Corrida dos Números Coloridos

Desenvolvida por: Roseli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Identificação de sequências numéricas

A atividade Corrida dos Números Coloridos tem como objetivo principal desenvolver a habilidade de compreensão numérica em crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Nesta dinâmica, os alunos serão divididos em equipes e participarão de uma corrida no pátio da escola onde deverão reunir objetos numerados em sequência. Utilizando um mapa numérico como guia, cada equipe precisa coletar os objetos na ordem correta, completando a série antes das outras. Além de promover o aprendizado dos números e suas ordens, a atividade incentiva o trabalho em equipe, a coordenação motora e a agilidade mental. A aplicação dessa dinâmica em um ambiente externo ainda contribui para a interação social entre os alunos e torna o aprendizado mais lúdico e eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da Corrida dos Números Coloridos são focados em promover a compreensão numérica e a capacidade de identificar sequências, além de incentivar o trabalho em equipe. As crianças serão engajadas em uma atividade que combina aprendizado com movimento, facilitando a internalização dos conceitos matemáticos. Por meio da interação com os pares e do uso de recursos visuais e físicos, os alunos aumentarão seu entendimento sobre a ordenação numérica e sua aplicação prática, preparando-os para desafios matemáticos futuros de maneira prática e descontraída.

  • Compreender e identificar números como indicadores de ordem.
  • Trabalhar de forma colaborativa para alcançar um objetivo comum.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade aborda a introdução e compreensão das sequências numéricas, fomentando o desenvolvimento de habilidades matemáticas fundamentais desde cedo. A prática de reunião de objetos numerados promove uma experiência de aprendizado ativa, integrada a uma narrativa que apela ao senso lúdico das crianças. Esta abordagem de ensino, que combina o ensino de matemática com atividades práticas, ajuda a solidificar os conceitos numéricos essenciais na mente dos alunos.

  • Introdução às sequências numéricas.
  • Identificação de números e compreensão de sua ordem.
  • Trabalho em equipe e cooperação.

Metodologia

A metodologia da Corrida dos Números Coloridos é baseada em aprendizagem ativa, onde os alunos são expostos a desafios práticos que requerem a aplicação de habilidades cognitivas adquiridas. A atividade em equipe permite que os alunos desenvolvam tanto competências interpessoais como cognitivas, com um enfoque no aprendizado por meio da prática colaborativa. O uso do ambiente escolar como espaço de aprendizado valoriza a relação entre o aluno e o meio, enriquecendo o processo educacional.

  • Aprendizagem ativa e prática.
  • Trabalho em equipe.
  • Uso de recursos visuais e mapas numéricos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da Corrida dos Números Coloridos está estruturado para ser realizado em duas sessões de 50 minutos cada, permitindo uma abordagem progressiva e interativa. Inicialmente, os alunos são apresentados à atividade e às suas regras, seguido pela execução prática no pátio da escola. Esse formato de dois tempos garante que os alunos tenham tempo suficiente para internalizar o aprendizado e desenvolver as habilidades esperadas.

  • Aula 1: Introdução às regras da atividade e divisão das equipes.
  • Aula 2: Execução da corrida no pátio e avaliação final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita de maneira contínua e observacional, considerando a participação, a compreensão das sequências numéricas e a capacidade de trabalhar em equipe. Durante a atividade, o professor observará como cada aluno interage com seus pares e lida com os desafios propostos. A habilidade de seguir a sequência correta dos números numéricos será avaliada pelo sucesso na coleta dos objetos em ordem, enquanto a colaboração será observada através do processo de tomada de decisão e do apoio mútuo entre os membros das equipes. Exemplos de avaliação incluem se a equipe conseguiu reunir todos os objetos numerados corretamente e o quanto os membros souberam dividir tarefas e apoiar uns aos outros.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na Corrida dos Números Coloridos incluem materiais que ajudam a facilitar a compreensão dos números e a execução da atividade. O uso de objetos coloridos e numerados torna o aprendizado visualmente estimulante e encaixa-se bem no contexto lúdico e interativo da dinâmica. Além disso, o mapa numérico serve como uma ferramenta crucial que guia os alunos e embasa o entendimento dos padrões numéricos trabalhados durante a atividade.

  • Objetos numerados e coloridos.
  • Mapas numéricos individuais para cada equipe.
  • Espaço amplo do pátio da escola.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo