Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental se tornarão detetives, em uma jornada misteriosa pelo mundo das formas geométricas. Recebendo cartas com imagens de objetos variados - como uma bola, uma caixa ou o telhado de uma casa -, os pequenos investigadores terão o desafio de classificá-los de acordo com a forma geométrica predominante, identificando círculos, quadrados, retângulos e triângulos. Para tornar a investigação ainda mais empolgante, uma 'estação de investigação' será montada na sala de aula, equipada com lentes de aumento para que os alunos possam examinar detalhadamente as cartas, promovendo uma imersão lúdica e interativa no estudo das formas. Esta atividade prevê não apenas a familiarização com as formas geométricas básicas, mas também estimula a observação cuidadosa e o desenvolvimento do raciocínio lógico, capacidades fundamentais para o progresso no aprendizado matemático.
O principal objetivo desta atividade é levar os alunos a identificarem e nomearem as principais formas geométricas planas, como círculos, quadrados, retângulos e triângulos, em uma variedade de contextos e disposições. Ao realizarem tarefas práticas de classificação baseadas em características geométricas perceptíveis, os estudantes desenvolverão habilidades de observação aguçada e raciocínio lógico. A imersão nesta atividade prática também visa promover a colaboração entre os alunos, estimulando a discussão e o consenso na classificação das formas, além, claro, de fomentar o engajamento e o interesse pela matemática através de uma abordagem lúdica e interativa.
Através do uso de metodologias ativas, como a Atividade Mão-na-massa e a Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade se alinha diretamente com os preceitos da BNCC para o ensino de matemática no 1º ano do Ensino Fundamental, focando na identificação e nomeação de formas geométricas. Ao integrar tais metodologias, propõe-se uma abordagem que transcende o aprendizado teórico, estimulando a curiosidade natural dos alunos e proporcionando experiências concretas que apoiam a construção do conhecimento matemático de forma significativa.
A metodologia desta atividade ancorará nas abordagens da Atividade Mão-na-massa e da Aprendizagem Baseada em Jogos, oferecendo aos alunos uma experiência prática e cativante na exploração das formas geométricas. Prepararemos uma 'estação de investigação' com as cartas de formas e lentes de aumento, incentivando os estudantes a observarem atenciosamente e discutirem suas descobertas com os colegas. A dinâmica de jogo será complementada por momentos de reflexão coletiva, onde os alunos poderão compartilhar estratégias adotadas e conclusões alcançadas durante a atividade.
Esta atividade será dividida em duas sessões de 30 minutos, totalizando uma hora. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade e às formas geométricas básicas. A segunda sessão será dedicada à investigação prática na 'estação de investigação', com posterior reflexão coletiva.
A avaliação da atividade será realizada de forma contínua e formativa, focando na participação ativa dos alunos, na capacidade de observação e classificação das formas geométricas e na habilidade de trabalhar colaborativamente. Observaremos os processos de raciocínio lógico e as estratégias utilizadas pelos alunos durante a classificação. Além disso, a capacidade de descrição e argumentação sobre suas escolhas será também considerada. A contribuição individual e em grupo para as discussões refletirá no feedback fornecido ao final da atividade, onde momentos de destaque e áreas para desenvolvimento futuro serão compartilhados.
Para a execução bem-sucedida desta atividade, faremos uso de cartas ilustradas com diferentes objetos, lentes de aumento, uma 'estação de investigação' apropriadamente equipada e espaço suficiente na sala de aula para acomodar os pequenos detetives durante suas investigações. Os recursos gráficos e materiais didáticos serão projetados para capturar a atenção e estimular a curiosidade dos alunos, tornando o aprendizado mais envolvente.
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