Corrida dos Agrupamentos

Desenvolvida por: Suelen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Agrupamentos e contagem

A atividade 'Corrida dos Agrupamentos' é uma proposta lúdica e interativa destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de desenvolver habilidades de contar de maneira exata ou aproximada. Durante a atividade, pequenos grupos de alunos usarão objetos como feijões, palitos de sorvete e bloquinhos para realizar agrupamentos em dezenas e praticar a contagem até 100. Esta dinâmica permite que os estudantes explorem diferentes estratégias de contagem e agrupamento, além de promover a discussão e colaboração entre os participantes para resolver desafios propostos. A atividade oferece uma oportunidade rica para os alunos entenderem conceitos matemáticos fundamentais de uma forma divertida e significativa, aplicando o conhecimento em uma situação prática.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da 'Corrida dos Agrupamentos' é fornecer aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma compreensão prática e intuitiva sobre a contagem e agrupamento de objetos em dezenas. Espera-se que, por meio dessa atividade, os alunos desenvolvam habilidades de contagem exata e aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos, conforme a habilidade EF01MA02 da BNCC. A atividade visa também estimular a cooperação entre os alunos, promovendo o trabalho em equipe enquanto debatem e compartilham suas estratégias de resolução de problemas matemáticos.

  • Desenvolver habilidades de contagem exata e aproximada.
  • Praticar o agrupamento de objetos em quantidades específicas.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
  • Aplicar estratégias de contagem em situações práticas.
  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA04: Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Conteúdo Programático

A 'Corrida dos Agrupamentos' aborda conceitos matemáticos elementares relacionados à contagem e ao reconhecimento de números naturais. A atividade permite explorar a noção de quantidades, ordem e a importância de estratégias eficazes para a contagem de objetos. Integrando jogos e desafios, os alunos são convidados a aplicar conhecimentos de pareamento e agrupamentos para alcançar uma compreensão mais sólida sobre a matéria.

  • Conceitos de contagem e números naturais.
  • Estratégias de pareamento e agrupamentos de objetos.
  • Colaboração e discussão em pequenos grupos.
  • Aplicação prática de conhecimentos matemáticos em um contexto lúdico.

Metodologia

A metodologia adotada na 'Corrida dos Agrupamentos' integra várias abordagens de ensino participativas e interativas, tais como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, e Aprendizagem Baseada em Jogos. Essas estratégias são empregadas para engajar os alunos em um processo ativo de aprendizagem, onde eles são os principais agentes de seu desenvolvimento cognitivo, praticando conceitos matemáticos através da experimentação, discussão coletiva e reflexão crítica sobre as atividades propostas.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Corrida dos Agrupamentos' será desenvolvida em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos chave e receberão os materiais para a realização da atividade prática. A segunda aula será dedicada à realização da corrida propriamente dita, seguida de uma discussão em grupo para compartilhar as estratégias utilizadas e os aprendizados adquiridos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e preparação para a atividade.
  • Aula 2: Execução da 'Corrida dos Agrupamentos' e discussão sobre as estratégias utilizadas.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Corrida dos Agrupamentos' será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo. Serão observadas a capacidade de trabalhar em equipe, a aplicação de estratégias de contagem e agrupamento de objetos, e a participação nas discussões em grupo. A avaliação também considerará a reflexão dos alunos sobre suas estratégias e o que aprenderam durante a atividade. Será valorizada a capacidade dos alunos de experimentar, aplicar o conhecimento em contextos práticos e compartilhar suas ideias com o grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Corrida dos Agrupamentos', serão necessários alguns materiais básicos e de fácil acesso, como feijões, palitos de sorvete e bloquinhos. Além destes, o ambiente da sala de aula será organizado de forma a facilitar o trabalho em pequenos grupos e a movimentação dos alunos durante a atividade. Recursos adicionais incluem quadro branco ou papel grande para registros coletivos e marcadores ou giz.

  • Feijões
  • Palitos de sorvete
  • Bloquinhos
  • Quadro branco ou papel grande
  • Marcadores ou giz

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo