Exploradores do Mercado

Desenvolvida por: Cláudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Medidas de capacidade e peso

A atividade 'Exploradores do Mercado' visa engajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na compreensão prática dos conceitos de medidas de capacidade e peso. Transformados em pequenos exploradores, os estudantes serão conduzidos em uma jornada simulada de compra no mercado, onde terão a tarefa de estimar e comparar pesos e capacidades de itens comuns do dia a dia, como frutas, vegetais, caixas de suco e garrafas de água. Utilizando termos como 'mais pesado', 'mais leve', 'cabe mais', 'cabe menos', os alunos desenvolverão habilidades essenciais de raciocínio matemático, comparação e estimativa. Ao final da atividade, as estimativas dos alunos serão confrontadas com as medidas reais dos objetos, proporcionando uma valiosa lição sobre a importância e a aplicabilidade desses conceitos matemáticos no cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem desenvolver a capacidade dos alunos de estimar e comparar medidas de capacidade e peso, promover o entendimento dos conceitos matemáticos de maneira prática e aplicada, e incentivar o aprofundamento do raciocínio lógico e crítico. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de utilizar adequadamente os termos de comparação de medidas e tenham uma compreensão mais sólida sobre a importância desses conceitos no cotidiano.

  • Estimar e comparar pesos e capacidades de objetos comuns.
  • Desenvolver habilidades matemáticas práticas e aplicadas.
  • Utilizar corretamente termos de comparação de medidas.
  • Fomentar o raciocínio lógico e crítico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA08: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
  • EF01MA15: Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, serão abordados conceitos relacionados às medidas de capacidade e peso, fundamentais para o desenvolvimento das competências matemáticas no 1º ano do Ensino Fundamental. Os alunos aprenderão a estimar e a comparar, de maneira dinâmica e prática, utilizando representações de objetos do cotidiano. Esta abordagem visa consolidar os conhecimentos teóricos em experiências concretas, potencializando o aprendizado.

  • Estimação de pesos e capacidades.
  • Comparação utilizando termos específicos.
  • Abordagem prática dos conceitos de medida.
  • Utilização de objetos do cotidiano para aprendizagem matemática.

Metodologia

A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será a base desta atividade, promovendo um envolvimento significativo e ativo dos alunos no processo de aprendizagem. Por meio de simulações de compras e do uso de itens reais ou representações, os alunos terão a oportunidade de explorar, de forma lúdica e engajante, conceitos matemáticos de medida, fortalecendo sua capacidade de análise, estimação e comparação.

  • Simulações de compras no mercado.
  • Uso de itens reais ou representações para estimativa.
  • Discussão em grupo para comparar estimativas com medidas reais.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 4 horas, divididas em 4 aulas de 50 minutos cada, permitindo assim a exploração adequada dos conceitos e metodologias propostas.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de peso e capacidade.
  • Aula 2: Atividade prática de estimativa e comparação.
  • Aula 3: Continuação da atividade prática com diferentes objetos.
  • Aula 4: Discussão das estimativas e confronto com as medidas reais.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na precisão das suas estimativas e na capacidade de usar corretamente os termos de comparação. Também será considerada a habilidade de trabalhar em equipe durante as discussões de grupo. Através de observação direta e registro das estimativas versus medidas reais, o professor poderá avaliar o nível de compreensão e habilidade adquiridos pelos alunos nesta atividade prática.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários itens reais ou suas representações (modelos em miniatura ou imagens) de produtos comumente encontrados em mercados. Materiais como balanças, recipientes com diferentes capacidades e folhas de atividade também serão utilizados para facilitar o processo de estimação e comparação pelos estudantes.

  • Itens reais ou representações de produtos do mercado.
  • Folhas de atividades.
  • Balanças.
  • Recipientes com diversas capacidades.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo