Detetives dos Números

Desenvolvida por: Marcia (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números e Operações

Neste plano de aula, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental tornam-se detetives em uma emocionante busca por números escondidos pela sala de aula, utilizando lupas feitas de materiais recicláveis. Essa caça aos números engaja os estudantes em uma atividade lúdica, incentivando o desenvolvimento de habilidades como observação, análise e relatório oral, além de promover o entendimento dos números não apenas como contagem, mas como códigos de identificação em diversos contextos. Os números estarão camuflados em objetos variados, como livros, quadros e cantos da sala, propondo um desafio intrigante. Ao final da atividade, espera-se que cada 'detetive' compartilhe suas descobertas com a turma, fomentando a comunicação e a aprendizagem colaborativa. Esta atividade é fundamentada na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, visando proporcionar uma experiência educativa dinâmica e significativa aos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de reconhecer e utilizar números naturais em diferentes situações, valorizando os números como indicadores de ordem, quantidade e, especialmente, como códigos de identificação. Além disso, almeja-se promover a contagem exata ou aproximada através de estratégias diversas, como a observação e a localização espacial, e incentivar a habilidade de relatar oralmente suas descobertas, estimulando assim a oratória e o compartilhamento de conhecimentos entre os pares. Dessa maneira, os alunos serão capazes de contar objetos em coleções de até 100 unidades, utilizando registros verbais e simbólicos, e aplicar esses conhecimentos em contextos lúdicos e cotidianos.

  • Identificar números em diferentes contextos como códigos de identificação.
  • Desenvolver estratégias de contagem exata ou aproximada.
  • Contar a quantidade de objetos em coleções até 100 unidades.
  • Relatar descobertas de maneira clara e coesa, exercitando a oratória.
  • Trabalhar em equipe e compartilhar conhecimentos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA04: Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Conteúdo Programático

A atividade se fundamenta no desenvolvimento das habilidades matemáticas iniciais dos alunos, focando na compreensão e aplicação dos números em contextos diversos. Ao buscar e identificar números escondidos, os estudantes praticam a observação, análise e a contagem, além de entender a importância dos números como código, tudo isso dentro de uma proposta lúdica que valoriza a aprendizagem ativa e participativa.

  • Números naturais como indicadores de quantidade, ordem e códigos de identificação.
  • Estratégias de contagem exata ou aproximada.
  • Uso de registros verbais e simbólicos para apresentar quantidades.
  • Desenvolvimento da expressão oral através da partilha de descobertas.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, que permite aos alunos explorar a sala de aula como 'detetives dos números', engajando-os em uma experiência de aprendizagem ativa. A construção de lupas com materiais recicláveis e a busca por números escondidos promovem tanto o pensamento crítico quanto a criatividade. A discussão em grupo ao final incentiva a expressão oral e a socialização do aprendizado.

  • Construção de lupas com materiais recicláveis.
  • Busca ativa por números escondidos na sala de aula.
  • Registro individual das descobertas.
  • Compartilhamento em grupo das experiências e aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 4 aulas de 60 minutos cada, divididas em: preparação e introdução, atividade prática de busca, registro e relatório das descobertas, e compartilhamento e discussão em grupo.

  • Aula 1: Introdução ao tema e construção das lupas.
  • Aula 2: Busca ativa pelos números escondidos.
  • Aula 3: Registro e análise das descobertas.
  • Aula 4: Apresentação e discussão das descobertas em grupo.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa e engajamento dos alunos durante a atividade, bem como na capacidade de trabalhar em equipe e compartilhar descobertas. Será considerado o desenvolvimento das habilidades de observação, análise, contagem e expressão oral. Exemplos de avaliação incluem a precisão na identificação dos números, a criatividade no uso das lupas recicláveis e a qualidade das apresentações orais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis para a confecção das lupas, tais como garrafas PET, papelão e lentes de aumento simples, números impressos ou escritos para serem escondidos na sala, e materiais para registro das descobertas, como lápis e blocos de notas. O ambiente da sala de aula será adaptado para criar um clima de 'mistério', estimulando a imersão na temática.

  • Materiais recicláveis para construção das lupas.
  • Números impressos para esconder na sala de aula.
  • Lápis e blocos de notas para registro.
  • Cantos e espaços da sala adaptados para esconder os números.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo