Corrida de Frações

Desenvolvida por: Elaine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Frações

A Corrida de Frações é uma atividade lúdica e engajadora destinada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental que visa introduzir o conceito de frações de maneira prática e divertida. Utilizando a metodologia ativa, os alunos participarão de uma corrida de revezamento na qual devem avançar distâncias representadas por frações específicas, como 1/2, 1/4, até 3/4, sinalizadas no chão ou por meio de cones. Esta dinâmica permite que os alunos visualizem e experienciem fisicamente as proporções representadas pelas frações, facilitando a compreensão de relações entre diferentes frações e estimulando habilidades como cooperação e trabalho em equipe. Além do desenvolvimento cognitivo na matemática, a atividade incentiva a socialização e a atividade física, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é facilitar a compreensão dos conceitos iniciais de frações, permitindo que os alunos visualizem e manipulem física e concretamente as proporções que estas representam. Além disso, busca-se desenvolver habilidades socioemocionais como cooperação, trabalho em equipe e liderança, com a realização de uma tarefa coletiva em um ambiente de aprendizado ativo. Também é um objetivo desta atividade promover o desenvolvimento físico por meio do movimento, o que é fundamental para alunos nesta idade.

  • Introduzir conceitos básicos de frações.
  • Desenvolver o trabalho em equipe e a cooperação.
  • Estimular o raciocínio matemático de forma lúdica.
  • Promover o desenvolvimento físico através da atividade motora.

Conteúdo Programático

As frações são um tema fundamental no currículo de Matemática, servindo como base para muitos outros conceitos matemáticos. Este plano de aula aborda o ensino de frações de maneira prática, oferecendo aos alunos a oportunidade de explorar o conteúdo através do movimento e da interação social. Ao engajar os alunos em uma atividade física que demanda o entendimento de frações para a progressão, eles são capazes de formar uma compreensão mais significativa e duradoura do assunto.

  • Conceito de frações
  • Relações entre diferentes frações
  • Cooperação e trabalho em equipe
  • Desenvolvimento físico e motor

Metodologia

A metodologia ativa empregada nesta atividade promove uma aprendizagem baseada na experiência, na qual os alunos se envolvem ativamente com o conteúdo através do movimento físico e da colaboração com seus colegas. A corrida de revezamento serve como um meio dinâmico de expressar conceitos matemáticos abstractos de forma compreensível para alunos do 1º ano, garantindo uma participação efetiva e significativa de todos os alunos na construção do seu conhecimento.

  • Corrida de revezamento com conceito de frações
  • Utilização de marcas no chão ou cones para representar frações
  • Atividades em grupo para promover a cooperação
  • Discussões em grupo após a atividade para processamento do aprendizado

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, dividida em fases de aquecimento (10 minutos), explicação e demonstração (10 minutos), execução da corrida (30 minutos) e discussão/reflexão (10 minutos).

  • Aula 1 da atividade: Apresentação, execução e reflexão sobre a Corrida de Frações.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, observando o engajamento dos alunos com a atividade proposta, a cooperação dentro dos grupos, a capacidade de seguir as instruções referentes às frações e o interesse demonstrado durante a discussão reflexiva no final da atividade. O professor deve observar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, além do entendimento da matéria de frações. Exemplos de bom engajamento incluem alunos se encorajando mutuamente, discutindo estratégias para completar o percurso corretamente e expressando compreensão das frações ao discutir a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos requeridos para esta atividade incluem objetos para serem usados como bastões de revezamento, marcas no chão ou cones para delimitar as frações e o espaço físico adequado, como um ginásio ou pátio. Além disso, pode ser útil ter cartazes ou quadros ilustrando os conceitos de frações abordados, para reforço visual.

  • Objetos para bastões de revezamento
  • Marcas no chão ou cones
  • Espaço físico adequado (ginásio ou pátio)
  • Cartazes ou quadros ilustrativos das frações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo