noções básicas de numeralização e sequencialização, ampliando a visão dos alunos sobre os usos e significados dos números. Ao introduzir números como códigos de identificação, avança no currículo matemático, preparando os alunos para compreender e interagir com sistemas numéricos em contextos variados. A atividade favorece um ambiente de aprendizado dinâmico onde a matemática se faz presente em situações práticas e colaborativas, refletindo a aplicabilidade dos conceitos numéricos no cotidiano.

  • Identificação e sequenciação de números naturais.
  • Diferenciação entre contagem e codificação numérica.
  • Desenvolvimento da noção de quantidade através de objetos tangíveis.
  • Prática de habilidades sociais e colaborativas em ambiente de aprendizagem.

Metodologia

Utilizando metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', a atividade propõe uma imersão dos alunos em um ambiente de aprendizado cooperativo e interativo. Tal abordagem promove o engajamento ativo dos estudantes, permitindo que explorem conceitos matemáticos de maneira lúdica. A participação ativa na organização dos balões estimula a observação, análise e resolução de problemas em grupo, reforçando a compreensão dos números como elementos de ordem e como códigos. Além disso, a discussão em grupo ao final da atividade favorece a articulação das ideias e o desenvolvimento de habilidades comunicativas.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total terá duração de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução e a parte prática com os balões. Na segunda aula, será realizada a discussão em grupo sobre o processo de ordenação e a distinção entre os números como quantidades e códigos.

  • Aula 1: Introdução e atividade prática de organização dos balões (60 minutos).
  • Aula 2: Sessão de discussão e compartilhamento das experiências (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando a participação individual e em grupo ao longo da atividade. Será dada ênfase não apenas na correta sequenciação dos balões, mas também na habilidade de trabalhar em equipe, comunicar ideias com clareza e aplicar o pensamento crítico para solucionar os desafios propostos. Reflexões e discussões durante a sessão de compartilhamento fornecerão insights adicionais sobre a compreensão dos alunos a respeito da multiplicidade de usos dos números, contribuindo para uma avaliação compreensiva das aprendizagens alcançadas.

Materiais e ferramentas:

Os principais recursos para a realização desta atividade compreendem balões coloridos numerados de 1 a 20, alguns balões marcados com símbolos ou cores específicas para representar os códigos de identificação, e cordas ou fitas para auxiliar na organização dos balões em sequência. Além disso, o espaço da sala de aula deve ser adequado para acomodar a movimentação dos alunos e a realização da atividade em grupos.

  • Balões coloridos numerados de 1 a 20
  • Balões com símbolos ou cores específicas
  • Cordas ou fitas
  • Espaço de sala de aula adequado

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo