Desfile das Figuras Geométricas

Desenvolvida por: Levi C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Grandezas e Medidas

A atividade Desfile das Figuras Geométricas é uma proposta pedagógica dinâmica e inovadora destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, focada em explorar o conceito de grandezas e medidas através de um exercício prático e interativo. Utilizando materiais coloridos e recicláveis, cada aluno terá a oportunidade de criar suas próprias figuras geométricas de diferentes tamanhos. Após a construção, os alunos participarão de um 'desfile', no qual essas figuras serão classificadas e organizadas em ordem de tamanho, permitindo uma discussão rica sobre conceitos matemáticos como altura, largura, e outras dimensões relevantes. Esta atividade não apenas visa o desenvolvimento de habilidades matemáticas relacionadas à comparação de grandezas e medidas, mas também enfatiza a importância da colaboração, do trabalho em equipe e da argumentação entre os alunos, ao decidirem juntos a ordem das figuras no desfile. Desta forma, objetiva-se proporcionar um aprendizado significativo, através de uma metodologia ativa, onde os estudantes são os principais agentes de seu processo educativo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam habilidades fundamentais relacionadas à comparação de comprimentos, capacidades, massas e outras grandezas, empregando termos do cotidiano tais como mais alto, mais baixo, entre outros. Além disso, busca-se promover o reconhecimento e a relação entre diferentes períodos de tempo mediante a utilização de um contexto prático. A atividade foi desenhada para estimular o raciocínio lógico e a capacidade de argumentação dos alunos, habilidades essenciais para a resolução de problemas matemáticos e para o trabalho colaborativo. O aspecto interativo e lúdico do desfile das figuras geométricas visa também desenvolver a criatividade, o respeito pelas opiniões alheias e a capacidade de tomar decisões em grupo.

  • Comparar grandezas e medidas de figuras geométricas utilizando vocabulário adequado.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe durante a organização do desfile.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e justificação das escolhas feitas.
  • Estimular a criatividade no uso de materiais recicláveis para a criação das figuras.
  • Reconhecer a importância de seguir critérios na classificação e organização das figuras geométricas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA15: Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
  • EF01MA17: Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve conceitos fundamentais de grandezas e medidas, tais como comprimento, capacidade e massa, além de uma introdução prática ao trabalho com períodos de tempo. Os alunos terão a oportunidade de aplicar esses conceitos no contexto do desfile das figuras geométricas, uma abordagem que facilita a compreensão e retém a atenção dos estudantes. Esta escolha pedagógica aposta na experiência prática e na interação como pilares do processo de aprendizagem, estabelecendo uma base sólida para o desenvolvimento de competências matemáticas e sociais.

  • Conceitos e vocabulário relacionados a grandezas e medidas.
  • Classificação e ordenação de objetos de acordo com suas dimensões.
  • Criação de figuras geométricas utilizando materiais recicláveis.
  • Desenvolvimento das habilidades de trabalho em equipe e argumentação.

Metodologia

Esta atividade propõe a utilização da metodologia ativa, centrada no aluno, onde a construção do conhecimento ocorre por meio da experimentação, da exploração e da interação entre pares. Ao permitir que os alunos criem suas próprias figuras geométricas e participem ativamente na organização do desfile, promove-se um ambiente de aprendizagem dinâmico e inclusivo. Essa abordagem estimula a curiosidade, a criatividade e a autonomia dos estudantes, considerando-os protagonistas de seu processo de aprendizagem. Através da discussão coletiva e da argumentação para a classificação das figuras, os alunos desenvolverão habilidades sociais importantes, além de aplicarem conceitos matemáticos de forma prática e significativa.

  • Uso de materiais recicláveis para a confecção de figuras geométricas.
  • Organização de um 'desfile' para classificação das figuras por tamanho.
  • Discussões em grupo para decisão sobre a ordem das figuras no desfile.
  • Aplicação de conceitos matemáticos em contexto lúdico e colaborativo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Inicialmente, haverá uma breve explicação sobre os objetivos e as regras do desfile. Em seguida, os alunos dedicarão aproximadamente 30 minutos à criação das figuras geométricas e ao planejamento do desfile. Os 20 minutos finais serão destinados à realização do desfile e à discussão dos resultados, promovendo um espaço para reflexão e feedback.

  • Aula 1: Desfile das Figuras Geométricas - 60 minutos.

Avaliação

A avaliação da atividade Desfile das Figuras Geométricas será formativa e contínua, centrada no processo de aprendizagem. Será dada ênfase ao empenho individual e ao trabalho colaborativo durante a criação das figuras e a organização do desfile. A capacidade dos alunos de argumentar e justificar suas decisões sobre a ordem das figuras no desfile será particularmente valorizada. Através da observação direta e participação nas discussões, o professor poderá avaliar o entendimento dos alunos acerca dos conceitos de grandezas e medidas, bem como suas habilidades sociais. Feedback construtivo será fornecido, ressaltando os pontos positivos e áreas para melhoria, incentivando assim o desenvolvimento contínuo do aluno.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais recicláveis diversos, tais como papelão, plásticos, tecidos e outros itens que possam ser utilizados na criação das figuras geométricas. Tesouras sem ponta, colas não tóxicas, fitas adesivas e marcadores coloridos também serão essenciais. A disponibilidade de uma área ampla para o 'desfile' facilitará a organização e a visualização das figuras pelos alunos. Este conjunto de recursos materiais, aliado a um ambiente de respeito, colaboração e criatividade, proporcionará uma experiência de aprendizagem rica e significativa.

  • Materiais recicláveis (papelão, plásticos, tecidos, etc.).
  • Tesouras sem ponta e colas não tóxicas.
  • Fitas adesivas e marcadores coloridos.
  • Espaço adequado para a realização do desfile.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo